Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O aluno deve adquirir um conhecimento abrangente da história política europeia no contexto mundial (c.1870-1960)
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer e compreender os equilíbrios e vulnerabilidades da Europa desde 1870 até ao dealbar do século XX; OA2 - Conhecer e compreender a Primeira Guerra Mundial; OA3 - Conhecer e compreender a realidade europeia no período entre-guerras; OA4 - Conhecer e compreender a Segunda Guerra Mundial. OA5 – Conhecer e compreender a realidade europeia após 1945.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Introdução: A ordem europeia saída do Congresso de Viena 1. A Europa nas últimas décadas do século XIX Novos países e velhos impérios A afirmação colonial e imperial 2. A Europa do dealbar do século XX ao fim da I Guerra Mundial Prosperidade, conflitos e nacionalismos: a eclosão da guerra A grande matança. A revolução bolchevique 3. Europa entre-guerras Versailles: a paz dos vencedores. A Sociedade das Nações Hitler e o projeto nazi Estaline e o estalinismo. 4. A II Guerra Mundial O desmoronar da ordem pré-guerra Da Blitzkrieg à invasão da URSS O suplício dos civis: deportações, execuções, massacres, genocídio A mundialização do conflito e a derrota alemã. A Europa exausta 5. O pós-guerra na Europa Legados e recuperação da Europa O início da Guerra Fria A descolonização 6. O mundo da Guerra Fria O bloco comunista após 1945 A Europa: da CEE à UE O despertar da Ásia O despertar do mundo árabe
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA 1 é alcançado através da Introdução e dos pontos 1 e 2 do Programa; O OA 2 é alcançado através do ponto 2; O OA 3 é alcançado através dos pontos 3; O OA 4 é alcançado através do ponto 4. O OA 5 é alcançado através dos pontos 5 e 6.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é constituída por um trabalho de grupo e um teste final (frequência). Para quem não obtiver aproveitamento na avaliação periódica é obrigatória a realização do exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas apoiarão o estudo individual das leituras aconselhadas incluídas na bibliografia. Nas aulas será estimulado o debate em torno das questões tratadas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos para responder aos objetivos de aprendizagem. A leitura da bibliografia aconselhada será fundamental para o domínio dos conteúdos. O trabalho de grupo e a frequência destinam-se a avaliar a aquisição dos objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bernard Bruneteau, O Século dos Genocídios, Violências, Massacres e Processos Genocidiários, da Arménia ao Ruanda, Lisboa, Instituto Piaget, 2008 Jean Carpentier e François Lebrun, História da Europa, Lisboa, Estampa, 1993 Nial Ferguson, Civilização, o Ocidente e os Outros, Porto, Civilização Editora, 2012 Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos, Lisboa, Editorial Presença, 1996 James Joll, A Europa desde 1870, Lisboa, Dom Quixote, 1995 David S. Landes, A Riqueza e a Pobreza das Nações, Lisboa, Gradiva, 2005 Mark Mazower, Dark Continent. Europe's Twentieth Century, New York, Vintage Books, 1998 J.M. Roberts, História do Século XX, vol. I, Lisboa, Ed. Presença, 2007 Francisco Carlos Teixeira da Silva, Enciclopédia de Guerras e Revoluções do século XX. As Grandes Transformações do Mundo Contemporâneo, Rio de Janeiro, Elsevier, 2004 Venner, D. (2009). O Século de 1914. Utopias, Guerras e Revoluções na Europa do Século XX, Porto, Civilização Ed.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
• Anne Applebaum, Gulag: uma História, Porto, Civilização, 2005 • Hannah Arendt, As Origens do Totalitarismo, 2ª ed., Lisboa, Dom Quixote, 2006 • F. Fernández-Armesto, As Américas, Rio de Mouro, Círculo de Leitores, 2004 • Archie Brown, Ascensão e Queda do Comunismo, Lisboa, D. Quixote, 2010 • Stéphane Courtois e outros, O Livro Negro do Comunismo. Crimes, Terror e Repressão, Lisboa, Quetzal, 1999 • Norman Davies, A Europa em Guerra, 1939-1945, Lisboa, Edições 70, 2008 • Dossier "50 anos depois da morte de Estaline", Público, 5.3.2003 • Norbert Elias, Os Alemães. A Luta pelo Poder e a Evolução do Habitus nos séculos XIX e XX, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1997 • Trond Berg Eriksen e outros, História do Anti-semitismo, Lisboa, edições 70, 2010 • François Furet, O Passado de uma Ilusão. Ensaio sobre a Ideia Comunista no século XX, Lisboa, Presença, 1996 • Ernest Gellner, Condições da Liberdade, Lisboa, Gradiva, 1995 • Ernest Gellner, Dos Nacionalismos, Lisboa, Teorema, 1998 • Stephen G. Haw, História da China, Lisboa, Tinta da China, 2008 • Kenneth Henshall, História do Japão, Lisboa, Edições 70, 2008 • Dennis P. Hupchick, The Balcans. From Constantinople to Communism, Palgrave Macmillan, 2004 • John Keegan, O Rosto da Batalha, Lisboa, Fragmentos, 1987 • Ian Kershaw, Hitler, London, Penguin Books, 2008 • Arno J. Mayer, The Furies. Violence and Terror in the French and Russian Revolutions, Princeton University Press, 2002 • Mark Mazower, Os Balcãs. História Breve, Lisboa, Círculo de Leitores, 2003 • Mark Mazower, Hitler's Empire, Nazi Rule in Occupied Europe, London, Penguin Books, 2009 • Simon Sebag Montefiore, O Jovem Estaline, Lisboa, Alêtheia, 2008 • Simon Sebag Montefiore, Estaline, A Corte do Czar Vermelho, Alêtheia Editores, 2003 • George L. Mosse, De la Grande Guerre au Totalitarisme, Paris, Hachette, 1999 • Victor Neto, "O atentado de Seravejo e as origens da Grande Guerra" Revista de História das Ideias, 2009, vol. 30, pp.473-489 • Stéphane Audoin- Rouzeau e Annette Becker, "Violência e consentimento: a 'cultura de guerra' no primeiro conflito mundial" in J.-P. Rioux, J.-F. Sirinelli, Para uma História Cultural, Lisboa, Estampa,1998 pp. 237-251 • Lionel Richard, A República de Weimar (1919-1933), S. Paulo, Companhia das Letras, s.d. • Alain Sked, Declínio e Queda do Império Habsburgo, Lisboa, Edições 70, 2008 • Timothy Snyder,Terra Sangrenta. A Europa entre Hitler e Estaline, Lisboa, Bertrand Editora, 2011 • Zara Steiner, The Lights that Failed: European International History, 1919-1933, Oxford, Oxford University Press, 2005 • Michael Sturmer, O Império Alemão, Rio de Mouro, Círculo de Leitores, 2003 • Paul Weindling, Health, Race and German Politics Between National Unification and Nazism 1870-1945, Cambridge University Press, 1993 • Paul Weindling, Epidemics and Genocide in Eastern Europe, 1890-1945, Oxford, Oxford university Press, 2000 • Henri Wesseling, Les Empires Coloniaux Européens, 1815-1919, Paris, Ed. Gallimard, 2009 • Outras leituras • Alexandre Soljenitsine, Arquipélago de Gulag, 2 vols., Lisboa, Bertrand, 1977 • Jonathan Littell, As Benevolentes, Lisboa, Dom Quixote, 2007 • Eric Hobsbawm, Tempos Interessantes, Uma Vida no Século XX, Porto, Campo das Letras, 2005 • Tony Judt, O Século XX Esquecido. Lugares e Memórias, Lisboa, Edições 70, 2009 • Tony Judt, Um Tratado Sobre os Nossos Actuais Descontentamentos, Liboa, Edições 70, 2010 • Tony Judt, O Chalet da Memória, Lisboa, Edições 70, 2011 • Daniel Mendelsohn, Os Desaparecidos. À Procura de Seis em Seis Milhões, Lisboa, D. Quixote, 2009 • W. G. Sebald, Austerlitz, Lisboa, Teorema, 2004 • W. G. Sebald, História Natural da Destruição, Lisboa, Teorema, 2006 • Elias Canetti, A Língua Posta a Salvo, Porto, Campo das Letras, 2008 • Primo Levi, Se Isto É Um Homem, Lisboa, Teorema, 2001
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16