Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5142
Acrónimo :
L5142
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem por objectivos proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a realidade das famílias em Portugal, numa perspectiva comparada, a nível europeu e transcontinental

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 compreensão da problemática da sociologia da família; OA2 conhecimento dos diversos conceitos de família e das diferentes perspectivas teóricas sobre a instituição familiar OA3 conhecimento das transformações que têm afectado a família e da sua relação com outras mudanças na sociedade OA4 desenvolvimento de competências de operacionalização de indicadores para análise das dinâmicas das estruturas familiares OA5 desenvolvimento de capacidades de estudo e pesquisa; de trabalho em equipa; de leitura e interpretação de informação relacionada com o programa; de desenvolver argumentação teórica e empiricamente fundamentada; de comunicação oral e escrita dos conhecimentos adquiridos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Família e representações sociais. Problemas do conhecimento sobre a família. Principais conceitos. CP2.A família no passado e nas sociedades contemporâneas a. Evolução dos indicadores demográficos. b. Mudança social e dinâmicas familiares. c. Transformações nos papéis sociais de género. d. Novos comportamentos e novos modelos de família. CP3.Perspectivas teóricas sobre a família: dos autores clássicos aos contemporâneos a. Durkheim, Simmel, Burgess, Parsons e Goode b. Autores e debates actuais CP4.Relações conjugais, parentais e de parentesco a. O casamento e a díade conjugal. Formas de conjugalidade e relações entre os sexos. b. A criança na família. Parentalidade e relações pais-filhos c. Relações intergeracionais e redes de parentesco CP5. Família e outras instituições sociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1; CP2; CP3; CP4; CP5 OA2: CP1; CP3 OA3: CP2; CP4; CP5 OA4: CP2; CP4; CP5 OA5: CP1; CP2; CP3; CP4; CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação baseia-se nos seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas;apresentação e debate de textos em aulas teórico-práticas(em grupo); realização de projeto c/componente de pesquisa empírica.A ponderação dos elementos de avaliação na classificação final do estudante é a seguinte: assiduidade e participação nas actividades lectivas: 25%; apresentação e debate de textos nas aulas teórico-práticas: 25%; trabalho de projeto: 50%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objectivos da UC concretizam-se através de aulas teóricas e teórico-práticas, orientação tutorial,e por via do trabalho dos alunos, a nível individual e de grupo. O trabalho dos alunos prevê: participação nas aulas;leitura da bibliografia; pesquisa autónoma (individual e em grupo) de bibliografia e de outras fontes de informação adequadas aos temas em estudo; apresentação e debate de textos sobre um tema numa aula teórico-prática(em grupo); realização de pesquisa empírica.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O docente apresenta os principais conteúdos e modos de operacionalização analítica. A leitura dos textos de apoio permitirá conhecer conteúdos programáticos na componente teórica das aulas. Nas sessões seminariais, através do trabalho de grupo e dos exercícios práticos, é promovida a reflexão coletiva e o debate em torno das matérias em análise.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wall, K.(org.) (2005), Famílias em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Torres, A.C.(coord.) (2001), Sociologia do Casamento. A Família e a Questão Feminina, Oeiras, Celta Editora. Segalen, M.(1999), Sociologia da Família, Lisboa, Edições Terramar. Saraceno, C. (2003), Sociologia da Família, Lisboa, Editora Estampa. Lobo, C.(2009), Recomposições familiares:Dinâmicas de um Processo de Transição, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Leandro, M.E. (2001), Sociologia da Família nas sociedades contemporâneas, Lisboa, Univ.Aberta. Guerreiro,M.D.,A.Torres,C. Lobo(2007),Famílias em mudança: configurações, valores e processos de recomposição, in M.D. Guerreiro, A.Torres e L.Capucha(eds.),Quotidiano e Qualidade de Vida, Oeiras, Celta Editora. Almeida, A.N., M.D.Guerreiro, C.Lobo, A.Torres, K.Wall, Relações Familiares:Mudança e Diversidade, em J.M.L.Viegas e A.F.Costa(org.) (1998), Portugal,Que Modernidade?, Oeiras, Celta Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Revista Sociologia, Problemas e Práticas, nº.43, 2003. Dossiê Famílias nos Censos 2001 Revista Journal of Marriage and the Family Revista Fórum Sociológico, nº. 3/4- II série, 2000. Revista Childhood Revista Análise Social, número especial Famílias, nº. 163, vol.XXXVII, Verão 2002 Revista Ageing & Society Wall, K e Delgado, A (2014), Famílias nos Censos de 2011, Lisboa, ICS. Torres, Anália Cardoso, R. Mendes e T. Lapa (2006), ?Famílias na Europa? in Jorge Vala e Anália Torres (orgs), Contextos e Atitudes Sociais na Europa, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Guerreiro, Maria das Dores (2011), Estruturas familiares e contextos sociais, em Luís Rebelo (ed.), A Família em Medicina Geral e Familiar, Lisboa, Verlag Dashöfer. Guerreiro, Maria das Dores, e Margarida Barroso (2018), ?Famílias e Gerações. Cenários de Desigualdade e Mudança?, in Renato Miguel do Carmo et al (orgs.), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Editora Mundos Sociais, pp. 165-183 Amaro, Fausto (2014), Sociologia da Família, Lisboa, Pactor

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16