Programa

Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas

Programa

1. Consumo, estilos de vida e teorias da mudança social contemporânea: 1.1. Fordismo e pós-fordismo. - 1.2. Flexibilidade. 1.3. Globalização. -1.4. Reflexividade.- 1.5. Esteticização.-1.6. Individualização. 2. Questões conceptuais e metodológicas da abordagem sociológica do consumo e estilos de vida. 3. Teorias do consumo : 3.1 A "massificação do consumo" e mercadorização da cultura -3.2. A "sociedade de consumo" e a ideia de "valor-signo" - 3.3. Distinção e "habitus" - 3.4. A "mcdonaldização" da sociedade - 3.5. A cultura do consumo. 4. Temas de seminário: - 4.1. Consumo de alimentação: fast-food e slow-food -4.2. Os espaços comerciais e de consumo: pequeno comércio, grandes superfícies, centros comerciais e comércio electrónico. - 4.3. Consumo, publicidade e cultura promocional. 4.4. Consumo de turismo: evolução histórica do turismo. 4.5. Consumo de tecnologia e tecnologias de consumo. 4.6. Consumo e sustentabilidade.