Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5148
Acrónimo :
L5148
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Sem aplicação

Objetivos Gerais / Objectives


É objectivo geral da Unidade de Crédito Sociedade e Políticas Sociais abordar a relação entre o estado e a sociedade no domínio das políticas sociais. A delimitação dos conceitos e da problemática objeto da UC será complementada por uma dupla perspetiva estrutural e processual, de modo a familiarizar os estudantes com as diferentes dimensões estruturais envolvidas na análise dos estados e das políticas sociais nas sociedades desenvolvidas, por um lado, e com as respetivas dinâmicas de evolução, por outro lado. Pretende-se ainda desenvolver a capacidade de análise crítica e o domínio específico das políticas sociais em Portugal, não deixando de se explorar o contexto europeu em que as mesmas se desenvolvem. Tendo em conta a diversidade de cursos em que a UC é disciplina obrigatória ou optativa, a UC permite abordagens que, sem deixar qualquer das perspetivas de lado, coloquem maior ênfase ou nas dimensões conceptuais ou nas dimensões substantivas das políticas sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a conclusão da Unidade de Crédito os estudantes devem ficar habilitados a reconhecer e problematizar os conceitos objeto da temática da disciplina, a analisar a evolução histórica das realidades do estado e das políticas sociais no contexto das sociedades europeias e, em particular, em Portugal, e ainda a conhecer as instituições e as principais políticas sociais e os problemas a que procuram dar resposta.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Políticas Sociais: fronteiras e definições. Definição e âmbito nas políticas públicas. Origens e desenvolvimento histórico. 2. Estado-Providência e Políticas Sociais: modelos, transformações e debates. Tipologias, modelos e aspectos distintivos dos Estados-Providência. Estados-Providência, factores de mudança e trajectórias de ajustamento. As especificidades da Europa do Sul. Modelo(s) social(is) europeu(s). 3. Políticas Sociais em Portugal: traços, percursos e desafios. Sociedade portuguesa e protecção social. Educação, formação e qualificação. Protecção Social. Políticas de Saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa possui como característica básica a abrangência dos temas a abordar, de modo a acolher a diversidade dos alunos que frequentam a disciplina. A estrutura assenta em dois vetores coerentes com os objetivos: das definições comncptuais mais abstratas para os níveis mais concretos de operação das políticas sociais; análises estruturais das diversas problemáticas, combinadas com análises dinâmicas e processuais.

Avaliação / Assessment


A avaliação da UC inclui: - Componente em grupo: aula prática (25%), - Componente individual: frequência (75%) O sistema de avaliação comporta ainda um exame final para os alunos que optem pela modalidade de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC comporta aulas de apresentação, pelos docentes, das principais temáticas, e aulas com maior envolvimento prático dos alunos. No processo de ensino-aprendizagem considera-se assim essencial não apenas a introdução às principais problemáticas, aos conceitos e às informações relevantes sobre as realidades substantivas objeto da disciplina, mas também o trabalho autónomo dos alunos, com base na bibliografia fornecida para apoio a cada aula e com o devido acompanhamento dos docentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao combinar as aulas teóricas com exposição das matérias de natureza mais teórica com o trabalho dos alunos e o acompanhamento tutorial visa-se atingir o duplo objectivo de desenvolvimento de conhecimentos sobre as referidas matérias e também de capacidades operativas relevantes em si mesmas e também para a consolidação das aprendizagens e a compreensão dos mecanismos de articulação entre as políticas sociais, o estado e a sociedade.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16