Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5134
Acrónimo :
L5134
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


a) Conhecimento e compreensão das principais problemáticas da Sociologia do Ambiente. b) Conhecimento dos seus principiais conceitos, teorias e perspetivas analíticas. c) Desenvolvimento de competências em matéria de operacionalização analítica desses conceitos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O objetivo global do processo de aprendizagem resume-se ao fomento da capacidade de estudo e de pesquisa, através de: 1) interpretação de textos e dados, 2) relacionar teoria e informação empírica, 3) elaborar análises fundamentadas teórica, lógica e factualmente, 4) comunicar resultados por escrito e oralmente, 5) utilizar teorias e métodos na sua aplicação a questões sociais concretas, 6) refletir sobre os respetivos níveis e processos de acumulação de conhecimentos e de desenvolvimento de competências e 7) reconhecer as implicações éticas e cívicas do trabalho sociológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Estudo do lugar da questão ecológica e da problemática ambiental na estruturação das sociedades contemporâneas. 1. Sociedade e Ambiente - perspetivas teóricas. 1.1 Valores, representações e práticas ambientais na população portuguesa. 1.2 Natureza, ambiente, ecologia e ciências sociais. 1.3 O realismo ecológico de Catton e Dunlap. 1.4 As perspetivas criticas de Buttel e Shnaiberg. 1.5 O construtivismo social de Hanningan . 1.6 A perspetiva de Dickens . 2. Ambiente e mudança social (exploração de temáticas com exemplificação prática) 2.1 Antropoceno e solastalgia 2.2 Sociedade de risco e as respostas da modernização ecológica 2.3 Alterações climáticas e justiça climática 2.4 Desenvolvimento sustentável e Agenda 2030 2.5 Equidade e justiça ambiental 2.6 EA/EDS, participação e cidadania

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Em concordância com os objetivos da UC, os conteúdos programáticos assentam no fornecimento dos instrumentos que permitam aos estudantes compreender as principais problemáticas e teorias da Sociologia do Ambiente, bem como o desenvolvimento de competências em matéria de operacionalização dos respetivos conceitos.

Avaliação / Assessment


Tendo por base a bibliografia de trabalho, o estudo individual será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas e teórico-práticas. O trabalho pessoal de cada estudante consistirá num conjunto de atividades que incluirão: ? Participação nas aulas. ? Leitura de bibliografia de trabalho. ? Pesquisa bibliográfica de índole teórica e empírica. | A avaliação periódica abordará um dos dois tópicos do programa e constará de dois ensaios (50% x 2). O primeiro individual e o segundo de grupo, com um máximo de 8 e 15 páginas (15.000 e 30.0000 caracteres com espaço), respetivamente. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, o aluno realizará um exame final de 2 horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências exigida na avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em consonância com os objetivos de aprendizagem, está prevista a realização de aulas teóricas e teórico-práticas com recurso, designadamente, à análise de obras relativas à situação portuguesa e, se e quando se justificar, europeia e mundial.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Redclift, M. (2010), The International Handbook of Environmental Sociology, Second Edition. Londres: Edward Elgar Pub Murphy, r. (1995). Sociology as if nature did not matter: na Ecological critique. The British Journal of sociology, vol. 46 (4), 688-705. Mol, A. P. e G. Spaargaren (1993). Environment Modernity and the Risk society: The Apocaliptic Horizon of environmental Reform. International Sociology, 8 (4), 431-459. Hannigan, J. (1995), Environmental Sociology. A Social Constructionist Perspective, London: Routledge. Dunlap, R. e W. Michaelson (eds.) (2002). Handbook of Environmental Sociology. Westport: Greenwood Press. Dickens, P. (1992). Society and Nature: Towards a Green Social Theory. Philadelfia: TUP. Beck, Ulrich, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética na Ordem Social Moderna, Oeiras: Celta. Beck, U. (1992). Risk Society. Towards a new modernity. Londres: Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Schmidt, L.; Truninger, M.; Guerra, J.; Prista, P. (2018). Sustentabilidade: Primeiro Grande Inquérito em Portugal. Lisboa, Portugal: Imprensa Ciências Sociais. Schmidt, L.; Gil Nave, J.; Guerra, J. (2010). Educação Ambiental: Balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa, Portugal: ICS - Imprensa de Ciências Sociais. Sachs, I. (1999), «Social Sustainability and Whole Development: Exploring the Dimensions of Sustainable Development», in: E. Becker e T. Jahn (eds.), Sustainability and the Social Sciences, London/N.Y. Zed Books, pp. 126-132. Redclift, M. (1992), Sustainable Development. Exploring the contradictions, Londres: Routledge. (Vd. pp.: 15-36; 52-78 e 171-198). Nave, Joaquim Gil e Susana Fonseca (2000), As Organizações Não-Governamentais de Ambiente Elementos de Fenomenologia, Lisboa: OBSERVA. Nave, Joaquim Gil (2003), «Mobilização e acção popular na defesa do ambiente local: Alguns elementos de análise sobre o efeito nimby em Portugal», in: José Rebelo (coord.), Novas Formas de Mobilização Popular, Porto: Campo das Letras, pp. 209-235. Nave, Joaquim Gil (2001), «Non-Governmental Groups and the State Environmental Politics in Portugal», in: Eder, Klaus e Kousis, Maria (eds.), Environmental Politics in Southern Europe: Actors, Institutions and Discourses in a Europeanizing Society, Doderecht/Boston/Londres: Kluwer Academic Publications, pp. 343-364. Martinez-Allier, Juan (1999), «The Socio-Ecological Embeddeness of Economic Activity. The Emergence of Transdisciplinary Field», in: E. Becker e T. Janh (eds.), Sustainability and the Social Sciencies, Londres/NY: Zed Books, pp. 126-132. Macnaghten, Phil e Urry, John (1995), «Towards a Sociology of Nature», in: Sociology, vol. 29, nº 2, pp. 203-220. Lima, Luísa, Manuel V. Cabral e Jorge Vala (org.) 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In Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: contribuições para o ensino da graduação, 503-518. Niteroi, RJ, Brasil: Eduff. Dunlap, Riley E. (2002), «The Coming of Age of Environmental Sociology: An American Perspective», in: EUROPAEA Journal of the Europeanists, nº 1-2, pp. 25-40. Dunlap, Riley E. (2002), «Paradigms, Theories and Environmental Sociology», in: Riley E. Dunlap, Frederick H. Buttel, Peter Dickens e August Gijswijt (eds.), Sociological Theory and the Environment. Classical Foundations, Contemporary Insights, N.Y./Oxford/Lanham/Boulder: Roman & Littlefield Publishers, Inc., pp. 329-350. Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento (WCED) (1987), Our Common Future, Filadélfia: Temple University Press. Benton, Ted e Michael Redclift (1994), Social Theory and the Global Environment, New York: Routledge. Beck, U. (2015). A Sociedade do Risco Mundial. Em busca da segurança perdida. Lisboa: Edições 70. Beck, Ulrich (1992), «From Industrial Society to the Risk Society. Questions of Survival, Social Structure and Ecological Enlightment», in: Theory, Culture and Society, vol. 9, pp. 97-123. Almeida, João Ferreira de (org.) (2004), Os Portugueses e o Ambiente II Inquérito Nacional às Representações e Práticas dos Portugueses sobre o Ambiente, Oeiras: Celta.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16