Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5157
Acrónimo :
L5157
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objectivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos de base sobre os processos de institucionalização e a relevância das principais instituições políticas nas sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política. 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos. 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político. 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais. 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos básicos e autores clássicos 2. Instituições Políticas Autoritárias I (Tipos de Regime, Eleições, Parlamentos) 3. Instituições Políticas Autoritárias II (Teorias de sobrevivência) 4. Instituições Democráticas I (Teorias da democracia) 5. Instituições Democráticas II (Tipos de democracia) 6. Instituições Democráticas III (Sistemas de governo) 7. Erosão Democrática I (Conceitos e Autores) 8. Erosão Democrática II (Teorias da regressão e casos) 9. Eleições, Integridade Eleitoral e Instituições Políticas I (regimes não-democráticos) 10. Eleições, Integridade Eleitoral e Instituições Políticas II (regimes democráticos)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas

Avaliação / Assessment


I - Avaliação ao longo do semestre. Trabalhos individuais e coletivos em aula: 60% a) Análise individual de um texto indicado pela professora a decorrer na segunda parte das aulas teórico-práticas por um conjunto aleatório de alunos (preparação prévia em casa; exercício meramente oral) – 25% b) Exposição individual de uma notícia da atualidade relacionada com a matéria em 5 min (preparação prévia em casa; exercício meramente oral) – 10% c) Participação em grupo num debate sobre um ato eleitoral de 2024 a definir (preparação prévia em casa; exercício oral e escrito) – 25% Frequência no final do semestre: 40% Frequência mínima das aulas: 70% II - Avaliação por exame final a) Exame (100%) - mais exigente do que a frequência, caracteriza-se por perguntas menos objetivas e que implicam articulação da matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Primeira parte da aula dedicada à exposição do docente com recurso a slides, sendo bem-vindas participações pertinentes ou quaisquer dúvidas por parte dos alunos. Segunda parte da aula dedicada a leitura e discussão de textos previamente indicados e notícias da atualidade selecionadas pelos alunos Recurso a ferramentas do moodle para dinamizar a aula através de métodos interativos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): remembering; understanding 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): applying 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): analyzing; evaluating

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Rhodes, Rod; Binder, Sarah e Rockman, Bert (Eds.). (2008). The Oxford handbook of political institutions. Oxford University Press. - Gandhi, J., & Ruiz-Rufino, R. (Eds.). (2015). Routledge Handbook of Comparative Political Institutions. Routledge. - Linz, Juan (2015). Autoritarismo e Democracia. Lisboa: Livros Horizonte. - Dahl, Robert (1989). Democracy and its critics. New Haven: Yale University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Fukuyama, F. (2014). Political Order and Political Decay: From the Industrial Revolution to the Globalization of Democracy. Farrar, Straus and Giroux. Levitsky, S., & Ziblatt, D. (2018). How Democracies Die. Crown. Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy: Government Forms and Performance in Thirty-Six Countries (2nd ed.). Yale University Press. Levitsky, S., & Way, L. A. (2010). Competitive Authoritarianism: Hybrid Regimes After the Cold War. Cambridge University Press. Przeworski, A. (2010). Democracy and the Limits of Self-Government. Cambridge University Press. Huntington, S. P. (1991). The Third Wave: Democratization in the Late 20th Century. University of Oklahoma Press. De Mesquita, B. B., Smith, A., Siverson, R. M., & Morrow, J. D. (2003). The Logic of Political Survival. MIT Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-29