Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objectivo fundamental proporcionar aos estudantes um conjunto de conhecimentos de base sobre os processos de institucionalização e a relevância das principais instituições políticas nas sociedades contemporâneas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política. 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos. 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político. 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais. 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Definições básicas para o estudo das instituições políticas 2. O Estado: a institucionalização do poder político 3. A democracia e as instituições democráticas 4. Os regimes não-democráticos e híbridos 5. O funcionamento e a qualidade da democracia 6. As eleições, o parlamento e o governo 7. Os sistemas de governo: presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas
Avaliação / Assessment
I - Avaliação contínua (requer assiduidade mínima de 2/3 das aulas) a) 1ª Frequência: 40% - prova escrita realizada no final do semestre, incluindo a matéria toda. b) Tarefas aulas práticas e participação: 60% - as tarefas realizadas em sala de aula assumem uma importância maior na avaliação do aluno porque contribuem para uma melhor aprendizagem e ocorrem em diversos momentos ao longo do semestre, por oposição à frequência que é um momento único de escrita. Neste âmbito, são designadas tarefas diversas ao longo do semestre, individualmente e em grupo, complementadas por trabalho autónomo fora da sala. Desta forma, garante-se o trabalho ao longo do semestre e torna-se as aulas mais interativas e estimulantes. OU II - Avaliação por exame final a) Exame (100%) - mais exigente do que a frequência, caracteriza-se por perguntas menos objetivas e que implicam articulação da matéria.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposição do docente com recurso a slides, sendo bem-vindas participações pertinentes ou quaisquer dúvidas por parte dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Reconhecer a importância das instituições políticas na Política e na Ciência Política - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 2. Identificar e explicar as principais dinâmicas institucionais dos regimes democráticos e não-democráticos - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): understanding 3. Definir e classificar instituições centrais do sistema político - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): remembering; understanding 4. Utilizar conceitos e teorias politológicas para resolver problemas concretos relacionados com instituições políticas fundamentais - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): applying 5. Formular juízos críticos e sustentados sobre o desempenho das instituições políticas - Nível de aprendizagem (taxonomia de Bloom/Lorin Anderson e Krathwohl [2001]): analyzing; evaluating
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Teixeira, Conceição Pequito (ed.) (2017). O sistema político português: uma perspetiva comparada. Cascais: Principia. - Rhodes, Rod; Binder, Sarah e Rockman, Bert (Eds.). (2008). The Oxford handbook of political institutions. Oxford University Press. - Pasquino, Gianfranco (2010). Curso de Ciência Política. 2ª ed. Cascais: Princípia. - Linz, Juan (2015). Autoritarismo e Democracia. Lisboa: Livros Horizonte. - Dahl, Robert (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Strøm, Kaare e Müller, Wolfgang C.; Bergman, Torbjorn (eds.) (2003). Delegation and accountability in parliamentary democracies. Oxford: Oxford Univ. Press. - Pinto, António Costa; Sousa, Luis de; e Magalha?es, Pedro (eds.) (2013). A qualidade da democracia em Portugal. Lisboa: Imprensa de Cie?ncias Sociais. - Pasquino, Gianfranco (2005). Sistemas Políticos Comparados. Cascais: Principia. - Meirinho, Manuel (2008). Representac?a?o poli?tica, eleic?o?es e sistemas eleitorais. Lisboa: Instituto Superior de Cie?ncias Sociais e Poli?ticas. - Lobo, Marina Costa (2005). Governar em Democracia. Lisboa: ICS. - Linz, Juan e Stepan, Alfred (1996). Problems of democratic transition and consolidation. Baltimore: Johns Hopkins Univ. Press. - Freire, André (ed.) (2015). O Futuro da Representação Política Democrática. Lisboa: Nova Vega. - Diamond, Larry e Morlino, Leonardo (eds) (2005). Assessing the quality of democracy. Baltimore: Johns Hopkins University Press. - Della Porta, Donatella (2003). Introdução à Ciência Política. Lisboa: Editorial Estampa. - Dahl, Robert (1989). Democracy and its critics. New Haven: Yale University Press - Cruz, Manuel Braga da (2017). O sistema político português, Lisboa: FFMS.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16