Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
As eleições têm um lugar central nos regimes democráticos: é sobretudo através delas que se processam as funções de representação e de responsabilização. Em regimes não democráticos cumprem outras funções. Daí que estas temáticas tenham tanto relevo na Ciência Política. Primeiro, pretende-se fornecer os conhecimentos fundamentais sobre o que são e como funcionam os sistemas eleitorais. Segundo, fornecer os conhecimentos fundamentais sobre como se articulam os diversos sistemas eleitorais com os diferentes tipos de sociedade e quais os seus efeitos não só sobre outros elementos do sistema político mas também sobre os comportamentos dos eleitores. Terceiro, apresentar os vários modelos explicativos dos comportamentos dos eleitores, compaginando cada um deles com as grandes tendências dos comportamentos eleitorais nas democracias modernas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se capacitar os alunos para que sejam capazes de estruturar e apresentar oralmente uma pesquisa (comparativa) sobre as temáticas em foco. Além disso, pretende-se que os alunos não só apreendam as questões fundamentais relacionadas com a importância das eleições nos sistemas políticos modernos, nomeadamente nas democracias, e sobre os sistemas eleitorais e os comportamentos eleitorais, como sejam capazes de as discutir e apresentar publicamente de uma forma crítica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - Eleições e Democracia 1.1 - As funções das eleições nos diferentes regimes 1.2 - Eleições e democratização à escala mundial 1.3 - Eleições e regimes políticos em Portugal 2 ? Sistemas eleitorais 2.1 - Principais elementos dos sistemas eleitorais 2.2 - Consequências políticas dos diferentes tipos de sistemas eleitorais 2.3 - O sistema eleitoral português numa perspectiva comparada 2.4 - Tendências actuais de reforma dos sistemas eleitorais: o caso português em perspectiva comparada 2.5 - Sistemas sociais, sistemas eleitorais, sistemas de partidos e modelos de democracia 3 - Comportamentos eleitorais 3.1 - Modelo sociológico 3.2 - Modelo sociopsicológico 3.3 - Modelo económico 3.4 - Modelos das novas clivagens: novas clivagens, nova esquerda e nova direita 3.5 - Efeitos contextuais no comportamento dos eleitores 3.6 - O modelo das eleições de segunda ordem (e afins) 3.7 - Tendências recentes dos comportamentos e atitudes dos eleitores nas democracias modernas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo em conta os objetivos da UC, nomeadamente fornecer conhecimentos fundamentais sobre a importância e a diferencial natureza das eleições nos regimes políticos modernos, bem como a importância dos sistemas eleitorais e dos comportamentos dos eleitores para o funcionamento das eleições democráticas, o programa estrutura-se em três partes que abordam e desenvolvem essas temáticas: 1 - Eleições e Democracia; 2 ? Sistemas eleitorais; 3 ? Comportamentos eleitorais. Ou seja, primeiro, apresentamos a natureza e impacto das eleições nos diferentes regimes políticos modernos. Segundo, apresentamos a importância, características e interações das regras eleitorais para o funcionamento das eleições. Finalmente, apresentamos os modelos do voto e as grandes tendências nos comportamentos dos eleitores nas décadas mais recentes, 1960-presente data.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre, 1-4: 1 - Assiduidade e a participação (15% da média final). Mínima assiduidade: 70%. 2 - Uma exposição oral (35%) de textos. 3 - Em articulação com “Laboratório de Política Comparada” e organizados em grupos, os discentes terão de realizar uma pequena pesquisa empírica comparativa versando sobre as temáticas lecionadas na cadeira (50%). 4 - A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Exame: 5 - Os alunos que não cumpram requisitos na avaliação ao longo do semestre (aproveitamento ou presenças): exame escrito.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas consistem sobretudo em aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas teórico-práticas) e em discussão e apresentação de trabalhos pelos alunos (aulas teórico-práticas: seminários). Durante as aulas e o acompanhamento tutorial serão dadas orientações teóricas e metodológicas sobre como estruturar e desenvolver um projeto de investigação (comparativo) sobre as temáticas lecionadas na cadeira.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nas aulas, há várias atividades a desenvolver, as quais são enquadradas pelo docente, requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação ativa nas discussões dos textos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com o docente. As orientações sobre como desenvolver um projeto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho de campo a realizar pelos estudantes, bem como nos exercícios a realizar na aula. As aulas ministradas pelo docente pretendem sobretudo fornecer os instrumentos para a obtenção e discussão críticas das teorias sobre as eleições, os sistemas e os comportamentos eleitorais. As apresentações orais pelos alunos pretendem sobretudo treiná-los na apresentação e discussão pública de trabalhos e pesquisas. Finalmente, a realização da pesquisa comparativa em grupo, bem como a orientação tutorial do docente para o efeito, visa treinar os estudantes na feitura de um projeto de investigação nesta área.
Observações / Observations
Os computadores portáteis são os ÚNICOS instrumentos electrónicos aprovados para uso nas aulas e apenas para tirar notas, não para surfar na internet durante as aulas). Os telefones celulares e outros instrumentos desse tipo (como por exemplo para se ouvir música) devem estar sempre desligados durante as aulas (e as mensagens de texto também estão proibidas durante as aulas). As aulas começam rigorosamente à hora marcada, havendo apenas uma tolerância de 10 minutos para se poder entrar na primeira sessão, e nenhuma tolerância para entrar além da hora marcada na segunda sessão. Portanto, os alunos não serão autorizados a entrar depois da hora estipulada. Professor: André Freire, Professor Catedrático & coordenador da UC. «Teaching Assistants»: Bolseiros do DCP do ISCTE-IUL.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mandatory readings / Leituras obrigatórias: Texto 1: Klingemann, H., e Wessels, B. (2000). ?The political consequences of Germany?s mixed member system: personalization at the grass roots??, in Shugart, M.S., e Wattenberg, M. P., orgs., Mixed-Member Electoral Systems: The Best of Both Worlds, Oxford, Oxford University Press, pp. 279-296. Texto 2: Curtice, J., e Shively, P. (2003). ?Quem nos representa melhor? Um deputado ou vários??, in Análise Social, n.º 167, pp. 361-386. Texto 3: Freire, André (2011), ?Eleições, Sistemas Eleitorais e Democratização: o caso português em perspectiva histórica e comparativa?, in Freire, André (organizador), Eleições e Sistemas Eleitorais no Século XX Português ? Um Perspectiva Histórica e Comparativa, Lisboa, Colibri, Capítulo 2, pp. 25-81. (Até ao período democrático, exclusive: 25-57) Texto 4: Freire, André (2010), ?Eleições, Sistemas Eleitorais e Democratização: o caso português em perspectiva histórica e comparativa?, in Freire, André (organizador), Eleições e Sistemas Eleitorais no Século XX Português ? Um Perspectiva Histórica e Comparativa, Lisboa, Colibri, Capítulo 2, pp. 25-81. (Só o período democrático: pp. 57-81) Texto 5: André, José Gomes (2008), ?Sistema político e eleitoral norte-americano. Um roteiro?, in Soromenho-Marques, Viriato, O Regresso da América. Que Futuro depois do Império, Lisboa, Esfera do Caos, pp. 155-169 e 173-180 e 195-236. Texto 6: Durverger, Maurice (1998), ?A influência dos sistemas eleitorais na vida política?, in Cruz, M.B. (org.), Sistemas Eleitorais: o Debate Científico, Lisboa, ICS, pp. 115-154. Texto 7: Sartori, Giovanni (1998), ?A influência dos sistemas eleitorais: leis defeituosas ou defeitos metodológicos??, in Cruz, M.B. 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Texto 10: Franklin, Mark (2002), ?The dynamics of electoral participation?, in LeDuc, Lawrence, e Niemi, Richard G., e Norris, Pippa (orgs.), Comparing Democracies 2. New Challenges in the Study of Elections and Voting, Londres, Sage, pp. 148-168. Texto 11: Franklin, Mark et al (1992), ?Introduction?, in Franklin, Mark N. et al (eds.), Electoral change - responses to evolving social and attitudinal structures in western countries, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 3-32. & Franklin, Mark (1992), ?The decline of cleavage politics?, in Franklin, Mark N. et al (eds.), Electoral change - responses to evolving social and attitudinal structures in western countries, Cambridge, Cambridge University Press, pp. 383-405. Texto 12: Inglehart, Ronald (2007), ?Postmaterialist values and the shift from survival to self-expression values? in Dalton, Russell J., e Klingemann, Hans-Dieter (eds.), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford, Oxford University Press, pp. 223-239. Texto 13: Gunther, Richard (2004), ?As eleições portuguesas em perspectiva comparada: partidos e comportamento eleitoral na Europa do Sul?, Freire, André, M.C. Lobo, P.C. Magalhães (editors) (2004), Portugal a Votos. As Eleições Legislativas de 2002, Lisboa, ICS/Imprensa de Ciências Sociais, pp. 35-86. Texto 14: Freire, André, Marco Lisi & Emmanouil Tsatsanis (2020), «Political representation studies in Portugal, before and after the ?Great Recession? Legitimation and the ideological linkages between voters and their representatives», in Freire, André, Mélany Barragan, Xavier Coler, Marco Lisi & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political representation in Southern Europe and Latin America. Before and After the Great Recession and the Commodity Crisis, London, Routledge, pp. 66-84. Texto 15: Dalton, Russel J. (2002), ?Political cleavages, issues and electoral change?, in LeDuc, Lawrence, e Niemi, Richard G., e Norris, Pippa (orgs.), Comparing Democracies 2. New Challenges in the Study of Elections and Voting, Londres, Sage, pp. 189-209. Texto 16: Freire, André, Xavier Coller, Ioannis Andreadis, Antonio M. Jaime, Sofia Serra da Silva, & Evangelia Kartsounidou (2020), «Methodological challenges in the study of political elites. Some reflections from Southern Europe», in Freire, André, Mélany Barragan, Xavier Coler, Marco Lisi & Emmanouil Tsatsanis (editors) (2020), Political representation in Southern Europe and Latin America. Before and After the Great Recession and the Commodity Crisis, London, Routledge, pp. 120-136. Complementary readings / Leituras complementares: AA.VV. (1998a). Pareceres sobre o Anteprojecto de Reforma da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, Coimbra, PCM/MCT/FDUC. Bacalhau, M. 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24