Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular (UC) Sociologia do Trabalho tem como objetivos gerais (OG): OG1. Introduzir a problemática do trabalho e os contributos da sociologia para a sua análise. OG2. Desenvolver uma reflexão e debate em torno dos principais eixos estruturantes do trabalho nas sociedades contemporâneas. OG3. Desenvolver competências de reflexão e análise crítica dos principais conceitos, teorias, metodologias e perspetivas de analise do trabalho e a sua aplicação na análise da realidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A UC Sociologia do Trabalho visa desenvolver os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA1.Desenvolvimento de capacidades de análise e interpretação de quadros teóricos, conceitos e matrizes analíticas da sociologia do trabalho. OA2. Desenvolvimento de capacidades de leitura crítica e de confronto entre perspetivas no âmbito da sociologia do trabalho. OA3. Desenvolvimento de mecanismos de compreensão das principais problemáticas contemporâneas sobre o trabalho. OA4. Desenvolvimento de mecanismos e ferramentas de aplicação dos conceitos, teorias, metodologias e perspetivas à análise das sociedades contemporâneas. OA5. Desenvolvimento de capacidades de reflexão sobre as realidades do trabalho nas sociedades contemporâneas, em geral, e na sociedade portuguesa, em particular.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Sociologia do trabalho: temáticas, principais conceitos, perspetivas e abordagens do trabalho nas sociedades contemporâneas. CP2. Sociologia do trabalho: principais temas e abordagens. CP2.1. Trabalho e configurações da economia. CP2.2. Trabalho, género e vida privada. CP2.3. Mercado de trabalho, emprego e desigualdades sociais. CP2.4. Valores e atitudes face ao trabalho CP2.5. Trabalho, profissões e associativismo profissional. CP2.6. Trabalho, sindicalismo e movimentos sociais. CP2.7. Trabalho, inovação e tecnologia. CP3. O futuro do trabalho.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos da unidade curricular encontram-se estruturados de forma articulada. Após uma introdução à unidade curricular (CP1), que permite iniciar o alcance dos OA1, 2 e 3, o CP2 permite aprofundar estes três objetivos e avançar, em cada um dos conteúdos (CP2.1. ao CP 2.7.) na concretização dos OA4 e 5. O CP3 sintetiza numa reflexão individual os cinco AO.
Avaliação / Assessment
A Unidade Curricular Sociologia do Trabalho é avaliada, exclusivamente, por avaliação periódica, não havendo avaliação por exame final. O processo de aprendizagem e avaliação da Unidade Curricular Sociologia do Trabalho é constituído pelas seguintes componentes: 1) Trabalhos de grupo – Laboratórios (25%). 2) Trabalhos de grupo sobre 1 dos 7 eixos do CP 2 do programa. Cada trabalho deverá ser apresentado por escrito e oralmente em sala de aula (40%). 3) Ensaio individual sobre o futuro do trabalho (35%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem da UC Sociologia do Trabalho consiste em sessões teórico-práticas constituídas por procedimentos pedagógicos de interação permanente com os alunos e de interpelação, consolidando-se em dinâmicas de reflexão, debate e discussão com os alunos de conteúdos e problemáticas relevantes no domínio da análise do trabalho. As sessões contemplam trabalho em interação com o docente e trabalho alunos em grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Atendendo aos cinco objetivos de aprendizagem da UC, que se consubstanciam no desenvolvimento de capacidades de análise, compreensão e interpretação, de leitura crítica, de aplicação de conceitos, teorias, metodologias e perspetivas à análise das sociedades contemporâneas, em geral, e à sociedade portuguesa, em particular, as metodologias de ensino assumem um teor teórico-prático, de interpelação permanente dos alunos e de desenvolvimento de propostas de trabalho em sala de aula. Visa-se promover um trabalho de pesquisa e de reflexão com base em materiais propostos pela docente e pelos alunos. São acionados procedimentos pedagógicos baseados numa lógica de heterogeneidade de materiais, de dispositivos de pesquisa, de formas de abordagem e de metodologias de trabalho.
Observações / Observations
O apoio tutorial deve ser previamente agendado com a docente.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ackroyd, S, et al., eds. (2005). The Oxford handbook of work and organization. Oxford: Oxford University Press. Beck, U (2000). The brave new world of work. Cambridge: Polity Press. Duncan G (2019). ?Perspectives on the Future in the Sociology of Work?. Sociologia del Lavoro, 153: 9-31. Edgell, S (2006). The sociology of work. London: Sage. Erickson, M, et al. (2009). Business in society : people, work and organizations. Cambridge: Polity Press. Freire, J (2001). Sociologia do trabalho. Uma introdução. Porto: Edições Afrontamento. Freire, J, Rego, R e Rodrigues, C (2014). Sociologia do Trabalho. Um aprofundamento. Porto: Afrontamento. Kovács, I, coord. (2014). Temas Actuais da Sociologia do Trabalho e da Empresa. Coimbra: Almedina.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Referências bibliográficas que abordam cada um dos eixos do CP2/Bibliography for each of the axis of S2 2.1. Trabalho e configurações da economia/Work and economy Freire, J. (2008). Economia e sociedade. Contributos para uma sociologia da vida económica em Portugal na viragem do século. Lisboa: Oeiras. Harvey, D (2014). Seventeen Contradictions and the End of Capitalism. Oxford: Oxford University Press. Rodrigues, J, Santos, A C e Teles, N (2016). A financeirização do capitalismo em Portugal. Lisboa: Editora: Actual Editora. 2.2. Trabalho, género e vida privada/ Work, gender and private ife Casaca, S F (coord) (2012). Mudanças laborais e relações de género: novos vetores de (des)igualdade. Coimbra: Almedina. Fraser, N (2013). Fortunes of feminism: from state-managed capitalism to neoliberal crisis. Brooklyn, New York: Verso Books. Marques, S.R., Casaca, S.F., Arcanjo, M. (2021). Work–Family Articulation Policies in Portugal and Gender Equality: Advances and Challenges. Social Sciences, 10(4), 119. 2.3. Mercado de trabalho, emprego e desigualdades sociais/ Labour market, employment and social inequalities. Atkinson, A B (2015). Inequality - What can be done? Harvard: Harvard University Press. Kolawole E. O. (2011) The changing nature of work: The creation of a ‘working poor’ population in post-apartheid South Africa. Development Southern Africa, 28:5, 613-626 Soeiro, J. (2022). The Representation of Precarious Workers: Two case Studies from Portugal, Em R. Rego, H.A. Costa (Eds.). The Representation of Workers in the Digital Era, (pp. 89-111). Palgrave Macmillan. Soeiro,J. (2022), O regime de cuidados em Portugal: desigualdades e desafios democráticos, Em I. Tavares, R. Carmo, A. F. Cândido (Eds.), Que futuro para a igualdade? Pensar a sociedade e o pós pandemia, (pp. 81-113), Observatório das Desigualdades. 2.4. Valores e atitudes face ao trabalho/ Work values and attitudes Herzberg, F, Mausner, B e Snyderman, B B (1992). The motivation to work. New Brunswick: Transaction Publishers. Warr, P (2007). Work, happiness, and unhappiness. Mahwah: Lawrence Erlbaum. 2.5. Trabalho, profissões e associativismo profissional/ Work, professions and professional associations Delicado, A, Borges, V e Dix, S (orgs.) (2010). Profissão e vocação: ensaios sobre grupos profissionais. Lisboa: ICS. Gonçalves, C M (2007). "Análise sociológica das profissões: principais eixos de desenvolvimento", Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 17/18: 177-224. Rodrigues, M L 2012 Profissões, ensaios e lições. Coimbra: Almedina. Tavares, D, Lopes, N e Gonçalves, Carlos M (2022). ?Transformações do trabalho em contextos de pressão para o desempenho profissional?. Sociologia, Problemas e Práticas. 99. Em linha: https://journals.openedition.org/spp/10704 2.6. Trabalho, sindicalismo e movimentos sociais/ Work unionismo and social movements Estanque, E e Costa, H A (2012). Labour Relations and Social Movements in the 21st Century. In. Erasga, D, ed. Sociological Landscape ? Theories, Realities and Trends. Intechopen, pp. 257-282. Em linha: https://www.intechopen.com/books/sociological-landscape-theories-realities-and-trends/labour-relations-and-social-movements Fillieule, O e Accornero, G, eds. (2016). Social movement studies in Europe: the state of the art. New York: Berghahn. Hyman, R (2001). Understanding European trade unionism: between market, class & society. London: Sage. 2.7. Trabalho, inovação e tecnologia/ Work, innovation and technology Fagerberg, J et. al. (2004). The Oxford Handbook of Innovation. Oxford: Oxford University Press. Mazzucato, M (2018). The entrepreneurial state : debunking public vs private sector myths. London: Penguin Books. Susskind, R e Susskind, D (2017). The future of the professions: how technology will transform the work of human experts. Oxford : Oxford University Press. Revistas/Journals International Journal of Labour Research Journal of Industrial Relations Work and Occupations Work and Organizations Work, Employment and Society. Gender, Work and Organization Sites Organização Internacional do Trabalho/International Labour Organization https://www.ilo.org/global/lang--en/index.htm Observatório das Desigualdades/Inequalities Observatory https://observatorio-das-desigualdades.com/ Colabor https://colabor.pt/ OECD http://www.oecd.org/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16