Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5145
Acrónimo :
L5145
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Metodologias de Avaliação tem como grande objectivo estabelecer um primeiro contacto dos alunos com o universo da avaliação de políticas públicas, permitindo assim apreender os principais conceitos e ferramentas utilizadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A disciplina de Metodologias de Avaliação tem os seguintes objetivos de aprendizagem: (i) compreensão da especificidade da avaliação no contexto do ciclo das políticas públicas, bem como dos seus principais objetivos e domínios de intervenção; (ii) aquisição de conhecimentos sobre os principais métodos de suporte ao desenho e análise das distintas componentes dos exercícios de avaliação; (iii) desenvolvimento da capacidade de conceber processos de avaliação em diferentes áreas de intervenção.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. INTRODUÇÃO À AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 1.1. Ciências sociais e avaliação 1.2. Objeto e objetivo da avaliação 1.3. Tipologias de avaliação 1.4. A avaliação no ciclo de vida das políticas públicas 2. MÉTODOS DE SUPORTE AO DESENHO E PLANEAMENTO EM AVALIAÇÃO 2.1. Dimensões de avaliação 2.2. Questões de avaliação 2.3. Instrumentos e técnicas em avaliação 2.4. Exemplos de abordagens metodológicas 3. DESAFIOS À PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS 3.1. Elementos de valorização da avaliação 3.2. Bloqueios e dificuldades da avaliação 3.3. A interferência política no processo de avaliação 3.4. Comunicação e discussão de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular Metodologias de Avaliação tem por primeiro grande objectivo fornecer aos alunos um contacto inicial com o universo da avaliação de políticas públicas. Para tal, conta com um módulo do programa destinado à introdução à avaliação de políticas públicas e à apresentação dos seus principais conceitos e respectivo enquadramento no ciclo de programação de políticas públicas. Para além deste objectivo inicial procurou-se ainda que o aluno adquirisse os conhecimentos básicos essenciais no desenho e planeamento da avaliação. Por fim, e em termos de objectivos, também se considerou fundamental que os alunos tivessem um primeiro contacto com os desafios à pratica da avaliação.

Avaliação / Assessment


Em termos de avaliação a unidade curricular recorre à elaboração de dois trabalhos práticos. A nota final será obtida com recurso à seguinte ponderação: • Primeiro trabalho (individual) - 60% da nota final; • Segundo trabalho (em grupo) - 40% da nota final. O segundo trabalho contempla uma apresentação pública do mesmo. Para aprovação é necessário ter um mínimo de 75% de assiduidade às aulas. A unidade curricular contempla também a modalidade de avaliação por exame nos termos definidos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa abordagem interactiva, capaz de combinar a provisão de informação teórica e metodológica actualizada, desenvolver o sentido crítico dos alunos e o contacto com o campo da avaliação. A avaliação faz parte desse processo, procurando-se incentivar as competências de pesquisa e de trabalho individual/grupo. A utilização de exposições orais e dos ensaios escritos visa igualmente desenvolver um conjunto diversificado de competências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação da unidade curricular Metodologias de Avaliação é realizada ao longo do período lectivo e está suportada na realização de dois trabalhos de grupo. No primeiro trabalho será elaborada uma avaliação de eficácia de uma política pública em curso, de modo a que os alunos contactem directamente com as opções instrumentais que poderão ser tomadas para a plena concretização dos objectivos de um exercício de avaliação. No segundo, será elaborado um projecto de caderno de encargos para um exercício de avaliação de uma política pública à escolha dos alunos, de forma a que estes possam treinar quais os principais procedimentos que devem anteceder a realização de um exercício de avaliação. Estes trabalhos traduzem-se numa aproximação prática ao universo da avaliação de políticas públicas, em especial no que concerne à sua dimensão metodológica, aplicada a casos concretos da realidade das políticas públicas nacionais ou comunitárias, o que evidência o elevado grau coerência das metodologias de ensino com os objectivos da própria unidade curricular.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Alkin, M. & Vo, A. (2024). Evaluation essentials: from A to Z. (3nd. Ed.). The Guilford Press. Bamberger, M. & Mabry, L. (2020). RealWorld evaluation. Working under budget, time, data and political constrains. (3th. Ed.). Sage. Barrington, G. & Triana-Tremain, B. (2022). Evaluation time: a practical guide for evaluation. Sage. Capucha, L. & Caramelo, S. (2024). Ciências sociais aplicadas: planeamento e avaliação de políticas públicas. Almedina. Fitzpatrick, J., Sanders, J. & Worthen, B. (2023). Program evaluation: Alternative approaches and practical guidelines. (5th. Ed.). Pearson. Giancola, S. (2025). Program evaluation: embedding evaluation into program design and development (2th. Ed.). Sage. Rossi, P., Lipsey, M. & Henry, G. (2019). Evaluation: a systematic approach. (8th. Ed.). Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bakken, L. (2018). Evaluation practice for collaborative growth: a guide to program evaluation with stakeholders and communities. Oxford University Press. Braverman, M. (2022). Evaluating program effectiveness: validity and decision-making in outcome evaluation. Sage. Burch, P. & Heinrich, C. (2016). Mixed Methods for policy research and program evaluation. Sage. Chen, H. (2015). Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective. (2nd. Ed.). Sage. Chiappini, H. (2017). Social impact funds: definition, assessment and performance. London: Palgrave Macmillan. Chouinard, J. & Cram, F. (2019). Culturally responsive approaches to evaluation: empirical implications for theory and practice. Sage. Cousins, J. (2020). Collaborative approaches to evaluation: principles in use. Sage. Donaldson, S. I. (2021). Introduction to theory-driven program evaluation: culturally responsive and strengths-focused applications (2nd. Ed.). Routledge. Duffy, D. (2017). Evaluation and governing in the 21st century: disciplinary measures, transformative possibilities. Palgrave Macmillan UK. Fink, A. (2015). Evaluation fundamentals: insights into program effectiveness, quality and value. (3th. Ed.). Sage. Fox, C., Grimm, R. & Caldeira, R. (2017). An introduction to evaluation. Sage. Fröhlich, M. &; Sperlich, S. (2019). Impact evaluation, treatment effects and causal analysis. Cambridge University Press. Gertler, P., Martinez, S., Premand, P., Rawlings, L. & Vermeersch, C. (2018). Avaliação de Impacto na Prática. (2th. Ed.). World Bank Publications. Glewwe, P., & Todd, P. (2022). Impact evaluation in international development: theory, methods, and practice. World Bank Publications. Guerra-López, I. (2017). Performance evaluation: proven approaches for improving program and organizational performance. Jossey-Bass. Hardy, A., Preiser, W. & Schramm, U. (2017). Building performance evaluation: from delivery process to life cycle phases. (2nd. Ed.). Springer International Publishing. Hedges, L & Tipton, E. (2025). Designing small evaluation studies. Sage. HM Treasury (2018). The green book central government guidance on appraisal and evaluation. Crown Copyright. HM Treasury (2020). Magenta book: guidance for evaluation. Crown Copyright. Josselin, J. & Maux, B. (2017). Statistical tools for program evaluation methods and applications to economic policy, public health, and education. Springer. Kenneth J. & Posavac, E. (2018). Program evaluation: methods and case studies. (9th. Ed.). Routledge. Kilmer, R. & Cook, J. (2021). The practice of evaluation: partnership approaches for community change. Sage. Markiewicz, A. & Patrick, I. (2015). Developing monitoring and evaluation frameworks. Sage. Mcdavid, J., Huse, I. & Hawyhorn, L (2019). Program evaluation and performance measurement. An introduction to practice. (3th. Ed.). Sage. McKegg, K., Patton, M. & Wehipeihana, N. (2016). Developmental evaluation exemplars: principles in practice. The Guilford Press. Mertens, D. (2018). Mixed Methods design in evaluation. Sage. Mertens, D. & Wilson, A. (2018). Program evaluation theory and practice: a comprehensive guide. (2nd. Ed.). The Guilford Press. Monsen, K. A. (2018). Intervention effectiveness research: Quality improvement and program evaluation. Springer International Publishing. Neumeister, K. S., & Burney, V. H. (2021). Gifted program evaluation: A handbook for administrators and coordinators. Routledge. Newcomer, K. & Hart, N. (2021). Evidence-building and evaluation in government. Sage. Nkwake, A. (2015). Credibility, validity, and assumptions in program evaluation methodology. Springer. Nkwake, A. (2020). Working with assumptions in international development program evaluation. (2nd. Ed.). Springer Nature. OECD/DAC (2019). Better criteria for better evaluation. Revised evaluation criteria definitions and principles for use. OECD DAC Network on Development Evaluation. Padia, E. (2019). Bases para la evaluación de impacto de políticas públicas. Instituto Andaluz de Administración Pública. Parsons, D. (2017). Demystifying evaluation: Practical approaches for researchers and users. Policy Press. Patton, M. (2017). Principles-focused evaluation: the guide. The Guilford Press. Patton, M. (2018). Facilitating evaluation: principles in practice. Sage. Patton, M. (2022). Utilization-focused evaluation. (5th. Ed.). Thousand Oaks: Sage. Patton, M., McKegg, K & Wehipeihana, N. (2016). Developmental evaluation exemplars. The Guilford Press. Peck, L. (2019). Experimental evaluation design for program improvement (Vol. 5). Sage. Podems, D. R. (2018). Being an evaluator: Your practical guide to evaluation. Guilford Publications. Posavac, E. & Linfield, K. (2018). Program evaluation: methods and case studies. (9th. Ed.). Routledge. Preskill, H. & Russ-Eft, D. (2016). Building evaluation capacity. (2nd. Ed.) Sage. Rico, J. (2020). Guía de evaluación de resultados de políticas públicas. Madrid: Ministerio de Política Territorial y Función Pública. Rohanna, K. (2021). Leading Change through evaluation: improvement science in action. Sage. Rubin, A. (2020). Pragmatic program evaluation for social work: an introduction. Cambridge University Press. Saunders, R. (2016). Implementation monitoring and process evaluation. Sage. Schmid, C., Stijnen, T. & White, I. (eds.) (2021). Handbook of meta-analysis. Boca Raton: CRC Press. Shah, A. (2020). Policy, program and project evaluation: a toolkit for economic analysis in a changing world. Palgrave Macmillan. Stern, E. (2015). Impact evaluation: a guide for commissioners and managers. Bond. Stockmann, R. & Meyer, W. (eds.) (2016). The future of evaluation: global trends, new challenges, shared perspectives. Palgrave Macmillan. Stufflebeam, D. & Shinfield, A. (2014). Evaluation theory, models and applications. (2nd. Ed.). Wiley and Sons. Stufflebeam, D., & Zhang, G. (2017). The CIPP evaluation model: How to evaluate for improvement and accountability. Guilford Publications. Thomas, V. & Campbell, P. (2020). Evaluation in today’s world: respecting diversity, improving quality, and promoting usability. Sage. Vedung, E. (2017). Public policy and program evaluation. Routledge. White, H. & Raitzer, D. (2017). Impact evaluation of development interventions. Asian Development Bank. Wholey, J., Harty, H. & Newcomer, K. (eds.) (2015). Handbook of practical program evaluation. (4th. Ed.). Jossey-Bass. Wingate, L., Boyce, A., Becho, L., & Robertson, K. (Eds.). (2025). Core concepts in evaluation: classic writings and contemporary commentary. Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-14