Métodos de Ensino e Avaliações
A aventura sociológica ? terreno do processo de aprendizagem ? acontece nos trilhos do quotidiano. Estes marcam presença nas aulas práticas (através de avaliação oral) ? que se seguem a um primeiro ciclo de aulas teóricas ? e serão objecto de um trabalho individual de 6000 palavras (avaliação escrita). Vários são os trilhos que podem ser seguidos, em função de diferentes referenciais empíricos: diários pessoais; imagens do quotidiano; rumores do quotidiano; odores do quotidiano; simbologia das alcunhas; afectos e relações amorosas, etc. A aprendizagem privilegia a produção de conhecimento científico através de questionamentos e problematizações sociológicas em torno dos referenciais empíricos. | A avaliação de conhecimentos compreende duas formas: a avaliação por exame final e a avaliação periódica (neste regime as fichas individuais de caderneta, com fotografia, deverão ser entregues na 1ª semana de aulas). A avaliação periódica, embora pressupondo uma produção cumulativa de conhecimentos, tem dois momentos-chave de avaliação (com distintas ponderações), girando em torno de uma pretendida ?pedagogia de participação?. a)1º momento de avaliação: pequeno relatório individual não ultrapassando as 2000 palavras: 20% de ponderação b)2º momento de avaliação (?trilhos do quotidiano?): 80% de ponderação ?Exposição em aula prática dos registos obtidos em cada trilho escolhido: 10% ?Trabalho individual escrito que não deve exceder as 6 000 palavras (não contando anexos documentais): 70% A apreciação da docente relativa à participação no conjunto das aulas práticas pode ter influência na nota quando se trata de a arredondar a média.