Sumários

6. Novas Problemáticas, novas dinâmicas familiares.

14 Maio 2024, 13:00 Maria Gilvania Valdivino Silva


- Pierre Bourdieu e Vanessa May: família, cultura dominante e o olhar oblíquo sobre as questões de família.

- O olhar sobre o que reconstrói a família e a relevância do método: notas sobre "fazer histórias de família". 
Exemplos e aplicabilidade em estudos recentes sobre família em Portugal e não só:
Famílias não heteronormativas
Famílias escolhidas
Famílias Multiespécies
- Fechamento do conteúdo de trabalho da UC e debate acerca dos trabalhos finais.
- Informações adicionais e propostas de agendamentos de reuniões adicionais acerca do trabalho para os grupos que necessitarem.

Referências utilizadas:

Brannen, J. and Nilson, A. (2005) Individualisation, choice and structure: a discussion of current trends in sociological analysis, The Sociological Review, 53(3): 412–28. doi:10.1111/j.1467-954X.2005.00559.x

Costa, R. (2016). Família e Famílias no Portugal contemporâneo. Discursos, trama e textura em perspectiva sociológica. Eborensia. Revista do Instituto Superior de Teologia de Évora, 50, 95-136.

Dias, M. B., & Chaves, M. (2008). As famílias homoafetivas no Brasil e em Portugal. Revista Perspectiva, 31.

May, V. (2024). Families: key concepts. Cambridge: Polity.

Nascimento, M. (2015). “O amor entre iguais também forma família”: uma experiência de trabalho com famílias homoafetivas. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(51), 127–129.

Nico, M., & Silva, M. G. V. (2021). The apple, the tree and the forest: Family histories as radars of social mobility and inequalities. In The Routledge Handbook of Contemporary Inequalities and the Life Course (pp. 285-299). Routledge.

Policarpo, V., de Almeida, A. N., & Tereno, H. (2023). Warming the house”: Children and animals “doing family. Childhood, 30(4), 434-450.

Rees, A., Roberts, L., & Taussig, H. (2023). ‘Family doesn’t have to be mom and dad’: an exploration of the meaning of family for care-experienced young people. Families, Relationships and Societies, 1-17.

Smart, C. (2007). Personal Life: New Directions in Sociological Thinking, Cambridge: Polity.


6. Novas problemáticas, novas dinâmicas familiares.

14 Maio 2024, 11:00 Maria Gilvania Valdivino Silva


Lembrete das datas das avaliaçõesem 1ª, 2ª e 3ª época.

Terceira exposição e espaço de tira-dúvidas sobre o trabalho final, teórico empírico.
Revisão de indicadores sobre as famílias portuguesas segundo os Censos 2021 e tendéncias entre as famílias portuguesas.
Revisão das definições de família.
Breve revisão da teoria da individualização e do risco.

5.C Família, Estado e Políticas Sociais.

7 Maio 2024, 13:00 Maria Gilvania Valdivino Silva


Políticas em vigor para as famílias em Portugal

Políticas indiretas que afetam as famílias.
Apresentação de seminário, grupo 7: Mokomane, Z. (2014). Family policy in South Africa. Handbook of family policies across the globe, 59-73.
Debate acerca da apresentação.
Debate sobre políticas familiares na África do Sul e no Reino Unido.

5.C Família, Estado e Políticas Sociais.

7 Maio 2024, 11:00 Maria Gilvania Valdivino Silva


Debate sobre políticas familiares

Modelos de Estado, Estado-Providência e tipos de políticas para a família por países e sistemas de governo (Europa,Estados Unidos, América Latina)
Políticas familiares em Portugal
Dados dos marcos de políticas familiares em Portugal (1975-2010)
Advocacy, definição do conceito e aplicabilidade.
Atividade prática sobre advocacy para políticas públicas sobre famílias em Portugal.

5. Famílias e outras instituições nas sociedades contemporâneas. B) Família, Escola e Comunidade

30 Abril 2024, 13:00 Maria Gilvania Valdivino Silva


Debate sobre Família, Escola e Comunidade.

- Família e Escola (Educação)
- A temática da família e escola na Sociologia
- Pierre Bourdieu e a perspectiva crítica acerca da escola.
- Família, Reprodução e Mobilidade Social.
- Escolarização como via de mobilidade social: potencialidades e limites, situação de Portugal, Europa e perspectiva comparada global.
- Apresentação de seminário Grupo 3: 
Texto base de Crosnoe, R. (2004). Social capital and the interplay of families and schools. Journal of Marriage and family66(2), 267-280.
Debate na sequência da apresentação.

Textos complementares:
Senkevics, A. S., & Carvalho, M. P. D. (2015). Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos de Pesquisa45, 944-968.

Martins, S., Mauritti, R., Nunes, N., Romão, A. L., & da Costa, A. F. (2016). A educação ainda é importante para a mobilidade social? Uma perspetiva das desigualdades educacionais da Europa do Sul no contexto europeu. Revista Portuguesa de Educação29(2), 261-285.

Pinto, T. C., & Gonçalves, A. (2000). Os bairros sociais vistos por si mesmos: imagens, conflitualidades e insegurança. Cidades, Comunidades e Territórios, (1).