Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC pretende contribuir para a compreensão do que é um partido político, um sistema partidário e um grupo de interesse; de como classificá-los de acordo com tipologias clássicas e actuais e de como têm evoluído ao longo do tempo, tanto em Portugal, como noutros países do mundo. Ao longo do semestre, o caso português é examinado relativamente aos três temas, sobretudo através de exercícios em sala de aula, embora sejam frequentemente referidos exemplos de outros países, em particular países ocidentais. Nos debates, bem como nos trabalhos escritos, há a possibilidade de aprofundar o conhecimento sobre outras partes do mundo. A realização da UC prepara os/as estudantes para terem uma capacidade de actuação, cientificamente informada, nos diversos cenários de intervenção: a nível pessoal, profissional (ensino, investigação, administração pública, organizações da sociedade civil, etc.) e cívico/político.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
diferenças entre ambos; OA2 – Identificar e descrever as principais tipologias clássicas e actuais de classificação de partidos políticos e ser capaz de categorizar partidos; OA3 – Identificar e descrever as principais famílias partidárias e ser capaz de categorizar partidos; OA4 – Descrever algumas características actuais dos partidos políticos (e.g. forma como recrutam os/as candidatos/as, como lidam com a inclusão de género) e analisá-las criticamente; OA5 – Identificar e descrever as principais tipologias clássicas e formas actuais de classificação de sistemas partidários e ser capaz de categorizar sistemas partidários; OA6 – Caracterizar as tendências evolutivas dos partidos políticos e dos sistemas partidários nos países ocidentais e analisá-las criticamente; OA7 – Descrever as teorias mais proeminentes de análise de grupos de interesse e argumentar em torno do lobbying.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Parte 1 – Partidos Políticos CP 1. Introdução ao estudo dos partidos políticos - Definição e funções dos partidos CP 2. Tipologias clássicas de partidos políticos - Partidos de quadros e partidos de massas (Duverger) - Partido catch-all (Kirchheimer) e partido profissional-eleitoral (Panebianco) - Partido cartel (Katz e Mair) CP 3. Partidos e Ideologia - Significado e utilidade de “famílias partidárias” - Principais famílias partidárias CP 4. Características e evolução dos partidos políticos - "Jardim Secreto": selecção de candidatos/as - Género e partidos - Campanhas políticas Parte 2 – Sistemas Partidários CP 5. Introdução ao estudo dos sistemas partidários - Tipologias clássicas de sistemas partidários: Duverger, Sartori e Mair - Institucionalização dos sistemas partidários - A evolução dos sistemas partidários Parte 3 – Grupos de Interesse CP 6. Introdução ao estudo dos grupos de interesse Definições e funções dos grupos de interesse Neocorporativismo e pluralismo Lobbying
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) da UC está assegurada da seguinte forma: OA1 - CP1; CP6 OA2 – CP2 OA3 – CP3 OA4 – CP4 OA5 – CP5 OA6 – CP4; CP5 OA7 – CP6
Avaliação / Assessment
Os/as estudantes podem optar por realizar a UC por avaliação ao longo do semestre ou por exame. A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) exposição oral de texto em grupo e participação nas aulas (exercícios e debates) (30% da nota final) b) realização de um trabalho de grupo escrito (30%) c) teste final (40%). Todos os momentos de avaliação são obrigatórios e a nota mínima admitida em cada é 8 valores. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) A exposição oral de texto em grupo consiste na apresentação oral de um ou dois textos por parte dos/as estudantes, seguida de um debate com a turma. A intenção é que os/as estudantes apresentem o texto por palavras suas, de forma a que os colegas percebam. Depois da apresentação, devem fazer uma apreciação crítica do texto e apresentar uma pergunta para gerar debate na sala de aula ou pensar num exercício. Esta componente é avaliada individualmente. A avaliação da “participação nas aulas” é feita da seguinte forma: adiciona-se à nota da apresentação oral de texto 0,5; 1 ou 1,5 valores aos/às estudantes mais participativos. Ser participativo significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) O trabalho escrito é feito em grupo e a nota é dada ao grupo. As instruções do trabalho escrito variam de ano para ano e são facultadas no primeiro dia de aulas. Os critérios de avaliação dos trabalhos escritos são os seguintes: 1) Clareza formal do trabalho (qualidade da escrita, estrutura, interligação de secções): 20%; 2) Cobertura dos conteúdos requeridos (qualidade/profundidade da informação apresentada): 50%; Análise/reflexão crítica: 15%; 4) Nº/qualidade de leituras académicas e adequada incorporação da bibliografia consultada no trabalho: 15% c) O teste é individual, sem consulta e inclui toda a matéria. O enunciado tem cinco perguntas, tendo o/a estudante de responder a quatro. Todas as perguntas têm o mesmo peso. Relativamente à avaliação por exame (100%), este inclui toda a matéria e é composto por uma pergunta de desenvolvimento e cinco perguntas mais curtas de resposta obrigatória.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC segue um método de ensino essencialmente interactivo, pelo que os/as estudantes são incentivados a participarem nas aulas através de questões ou comentários, mesmo durante as aulas expositivas. Os períodos de exposição são frequentemente intercalados por exercícios, que cumprem dois objectivos essenciais: solidificar conhecimentos e descansar da exposição e, consequentemente, melhorar a aprendizagem. Em três aulas teórico-práticas, meia hora de aula é dedicada a um debate sobre um tema que os/as estudantes devem preparar com antecedência. As aulas práticas consistem em exposições orais pelos estudantes, com natural envolvimento da docente e dos demais estudantes. Em ambos os casos, incentiva-se o trabalho autónomo dos/as estudantes. Os vários métodos de ensino descritos (exposição com contributos dos/as estudantes, exercícios de aplicação da matéria, debate espontâneos ou previamente preparados, etc) são uma parte essencial da estratégia educativa da UC. A este nível, a diversidade de métodos utilizados contribui para que os/as estudantes adquiram competências cognitivas mais complexas, como a capacidade de analisar ou de avaliar cada um dos conteúdos programáticos leccionados, permitindo assim o cumprimento dos objectivos de aprendizagem previamente delineados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, que são expostos durante as aulas teóricas e que são essenciais para todos os objectivos de aprendizagem. Essa compreensão é potencializada pelas aulas práticas, em que os/as estudantes fazem apresentações orais de textos e pela realização do trabalho escrito. Os exercícios e debates realizados ao longo das aulas permitem alcançar os objetivos de aprendizagem que contêm uma dimensão mais prática (OA2, OA3, OA4, OA5, OA6). No teste as perguntas vão ao encontro do que é exposto e praticado ao longo do semestre. Fazem a ponte com a realidade, e visam avaliar a compreensão, bem como a aplicação do conhecimento, mais do que a simples memória. A avaliação ao longo do semestre compreende diversas componentes, todas elas diferentes entre si. Esta diversidade cumpre dois objectivos principais. Por um lado, testa diferentes tipos de competências, tais como conhecer, compreender, analisar, avaliar, aplicar e criar, bem como a capacidade de oratória e escrita dos/as estudantes, avaliadas a partir de prestações espontâneas e/ou previamente preparadas, individuais e de grupo. Por outro, permite ir ao encontro das valências das/os vários estudantes.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Jalali, Carlos (2019), “The Portuguese Party System: Evolution in Continuity?”, in António Costa Pinto e Conceição Pequito Teixeira (orgs), Political Institutions and Democracy in Portugal: Assessing the Impact of the Eurocrisis, London, Palgrave. Lopes, Fernando Farelo (2007), “Os Partidos Políticos: famílias, ideologias e relações com os grupos de pressão”. Finisterra, 58/59/60, 47-65. Mair, Peter (2004), Party System Change: Approaches and Interpretations, Oxford, Oxford University Press (Capítulo 9: “Party systems and structures of competition”). Mair, Peter (2006), “Party system change”, in Richard Katz & William Crotty (orgs, 2006), Handbook of Party Politics, London, Sage Publications. Lisi, Marco (2019, org), Grupos de Interesse e Crise Económica em Portugal, Lisboa, Sílabo (Capítulo: Introdução). Ware, Alan (1996), Political Parties and Party Systems, Oxford, Oxford University Press (Capítulos: Introdução e Capítulo 1).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Coroado, Susana (2017), O Grande Lóbi, Lisboa, Objectiva. Hazan, Reuven e Gideon Rahat (2006), “Candidate Selection: Methods and Consequences”, in Richard Katz e William Crotty (2006, orgs), Handbook of Party Politics, Londres, Sage Publications. Katz, Richard e Peter Mair (1995), "Changing models of party organization and party democracy: the emergence of the cartel party". Party Politics 1 (1), pp. 5-28. Lijphart, Arend (2012), Patterns of Democracy, New Haven, Yale University Press (Capítulo 9: “Interest Groups: Pluralism Versus Corporatism”). Lisi, Marco (2011), Os Partidos em Portugal: continuidade e transformação, Lisboa, Almedina (Capítulo: Introdução). Mair, Peter (1990, org), The West European Party System, Oxford, Oxford University Press (Vários capítulos, ver Planeamento da UC). Mainwaring, Scott e Timothy R. Scully (1995). ”Introduction: Party systems in Latin America”, in Mainwaring, Scott e Timothy R. Scully, Building Democratic Institutions: Party Systems in Latin America, Redwood City, Stanford University Press. Sanches, Edalina (2018), Party Systems in Young Democracies: Varieties of institutionalization in Sub-Saharan Africa, Londres, Routledge. Siaroff, Alan (1999) "Corporatism in 24 Democracies: Meaning and Measurement". European Journal of Political Research 36: 175-205. Scarrow, Susan (2015), Beyond Party Members: Changing Approaches to Partisan Mobilization, Oxford, Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29