Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5127
Acrónimo :
L5127
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende refletir sobre a comunicação em sociedade e a crescente importância da comunicação mediada nas sociedades contemporâneas. Iremos analisar criticamente as interações entre comunicação, media e sociedade, desenvolvendo uma compreensão crítica sobre os processos sociais da comunicação tecnologicamente mediada. No final da UC o/a aluno/a deve conhecer e compreender criticamente as principais linhas teóricas e metodologias da sociologia da comunicação bem como ser capaz de analisar e avaliar fenómenos comunicacionais contemporâneos. Deverá ainda ter competências para desenhar e desenvolver uma investigação em sociologia da comunicação e deter uma visão empírica do panorama comunicacional nacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Perceber a importância da comunicação e da mediação na construção social da realidade. OA2. Elencar propostas de definição de comunicação e media. OA3. Perceber as dinâmicas da relação Comunicacação/Media/Sociedade e deter um olhar sociológico sobre a comunicação. OA4. Entender o percurso histórico e principais argumentos teóricos e metodológicos das várias escolas de pensamento da comunicação mediada. Perceber os contributos e limitações de cada escola. OA5. Desconstruir visões de determinismo tecnológico. OA6. Entender os processos de newsmaking. OA7. Ter uma noção empírica do atual panorama dos media em Portugal. OA8. Participar de forma crítica nos debates e desafios emergentes sobre novos media; nomeadamente assimetrias sociais e fraturas digitais, cultura participativa em rede, playbour, algoritmos, plataformização, inteligência artificial, etc. OA9. Desenvolver pesquisa social sobre processos sociais de comunicação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução aos estudos de Sociologia, Comunicação e Media. P2. Enquadramentos teóricos, conceptuais e metodológicos para uma abordagem sociológica da comunicação. P3. Principais correntes clássicas e contemporâneas da sociologia da comunicação. P4. Análise crítica das interações entre comunicação, media e sociedade. P5. Olhar empírico sobre os media em Portugal: práticas, consumos e representações. P6. Novos media e debates emergentes: digital divide, cultura participativa, trabalho grátis, algoritmos, inteligência artificial e plataformização. P7. Estudos de caso aplicados a fenómenos comunicacionais atuais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC visa familiarizar os/as estudantes com a sociologia da comunicação, tanto no plano teórico como empírico, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de investigação. Os conteúdos estão organizados de forma progressiva e articulada: inicia-se com uma introdução geral à sociologia da comunicação (P1), seguida de um mapeamento teórico e conceptual das principais correntes (P2–P3), articulado com estudos de caso e exemplos práticos (P7). A componente empírica (P5) fornece dados e contextos nacionais, enquanto os debates contemporâneos (P6) incentivam a análise crítica e a participação ativa. Esta estrutura assegura a aquisição dos resultados de aprendizagem definidos (OA1–OA9).

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular segue o modelo de avaliação contínua, conforme previsto no RGACC, e contempla três momentos distintos:
 1. Apresentação oral individual do tema do trabalho final (10%) — realizada durante o período letivo, avalia a capacidade de delimitação temática, formulação de problema, revisão bibliográfica e articulação teórica inicial, com foco em fenómenos comunicacionais concretos.
 2. Apresentação oral individual e problematização do trabalho final (20%) — realizada em aula, permite aferir a capacidade de argumentação, desenho metodológico, operacionalização empírica e aprofundamento conceptual, com base em casos reais de media e comunicação.
 3. Trabalho escrito individual (70%) — entregue em 1.ª época, de acordo com enunciado definido pelo docente. Avalia a capacidade de investigação autónoma, aplicação de conceitos da sociologia da comunicação, estruturação argumentativa e qualidade da escrita académica. Poderá ser complementado com uma discussão oral, caso o docente considere necessário. A avaliação contínua requer uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas e participação ativa nas sessões. A não verificação destes critérios implica a transição para a modalidade de avaliação por exame. Em alternativa, os/as estudantes poderão optar pela avaliação por exame, disponível em 1.ª, 2.ª e época especial. Esta consiste na entrega de um trabalho escrito individual (100%), com enunciado definido pelo docente. Tal como na avaliação contínua, poderá ser solicitada uma discussão oral complementar, caso se justifique. A UC não contempla avaliação exclusivamente por prova oral. Todos os instrumentos de avaliação são individuais e orientados para a verificação das competências previstas nos objetivos de aprendizagem (OA1–OA9), assegurando a coerência entre critérios de avaliação e resultados esperados. A avaliação valoriza a capacidade de análise crítica de fenómenos comunicacionais, mobilização de referências teóricas relevantes, clareza argumentativa e originalidade na abordagem dos temas. O foco em estudos de caso e análise empírica permite aplicar os conteúdos programáticos (P1–P7) a contextos reais e atuais.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino desta unidade curricular assenta numa abordagem interativa, diversificada e centrada no/a estudante, promovendo a autonomia, a participação ativa e o pensamento crítico, em consonância com o Modelo Pedagógico do Iscte. Serão mobilizadas metodologias expositivas, demonstrativas, participativas e ativas, articulando estratégias dedutivas e indutivas. As aulas teórico-práticas combinam momentos de exposição participada com atividades de problematização e aplicação prática, recorrendo a exemplos empíricos, materiais multimédia e recursos interativos. A pedagogia heurística será central, incentivando a construção colaborativa do conhecimento, especialmente na análise de fenómenos comunicacionais contemporâneos. Entre as práticas pedagógicas a adotar incluem-se:
 • Discussões guiadas com base em leituras teóricas e estudos de caso sobre media e sociedade ou mesmo biográficos;
 • Tarefas de resolução de problemas e análise crítica de fenómenos culturais e comunicacionais reais;
 • Simulações e role-playing para explorar dinâmicas de identidade, pertença, agência e mediação;
 • Estratégias de gamificação para reforçar o envolvimento e a consolidação da aprendizagem. Estas metodologias visam desenvolver competências analíticas, reflexivas e comunicacionais, bem como a capacidade de aplicar conceitos teóricos a contextos reais ou simulados. A diversidade metodológica permite responder a diferentes estilos de aprendizagem e promove a integração entre conhecimento teórico e prática de investigação social. O trabalho autónomo dos estudantes é parte integrante da UC, incluindo leituras orientadas, preparação de apresentações, participação em fóruns de discussão e desenvolvimento de projetos de análise sobre temas como algoritmos, cultura participativa, inteligência artificial, plataformização e desigualdades digitais. Este trabalho será articulado com as sessões presenciais, assegurando continuidade e aprofundamento da aprendizagem. A abordagem pedagógica adotada valoriza a interdependência entre docentes e estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo, inclusivo e crítico. A UC será sensível à diversidade de experiências e percursos dos estudantes, incentivando a partilha de perspetivas e a construção de conhecimento situado sobre os media e a comunicação em sociedade.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC está estruturada para desenvolver competências de interpretação, argumentação e análise crítica dos/as estudantes sobre os processos sociais da comunicação, bem como a sua capacidade de conduzir investigação empírica na área. A coerência entre metodologias e avaliação é assegurada pela articulação entre momentos de exposição teórica, discussão em sala de aula e realização de um trabalho de investigação individual. As metodologias expositivas e demonstrativas introduzem os principais conceitos e correntes da sociologia da comunicação (OA1–OA4), enquanto as metodologias participativas e ativas — como discussões guiadas, análise de estudos de caso e simulações — promovem a apropriação crítica desses conteúdos (OA5–OA8). A pedagogia heurística adotada estimula a construção colaborativa do conhecimento, essencial para o desenvolvimento de uma visão sociológica sobre os media e a comunicação. A avaliação contínua, composta por apresentações orais e um trabalho escrito final, está diretamente alinhada com os objetivos da UC. A primeira apresentação oral permite avaliar a capacidade de delimitação temática, formulação de problema e articulação teórica inicial (OA1, OA2, OA4). A segunda apresentação, mais aprofundada, foca-se na capacidade de argumentação, desenho metodológico e reflexão crítica (OA3, OA5, OA8). O trabalho escrito final avalia a capacidade de investigação autónoma, aplicação de conceitos teóricos e análise empírica de fenómenos comunicacionais (OA6, OA7, OA9). A exigência de participação ativa e assiduidade reforça a importância do envolvimento contínuo no processo de aprendizagem, promovendo a integração entre teoria e prática. A possibilidade de discussão oral complementar assegura a validação da autoria e compreensão dos trabalhos apresentados. Esta articulação metodológica e avaliativa garante que os/as estudantes não apenas compreendam os conteúdos programáticos (P1–P7), mas também desenvolvam competências transferíveis para contextos académicos e profissionais, em consonância com os princípios do Modelo Pedagógico do Iscte.

Observações / Observations


Uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) O uso de ferramentas de Inteligência Artificial generativa (como ChatGPT, Copilot, Gemini, entre outras) é permitido nesta unidade curricular, desde que respeite os seguintes princípios: 1. Finalidade pedagógica: A IA pode ser utilizada como apoio à pesquisa, organização de ideias, reformulação ou revisão de texto. O seu uso deve ser complementar — e nunca substitutivo — do raciocínio, criatividade e autoria do/a estudante. 2. Transparência e integridade académica: Sempre que recorrer a IA, o/a estudante deve declarar no final do trabalho: A ferramenta utilizada; A finalidade do uso (ex.: brainstorming, estruturação, revisão); As principais prompts ou instruções fornecidas. 3. Responsabilidade: O conteúdo gerado por IA deve ser revisto criticamente pelo/a estudante. O uso acrítico ou não declarado será considerado uma violação da integridade académica. O conteúdo apresentado é da inteira responsabilidade dos/as discentes. 4. Avaliação centrada na autoria: A avaliação incidirá sobre a capacidade crítica, criativa e autoral do/a estudante. Trabalhos integralmente gerados por IA não serão aceites. 5. Integração pedagógica: As apresentações orais e o trabalho desenvolvido em etapas permitirão acompanhar o processo de aprendizagem e garantir a autenticidade do trabalho apresentado. Poderão ser incluídos momentos de reflexão metacognitiva sobre o uso de IA, nos quais o/a estudante será convidado/a a explicar como utilizou a ferramenta, como a criticou e o que aprendeu com esse processo. Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Esta unidade curricular contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente: ODS 4 – Educação de Qualidade, ao promover o pensamento crítico, a literacia mediática e a capacidade de investigação sociológica; ODS 10 – Redução das Desigualdades, ao abordar temas como a exclusão digital, os algoritmos e as assimetrias no acesso à informação; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao capacitar os/as estudantes para reconhecer e questionar práticas comunicacionais que afetam a participação cívica, a transparência e a justiça social. Através da análise crítica de fenómenos comunicacionais contemporâneos, esta UC fomenta uma cidadania informada, reflexiva e comprometida com a transformação social.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Esteves, João Pissarra (2016) Sociologia da Comunicação - 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian Cardoso, Gustavo (2023) A Comunicação da Comunicação, Mundos Sociais Oliveira, José Manuel Paquete (2017) "A comunicação numa perspectiva sociológica" in Comunicação e Quotidiano, Tinta da China Hodkinson, Paul (2024) Media, Culture and Society: An Introduction (3ª edição), Sage Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Croteau, David & William Hoynes (2018) Media/Society: Industries, Images and Audiences (6ª edição), Sage Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Palgrave Macmillan Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Mundos Sociais. Baym, Nancy K. (2015) Personal Connections in the Digital Age (2ª edição), Polity. Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Celta. Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Editorial Bizâncio Briggs, Asa; Burke, P., & Ytreberg, Espen (2020) A Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet (4ª edição). Polity Press. Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Sage. Carey, James (1992), A Cultural Approach to Communication, in Communication as Culture, Routledge, pp. 13-36. Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Polity. Curran, James (2019) Media and Society (6ª edição), Bloomsbury. Dijk, Jan van (2020) The digital divide, Polity Press. Fuchs, Christian (2021) Social media. A critical introduction (3ª ed.), Sage. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5ª. ed), Routledge. Helsper, Ellen (2021) The Digital Disconnect: The Social Causes and Consequences of Digital Inequalities, Sage Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Sage. Lindgren, Simon (2021) Digital Media and Society, 2ª edição, Sage Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Sage. McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Routledge. McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail's Media and Mass Communication Theory, Sage. Siapera, Eugenia (2017) Understanding New Media, (2ª ed.) Sage. Waisbord, Silvio (Ed.) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Polity. * Indicações bibliográficas e documentais específicas para as diferentes temáticas serão apresentadas nas aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-15