Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5127
Acrónimo :
L5127
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende refletir sobre a comunicação em sociedade e a crescente importância da comunicação mediada nas sociedades contemporâneas. Iremos analisar criticamente as interações entre comunicação, media e sociedade, desenvolvendo uma compreensão crítica sobre os processos sociais da comunicação tecnologicamente mediada. No final da UC o/a aluno/a deve conhecer e compreender criticamente as principais linhas teóricas e metodologias da sociologia da comunicação bem como ser capaz de analisar e avaliar fenómenos comunicacionais contemporâneos. Deverá ainda ter competências para desenhar e desenvolver uma investigação em sociologia da comunicação e deter uma visão empírica do panorama comunicacional nacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Perceber a importância da comunicação e da mediação na construção social da realidade. OA2. Elencar propostas de definição de comunicação e media. OA3. Perceber as dinâmicas da relação Comunicacação/Media/Sociedade e deter um olhar sociológico sobre a comunicação. OA4. Entender o percurso histórico e principais argumentos teóricos e metodológicos das várias escolas de pensamento da comunicação mediada. Perceber os contributos e limitações de cada escola. OA5. Desconstruir visões de determinismo tecnológico. OA6. Entender os processos de newsmaking. OA7. Ter uma noção empírica do atual panorama dos media em Portugal. OA8. Participar de forma crítica nos debates e desafios emergentes sobre novos media; nomeadamente assimetrias sociais e fraturas digitais, cultura participativa em rede, algoritmos, plataformização, inteligência artificial, etc. OA9. Desenvolver pesquisa social sobre processos sociais de comunicação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução aos estudos de Sociologia, Comunicação e Media Enquadramentos para uma abordagem sociológica da comunicação. As principais correntes clássicas e abordagens teóricas da sociologia da comunicação. Um olhar empírico sobre a comunicação, media e os portugueses. Novos media e novos debates: do digital divide à cultura participativa nos media. Estudos de caso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O grande objetivo desta UC é familiarizar os alunos com a sociologia da comunicação no plano teórico, mas também prático e empírico. Pretende ainda potenciar o seu pensamento crítico sobre processos comunicacionais e permitir que criem investigação nestas áreas. Para esse efeito as sessões (como refletido no programa) irão estruturar-se da seguinte forma articulada: inicia-se com um enquadramento e introdução à sociologia da comunicação. Depois será dedicado espaço a uma abordagem mais teórica e conceptual com um mapeamento das principais correntes teóricas sobre os media e comunicação. Note-se que apesar de ser uma parte eminentemente teórica esta será articulada com estudos de caso e aplicação da teoria em exemplos práticos contemporâneos. Segue-se componente mais empírica, fornecendo dados empíricos. Em paralelo abre-se espaço para a discussão de debates mais recentes.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 momentos de apresentação individual em sala (30%) e 1 de trabalho individual escrito (70%): 1) apresentação oral do tema do trabalho individual final (10%), 2) apresentação oral e problematização do trabalho individual final (20%) e 3) um trabalho individual escrito com peso de 70% de acordo com enunciado facultado pelo docente em aula. A possibilidade de avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100% complementado com uma discussão oral, caso o docente considere necessário. A avaliação desta UC não contempla a possibilidade de avaliação única exclusivamente por prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino a adotar privilegia uma abordagem interativa e diversificada, centrada na promoção da autonomia e participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem e alinhada com o modelo pedagógico do Iscte. Combinar-se-ão métodos expositivos, participativos ativos e demonstrativos. Pretende-se articular métodos de ensino diretos e ativos (estratégias expositivas/demonstrativas/dedutivas com vários recursos multimedia) e experienciais (estratégias exploratórias, indutivas, reflexivas, construtivas, interativas, resolução de problemas, casos de estudo, etc.). Serão assim utilizadas várias estratégias pedagógicas fazendo uso de técnicas de exposição participada assentes uma pedagogia heurística e práticas pedagógicas ativas. Os alunos serão encorajados a participar ativa e criticamente, nomeadamente em momentos de problematização, role playing (simulações), de gamificação das aprendizagens, discussões guiadas e de convocação de exemplos práticos. Para este envolvimento dos estudantes é essencial o trabalho autónomo, incluindo leituras prévias e participação ativa em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Com esta UC pretende-se desenvolver as capacidades de interpretação, de argumentação e de análise crítica dos alunos sobre processos sociais comunicativos, mas também, e não menos importante, a aptidão para conduzir investigação sociológica nas áreas da comunicação. Assim, só da articulação do trabalho do docente com o esforço individual dos/as alunos/as, com a exposição e discussão entre pares, em ambiente de sala aula, e a realização de um trabalho escrito final, fruto de uma apropriação e reflexão crítica sobre um tema específico se poderão atingir os objetivos enunciados, garantindo em real processo de aprendizagem. Desta forma, especificamente, pretende-se com as apresentações e discussões em aula 1) estimular a capacidade de exposição e argumentação oral, mas também o raciocínio crítico baseado na apropriação dos conhecimentos anteriormente lecionados, preparando os alunos para uma situação de discussão e defesa de um argumento. Já com a 2) realização do trabalho escrito espera promover-se a capacidade de produção de conhecimento de de investigação sobre uma área da comunicação. Considera-se que a articulação das metodologias expositivas, demonstrativas, participativas e interativas, promovendo a interação com os/as alunos/as, discussão em ambiente de sala de aula e realização de trabalho escrito, as mais adequadas a uma disciplina teórica-prática com as características da presente UC.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Esteves, João Pissarra (2016) Sociologia da Comunicação - 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian Cardoso, Gustavo (2023) A Comunicação da Comunicação, Mundos Sociais Oliveira, José Manuel Paquete (2017) "A comunicação numa perspectiva sociológica" in Comunicação e Quotidiano, Tinta da China Hodkinson, Paul (2024) Media, Culture and Society: An Introduction (3ª edição), Sage Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Croteau, David & William Hoynes (2018) Media/Society: Industries, Images and Audiences (6ª edição), Sage Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Palgrave Macmillan Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Mundos Sociais. Baym, Nancy K. (2015) Personal Connections in the Digital Age (2ª edição), Polity. Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Celta. Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Editorial Bizâncio Briggs, Asa; Burke, P., & Ytreberg, Espen (2020) A Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet (4ª edição). Polity Press. Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Sage. Carey, James (1992), A Cultural Approach to Communication, in Communication as Culture, Routledge, pp. 13-36. Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Polity. Curran, James (2019) Media and Society (6ª edição), Bloomsbury. Dijk, Jan van (2020) The digital divide, Polity Press. Fuchs, Christian (2021) Social media. A critical introduction (3ª ed.), Sage. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5ª. ed), Routledge. Helsper, Ellen (2021) The Digital Disconnect: The Social Causes and Consequences of Digital Inequalities, Sage Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Sage. Lindgren, Simon (2021) Digital Media and Society, 2ª edição, Sage Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Sage. McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Routledge. McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail's Media and Mass Communication Theory, Sage. Siapera, Eugenia (2017) Understanding New Media, (2ª ed.) Sage. Waisbord, Silvio (Ed.) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Polity. * Indicações bibliográficas e documentais específicas para as diferentes temáticas serão apresentadas nas aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27