Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Prévia formação sociológica ou no domínio de outras ciências sociais adquirida em teorias, métodos e técnicas que permitam a aquisição de novos conhecimentos numa área especializada da sociologia. Saliente-se que, dado que esta UC tem como objectos de análise múltiplas dimensões da saúde, doença e medicina em sociedades profundamente medicalizadas, as questões epistemológicas são fundamentais para fazer a ruptura com a centralidade do saber médico.
Objetivos Gerais / Objectives
1. O conhecimento da saúde e da doença, com o estatuto de realidades sociológicas multidimensionais, interligando-as às suas determinantes sociais e impulsionando o seu deslocamento da perspectiva etnocêntrica da medicina europeia. 2. Mostrar a importância de que se reveste o cruzamento da sociologia da saúde com a sociologia do corpo, na medida em que o corpo é uma entidade relevante para analisar as complexas relações entre as transformações culturais e a recomposição de identidades. 3. Compreender o sistema de saúde português, as suas políticas, as suas formas de regulação, nacional e internacional, bem como a posição e o papel que assumem o estado, o mercado, as comunidades e as famílias na provisão de cuidados de saúde. 4. Conhecer as principais características das organizações de saúde, mostrando as suas especificidades e as dinâmicas profissionais que as atravessam, a partir das perspectivas dos saberes, dos poderes e das estratégias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Localizar a saúde, a doença e a medicina no contexto da sociologia e consolidar a abordagem sociológica das diferentes realidades que compõem os mundos da saúde e da doença. 2. Determinar as posições das principais estruturas que configuram e organizam os sistemas de saúde, integrando as particularidades da realidade portuguesa; identificar os aspetos das suas lógicas organizativas que as distinguem das restantes estruturas sociais das sociedades contemporâneas. 3. Compreender as profissões de saúde, em termos das posições objetivas que detêm na divisão do trabalho, dos tipos e da natureza das competências, dos saberes que singularizam o seu desempenho profissional e das múltiplas formas de poder em que essas competências e saberes se convertem; identificar quais os campos de ação estratégica de que dispõem os diferentes profissionais ligados à produção de cuidados de saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Sociologia da saúde e da doença: objeto e campo 1.1. Questões preliminares de saúde, doença e medicina: a descoberta do posicionamento sociológico 1.2. Sobre o posicionamento da sociologia face à medicina 1.3. Das determinantes sociais da saúde ao risco, governação e comportamentos em saúde 1.4. A sociologia da saúde e o corpo: mudanças sociais e culturais, transformações corporais e identidades. 2. Os sistemas e as políticas de saúde 2.1. As conceções políticas do sistema de saúde 2.2. A periodização das principais medidas políticas 2.3. A regulação nacional e internacional 2.4. O estado, o mercado e a comunidade na ordenação política do sector 3. Organizações de saúde e profissionais da medicina 3.1. A especificidade sociológica do hospital 3.2. Estado, profissões e ocupações de saúde 3.3. Novos profissionais de saúde? As Medicinas Alternativas e Complementares
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
No ponto I do programa procura-se localizar a saúde, a doença e a medicina no contexto da Sociologia para, em seguida, enunciar e debater importantes considerações epistemológicas sobre a abordagem das diferentes realidades que compõem os mundos da saúde e da doença. No ponto II procura-se determinar as consequências que resultam das políticas de saúde definidas nas últimas décadas. Depois, é necessário destacar a importância analítica que assumem os específicos modelos de racionalidade que orientam a prestação de cuidados de saúde, bem como as práticas sociais que lhes dão corpo e sentido. Já no ponto III parte-se para o estudo das organizações e das profissões de saúde, em termos das posições objectivas que estas detêm na divisão do trabalho, em termos dos tipos e da natureza das suas competências e saberes e em termos das múltiplas formas de poder em que essas competências e saberes se convertem no quotidiano dos diferentes cenários de prestação de cuidados de saúde.
Avaliação / Assessment
1. A UC contempla as modalidades de avaliação periódica e de avaliação por exame final. A inscrição na avaliação periódica está condicionada à presença em pelo menos 50% das aulas. 2. A avaliação periódica tem duas componentes: 1) Componente individual (40%) - realização de um exercício escrito, em aula; 2) Componente de grupo (60%) - elaboração de um trabalho de grupo, correspondente a um projeto de investigação (podendo incluir ou não pesquisa empírica).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A pedagogia seguida nesta UC combina a exposição, pela docente, dos elementos conceptuais do programa com a apresentação e discussão coletiva de pesquisas empíricas no domínio da sociologia da saúde, nacionais ou internacionais, sobre os vários tópicos do programa. Inclui ainda o acompanhamento pela docente, em regime tutorial, das várias etapas do trabalho de grupo que os/as estudantes realizam.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adequam-se aos quatro objectivos de aprendizagem enunciados, cuja coerência passamos a demonstrar: 1. Os/as estudantes são convidados a fazer uso das competências adquiridas até este momento, reorientando-as para um novo campo de problematização, onde conhecem novas teorias, novos conceitos, ganhando experiência acrescida em métodos e técnicas de investigação. 2. Tomam contacto com a saúde, a doença e a medicina, aprendendo a usar os princípios de uma epistemologia sensível, crítica e céptica quanto aos pressupostos das sociedades medicalizadas, fundados na hegemonia do conhecimento médico na explicação da saúde e da doença. Assim, reforça-se e aprofunda-se a reflexão epistemológica e metodológica. 3. Com estes instrumentos é possível interpretar as diferentes crenças, ideologias e representações sociais da saúde e da doença, bem como elas ganham materialidade e sentido na organização dos sistemas terapêuticos, nomeadamente do sistema de saúde português, dos seus diferentes sectores (público, privado e social) e das políticas públicas definidas ao longo dos últimos 50 anos para os justificar e fundamentar. 4. Assim, os/as estudantes podem identificar e interpretar a saúde como mais um campo de relações sociais, de onde emergem intensos e complexos processos de desigualdade social, que não incidem só sobre a relação dos serviços de saúde com os doentes, mas também sobre as relações intra e interprofissionais no contexto das organizações de saúde.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Williams G and Popay J (1994) "Lay knowledge and the privilege of experience" In Gabe J; Kelleher D and Williams, G (eds.) Challenging Medicine. London: Routledge, pp. 118-139 NOTAS: Poderão ser indicadas referências complementares, quer como suporte à matéria apresentada e discutida nas aulas, quer como suporte aos trabalhos a realizar pelos/as estudantes. NOTES: Complementary references may be indicated, either as a support for the subjects presented and discussed in class, or as a support for the work to be carried out by the students. At the beginning of each academic year, other texts are also indicated for presentations by the students in class, which will vary throughout the academic years. Pegado, Elsa (2022), “A saúde é um direito: Conquistas inacabadas e desafios para o futuro”, in Carmo, Renato Miguel do; Inês Tavares; e Ana Filipa Cândido (orgs.), Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia, Lisboa, Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte, pp. 43-58.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16