Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5161
Acrónimo :
L5161
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado das principais tradições analíticas, temas investigados e mais recentes inovações conceptuais e metodológicas no campo disciplinar dos sistemas políticos comparados. Esta cadeira procura que o ensino dos sistemas e regimes políticos tenha em consideração a sua extrema variação, dando por isso igual importância aos sistemas políticos do passado assim como à enorme diversidade dos sistemas políticos contemporâneos existentes em diversas zonas geográficas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta cadeira tem como primeiro objectivo debater a literatura clássica e contemporânea sobre tipos de sistemas políticos. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á explicar os componentes intrínsecos a qualquer sistema politico (nível de institucionalização, regras de acesso e nível de concentração do poder, modos de legitimação, nível de coerção.) dos traços específicos de sistemas políticos concretos (regimes totalitários de esquerda e de direita, tipos de sistemas democráticos, o papel das eleições em regimes não-democráticos). Finalmente, analisar-se-á a propensão de tipos particulares de sistemas não democráticos para se democratizarem. A ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura clássica e contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável dos sistemas políticos, tanto do passado, como do presente.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1-Sistema e regime político. Origens e definições 2-Feudalismo, Absolutismo e Constitucionalismo 3-Regimes Liberais do sec. 19 4-Democracias liberais, corporativas e social-democratas 5-O Fascismo Europeu 6-Autoritarismo, Totalitarismo e Pós-Totalitarismo 7-Impérios e Regimes Pós-Coloniais 8-Autoritarismos na era da Democratização 9-Autoritarismos Subnacionais 10-Retrocesso Democrático

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tendo por objetivo a aquisição de conhecimentos, competências e ferramentas para uma melhor compreensão das caracteristicas, da génese e das consequências dos diversos sistemas políticos, o programa desta disciplina está dividido em 10 partes sequenciais e complementares. A análise dos sistemas políticos do passado e dos autores clássicos permite obter um conhecimento sobre as origens da disciplina e as suas princiapais questões (pontos 1-3). O programa proposto permite ainda cumprir os restantes grandes objetivos da UC: a obtenção de conhecimento sobre padrões contemporâneos dos sistemas políticos, tanto democráticos como não-democráticos (pontos 4-6) e desenvolver o conhecimento aprofundado sobre as dinâmicas e problemas mais recentes dos sistemas políticos (pontos 7-10). Comum a todos os pontos é uma abordagem histórica, que priveligia a longa duração e a comparação inter-regional, fundamental para desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: frequência escrita (100%). Exame final escrito: opcional, para obter aprovação à cadeira em caso de avaliação negativa (menos de 10) ou para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas de índole teórica, de exposição pelo professor dos temas fundamentais do programa, sendo a segunda parte de cada aula reservada para um debate critico sobre os temas e bibliografia do dia entre alunos e professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino escolhida permite atingir os objetivos delineados para a UC ao providenciar uma exposição neutra e analítica pelo professor dos pirncipais temas do dia, ao mesmo tempo que na segunda parte da aula se procura estimular e desenvilver a capacidade de análise, exposição oral e espírito crítico do aluno. A unidade curricular combina assim metodologias distintas, mas complementares: (1º) transmissão e aquisição de conhecimentos conceptuais; (2ª) exposição de temáticas em que se desdobra o tema central da unidade curricular seguida de debate entre professor e alunos; (3) ?aprender debatendo? através do debate geral entre alunos e olhar a evolução futura do tema através de estudos de caso

Observações / Observations


Os computadores portáteis são os únicos instrumentos eletrónicos aprovados para uso nas aulas (e mesmo assim só mesmo na primeira filas, e apenas para tirar notas). Os telefones celulares e outros instrumentos desse tipo (como por exemplo para se ouvir música) devem estar sempre desligados durante as aulas (e as mensagens de texto também não são permitidas durante as aulas). As aulas começam rigorosamente à hora marcada, havendo apenas uma tolerância de 10 minutos para se poder entrar na primeira sessão, e nenhuma tolerância para entrar além da hora marcada na segunda sessão. Portanto, os alunos não serão autorizados a entrar depois da hora estipulada.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A. Lührmann, et al. V-Dem Democracy Report 2020. Autocratization Surges ? Resistance Grows. V-Dem Institute N. Bermeo, ?On Democratic Backsliding?, Journal of Democracy J. Behrend, L. Whitehead, Illiberal Practices: Territorial Variance within Large Federal Democracies S. Levitsky, L. . Way, Competitive Authoritarianism: Hybrid Regimes after the Cold War J. Mahoney, Colonialism and Postcolonial Development: Spanish America in Comparative Perspective T. Fernandes, ?Authoritarian Regimes and Pro-Democracy Semi-oppositions. The end of the Portuguese dictatorship (1968-1974) in comparative perspective? J. Linz, Totalitarian and Authoritarian Regimes M. Mann, Fascists P. Schmitter and Terry Karl, ?What Democracy Is ... And Is Not?, Journal of Democracy S. Berman, The Social-Democratic Moment I. Wallerstein, The Modern World System: Centrist Liberalism Triumphant T. Ertman, Birth of the Leviathan. Building States and Regimes S. Huntington, Political Order in Changing Societies

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Steven Levitsky, Lucan Ahmad Way, "The New Competitive Authoritarianism?, Journal of Democracy, 31, 1, January 2020 Robert Mickey, Paths out of Dixie: The Democratization of Authoritarian Enclaves in America?s Deep South, 1944 ? 1972, Princeton, Princeton University Press, 2015 (capítulos 1-3) Jason Brownlee, Tarek Masoud, Andrew Reynolds, The Arab Spring: Pathways of Repression and Reform, Oxford, Oxford University Press, 2015 (capítulos 1, 4-5) Maya Tudor, The Promise of Power: The origins of Democracy in India and Autocracy in Pakistan, New York, Cambridge University Press, 2017 (capítulos 1-5) Juan Linz, Alfred Stepan, Problems of Democratic Transition and Consolidation: Southern Europe, South America, and Post-Communist Europe, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1996 (Part I: Theoretical Overview) Daniel Ziblatt, Conservative Parties and the birth of democracy, New York, Cambridge University Press, 2017 (capítulos 1-2 e 8-9) Torben Iversen, David Soskice, Democracy and Prosperity: Reinventing Capitalism through a Turbulent Century, Princeton: Princeton University Press, 2019 (capítulos 1-2 e 5) Andrew Janos, East Central Europe in the Modern World, Stanford, Stanford University Press, 2002 (introdução e capítulos 2-4) Reinhard Bendix, Kings or People. Power and the Mandate to Rule, Berkeley, University of California Press, 1980 (introdução e capítulos 7-8) James C. Scott, Against the Grain: A Deep History of the Earliest States, New Haven, Yale University Press, 2017 (capítulos 1-3 e 7)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16