Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5157
Acrónimo :
L5157
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objectivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos de base sobre os processos de institucionalização e a relevância das principais instituições políticas nas sociedades contemporâneas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política. 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos. 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político. 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais. 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Definições básicas para o estudo das instituições políticas 2. O Estado: a institucionalização do poder político 3. A democracia e as instituições democráticas 4. Os regimes não-democráticos e híbridos 5. O funcionamento e a qualidade da democracia 6. As eleições, o parlamento e o governo 7. Os sistemas de governo: presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas

Avaliação / Assessment


I - Avaliação contínua (requer assiduidade mínima de 2/3 das aulas) a) 1ª Frequência: 40% - prova escrita realizada no final do semestre, incluindo a matéria toda. b) Tarefas aulas práticas e participação: 60% - as tarefas realizadas em sala de aula assumem uma importância maior na avaliação do aluno porque contribuem para uma melhor aprendizagem e ocorrem em diversos momentos ao longo do semestre, por oposição à frequência que é um momento único de escrita. Neste âmbito, são designadas tarefas diversas ao longo do semestre, individualmente e em grupo, complementadas por trabalho autónomo fora da sala. Desta forma, garante-se o trabalho ao longo do semestre e torna-se as aulas mais interativas e estimulantes. OU II - Avaliação por exame final a) Exame (100%) - mais exigente do que a frequência, caracteriza-se por perguntas menos objetivas e que implicam articulação da matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição do docente com recurso a slides, sendo bem-vindas participações pertinentes ou quaisquer dúvidas por parte dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): remembering; understanding 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): applying 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): analyzing; evaluating

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Teixeira, Conceição Pequito (ed.) (2017). O sistema político português: uma perspetiva comparada. Cascais: Principia. - Rhodes, Rod; Binder, Sarah e Rockman, Bert (Eds.). (2008). The Oxford handbook of political institutions. Oxford University Press. - Pasquino, Gianfranco (2010). Curso de Ciência Política. 2ª ed. Cascais: Princípia. - Linz, Juan (2015). Autoritarismo e Democracia. Lisboa: Livros Horizonte. - Dahl, Robert (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Strøm, Kaare e Müller, Wolfgang C.; Bergman, Torbjorn (eds.) (2003). Delegation and accountability in parliamentary democracies. Oxford: Oxford Univ. Press. - Pinto, António Costa; Sousa, Luis de; e Magalha?es, Pedro (eds.) (2013). A qualidade da democracia em Portugal. Lisboa: Imprensa de Cie?ncias Sociais. - Pasquino, Gianfranco (2005). Sistemas Políticos Comparados. Cascais: Principia. - Meirinho, Manuel (2008). Representac?a?o poli?tica, eleic?o?es e sistemas eleitorais. Lisboa: Instituto Superior de Cie?ncias Sociais e Poli?ticas. - Lobo, Marina Costa (2005). Governar em Democracia. Lisboa: ICS. - Linz, Juan e Stepan, Alfred (1996). Problems of democratic transition and consolidation. Baltimore: Johns Hopkins Univ. Press. - Freire, André (ed.) (2015). O Futuro da Representação Política Democrática. Lisboa: Nova Vega. - Diamond, Larry e Morlino, Leonardo (eds) (2005). Assessing the quality of democracy. Baltimore: Johns Hopkins University Press. - Della Porta, Donatella (2003). Introdução à Ciência Política. Lisboa: Editorial Estampa. - Dahl, Robert (1989). Democracy and its critics. New Haven: Yale University Press - Cruz, Manuel Braga da (2017). O sistema político português, Lisboa: FFMS.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16