Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5132
Acrónimo :
L5132
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Abordagem introdutória às questões sociológicas de uma sociedade do consumo, dos seus modelos e das actuais mudanças socio-económicas na esfera do consumo e dos estilos de vida.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias da mudança social contemporânea, na sua especificação dos temas consumo e estilos de vida. b) aquisição de conhecimentos sobre as questões metodológicas e conceptuais da abordagem dos temas consumo e estilos de vida. c) aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias sociológicas do consumo. d) aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos sobre os principais temas de pesquisa que envolvem as questões do consumo e dos estilos de vida no contexto da mudança societal actual. e) desenvolvimento de competências metodológicas de operacionalização de teorias e conceitos na análise qualitativa do consumo e dos estilos de vida aplicada à realidade portuguesa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Consumo, estilos de vida e teorias da mudança social contemporânea 1.1. Fordismo e pós-fordismo. - 1.2. Flexibilidade. 1.3. Globalização. 1.4. Reflexividade. 1.5. Esteticização. 1.6. Individualização. 2. Questões conceptuais e metodológicas da abordagem sociológica do consumo e estilos de vida. 3. Teorias do consumo 3.1 A "massificação do consumo" e mercadorização da cultura 3.2. A "sociedade de consumo" e a ideia de "valor-signo" 3.3. Distinção e "habitus" 3.4. A "mcdonaldização" da sociedade 3.5. A cultura do consumo. 4. Temas de seminário 4.1. Consumo de alimentação: fast-food e slow-food 4.2. Os espaços comerciais e de consumo: pequeno comércio, grandes superfícies, centros comerciais e comércio electrónico. 4.3. Consumo, publicidade e cultura promocional. 4.4. Consumo de turismo: evolução histórica do turismo. 4.5. Consumo de tecnologia e tecnologias de consumo. 4.6. Consumo e cidadania.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O ponto 1 do programa (Consumo, estilos de vida e teorias da mudança social contemporânea) responde ao objectivo a) (aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias da mudança social contemporânea, na sua especificação dos temas consumo e estilos de vida).; o ponto 2 (Questões conceptuais e metodológicas da abordagem sociológica do consumo e estilos de vida) responde ao objectivo b) (aquisição de conhecimentos sobre as questões metodológicas e conceptuais da abordagem dos temas consumo e estilos de vida).; o ponto 3 (Teorias do consumo), responde ao objectivo c) (aquisição de conhecimentos sobre as principais teorias sociológicas do consumo); O ponto 4 (Temas de seminário), permite dar resposta aos objectivos d) e e). De notar que a abordagem prática dos temas de seminário incide sobre a realidade portuguesa.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre (sendo necessária a frequência de pelo menos 2/3 das aulas): a) Preparação e realização de exposição de materiais do ponto 4, trabalho de grupo com avaliação individual, (30%) e b) participação nas aulas (10%) c) Teste final sobre todas as matérias do programa (60% da nota final). Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação ao longo do semestre, um exame final que incide sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais realizar-se-á através de aulas expositivas e do estudo da bibliografia fornecida por cada item do programa. A aquisição de competências metodológicas e operativas concretiza-se, em particular, através da preparação e realização de 6 aulas práticas, com base na recolha de materiais ilustrativos dos temas leccionados, reportando-se à realidade portuguesa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A adopção de uma metodologia de ensino assente em aulas de exposição teórica de conteúdos de enquadramento conceptual, seguidas de aulas práticas de exposição e discussão de materiais empíricos ilustrativos, é adequada aos objectivos de aprendizagem que visam articular a aquisição de competências teóricas e metodológicas com as competências operativas baseadas na realidade do contexto social português.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Corvo, Paolo (2015), Food Culture, consumption and society, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Davis, Aeron (2013), Promotional Cultures, Cambridge: Polity Press. - Dholakia, Ruly Roy (2012), Technology and Consumption: Understanding Consumer Choices and Behaviors, New York: Springer. - Falk, P. & Campbell, C. (eds.), (1997), The Shopping Experience, London: Sage - Ritzer, G. (2004), The Macdonaldization of Society: Revised New Century Edition, Thousand Oaks: Sage. - Sassatelli, Roberta (2007), Consumer culture - History, Theory and Politics, London: Sage. - Shor, Juliet B. and Douglas B. Holt (2000), The Consumer Society Reader, New York: The New Press. - Stillerman, Joel (2015), The Sociology of Consumption: a Global Approach, Cambridge: Polity Press. - Tatzel, Miriam (ed.), (2013), Consumption and well-being in the material world, New York: Springer. - Urry, J. and Jonas Larsen (2012), The Tourist Gaze 3.0, London: Sage. - Wernick, A. (1991), Promotional Culture, London: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Bostrom, Magnus and Mikael Klintman, (2011), Eco-Standards, Product Labelling and Green Consumerism, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Klein, Stephen (2011), Globesity, food marketing and family lifestyles, Basingstoke: Palsgrave Macmillan. - Lee, Martin J. (ed.) (2000), The Consumer Society Reader, Oxford: Blackwell. - Osbaldiston, Nick (2013), Culture of the Slow, social deceleration in an accelerated world, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Parkins, Wendy and Geoffrey Craig (2006), Slow Living, Oxford: Berg. - Pellandini-Simányi, Léna (2014), Consumption norms and everyday ethics, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Schor, Juliet B. and Craig J. Thompson (eds.), (2014), Sustainable Lifestyles and The Quest for Plenitude: Case Studies of the New Economy, New Haven: Yale University Press. - Solier, Isabelle de, (2013), Food and the Self - Consumption, Production and Material Culture, London: Bloomsbury. - Wheeler, Kathryn (2012), Fair trade and the citizen-consumer, shopping for justice?, Basingstoke: Palgrave Macmillan. - Wheeler, Kathryn and Miriam Glucksmann (2015), Household Recycling and Consumption Work: Social and Moral Economies, Basingstoke: Palgrave Macmillan.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23