Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisito
Objetivos Gerais / Objectives
Contribuir para o desenvolvimento de competências e capacidades que possibilitem integrar conhecimentos teóricos, empíricos e metodológicos, bem como articular perspectivas com origem noutras ciências sociais, por forma a lidar com as questões sociais e políticas desta disciplina. Contribuir para o desenvolvimento de outras competências de carácter geral, tais como: capacidades de pesquisa e interpretação de textos e dados; relacionamento da teoria com informação empírica; uso de teorias e métodos das ciências sociais na aplicação a questões políticas e sociais concretas. Abertura à compreensão de diferentes formas de participação política e compreensão do seu papel nas sociedades contemporâneas e no contexto digital e de IA
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Aquisição de conhecimentos actualizados sobre as principais problemáticas e teorias da acção colectiva e movimentos sociais, designadamente as que revelam particular pertinência na ciência política contemporânea. Exercitar a observação e análise de fenómenos sociais e políticos concretos (de âmbito nacional ou global) com recurso aos instrumentos teóricos e operatórios desta área científica. Compreensão da relevância de formas de participação política para além do voto e da militância partidária e aprofundamento do papel das novas tecnologias. Aprendizagem e aplicação de diferentes metodologias de pesquisa, quer quantitativas quer qualitativas, para o estudo dos movimentos sociais e da ação coletiva.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Definições, conceitos e ferramentas analíticas CP.2: Relação entre movimentos e instituições CP.3: Novos movimentos sociais, identidades coletivas e organizações CP.4: Discurso, cultura e memória CP.5: Evolução das abordagens: interacionismo, emoções e novos contextos CP.6: Os 'Longos anos Sessenta': civil rights, feminismo, ecologismo, direitos homossexuais CP.7: Movimentos sociais e democratização CP.8: Da Primavera Árabe à Bielorrússia: um novo ciclo de protesto internacional? CP.9: Novas tecnologias, mudanças nas formas de ação, ativismo digital CP.10: Contramovimentos, populismo e movimentos xenófobos. CP.11: Análise dos ciclos de protesto; análise do discurso, dos quadros e das reivindicações, o uso dos questionários CP.12: A abordagem micro e o método histórico: o estudo das motivações, trajetórias, biografias e consequências do ativismo através de métodos qualitativos (entrevistas, etnografia) CP.13: Análise das redes sociais à etnografia digital
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8, OA9, OA10 CP.2: OA1, OA2, OA4, OA6, OA7, OA10 CP.3: OA1, OA2, OA5, OA6, OA7 CP.4: OA1, OA2, OA3, OA5, OA6, OA7, OA9, OA10 CP.5: OA1, OA2, OA3, OA5, OA6, OA7, OA10 CP.6: OA1, OA2, OA4, OA5, OA6, OA7 CP.7: OA1, OA2, OA4, OA6, OA7, OA10 CP.8: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7, OA8 CP.9: OA3, OA4, OA6, OA7, OA8, OA10 CP.10: OA1, OA2, OA3, OA6, OA7, OA8 CP.11: OA1, OA2, OA4, OA5, OA6, OA7, OA9, OA10 CP.12: OA1, OA4, OA5, OA9, OA10 CP13: OA1, OA2, OA8, OA10
Avaliação / Assessment
A. Avaliação ao longo do semestre Apresentação oral em grupo (40%) - Cada grupo é convidado a escolher um dos tópicos analisados durante o curso e a discuti-lo; - Os alunos devem necessariamente utilizar e aplicar a literatura fornecida e discutida para este tópico específico (pelo menos 4 "unidades de texto"), bem como o material do power point, com referências explícitas na sua apresentação; - Cada "unidade de texto" pode ser um artigo ou um capítulo. Quando é sugerido um livro inteiro, isso significa que os alunos podem escolher, para as suas apresentações, um ou mais capítulos do livro; - A inclusão de leituras adicionais é bem-vinda; - O tema pode ser tratado de forma empírica (por exemplo, uma pequena investigação sobre um tema de interesse dos alunos, efectuada aplicando as ferramentas analíticas e metodológicas dadas durante o curso) ou teórica (discussão de conceitos debatidos durante o curso e na literatura). - Os temas não podem ser repetidos, de modo a diversificar as apresentações; - A discussão faz parte da avaliação; - A dimensão e o número dos grupos dependem do número de alunos que optarem pela avaliação contínua e podem ser ajustados. Trabalho individual 60%. - O trabalho final consiste num pequeno ensaio de 1500 palavras. - O trabalho deve utilizar 5 unidades de conteúdo entre as disponibilizadas durante o curso: três unidades de texto e dois outros recursos (por exemplo, vídeos, material das redes sociais, etc.). - Os alunos devem desenvolver a sua própria análise e visão, em diálogo crítico com as noções fornecidas ao longo do curso; - Durante a última aula, os alunos apresentam brevemente o esboço dos seus trabalhos (2-3 minutos cada). A apresentação deve incluir: título, questão principal de investigação, relevância, fontes e métodos e eventuais dúvidas/problemas. B. Exame final facultativo - O exame final está previsto para os alunos que não possam ou não queiram efetuar a avaliação ao longo do semestre. Os alunos devem elaborar um ensaio de 5000 páginas sobre as leituras fundamentais disponibilizadas pela professora. O ensaio deve necessariamente referir estas leituras e as analisar no texto. Material Todo o material do curso - por exemplo, o programa detalhado, a descrição da avaliação, os ficheiros power point, as leituras - está disponível no Moodle. É um princípio básico do curso não fornecer leituras que estejam disponíveis através dos canais do Iscte (biblioteca e Bon) ou que sejam de acesso livre. A razão para tal é o facto de a pesquisa bibliográfica ser considerada parte da formação, bem como a familiarização dos estudantes com recursos e ferramentas bibliográficas físicas e digitais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino foram seleccionadas para se alinharem com os objectivos de aprendizagem do curso. Através de uma combinação de diferentes estratégias de aprendizagem e materiais, os alunos irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação do professor, analisar vários estudos de caso, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O professor fornecerá feedback sobre as tarefas e os estudos de caso. Esta abordagem permitirá aos alunos estabelecer ligações entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a sua compree O curso desenvolve-se através de aulas teórico-metodológicas, apresentação e discussão de estudos de caso, exercícios práticos. Estão previstas discussões em grupo em torno de questões específicas ligadas aos movimentos sociais na era digital ou à utilização das TIC no estudo dos movimentos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem do curso é assegurada pela participação crítica dos alunos durante as aulas teórico-metodológicas, bem como pelos debates em torno de questões relevantes, e pela apresentação e discussão de um trabalho empírico final. No final do curso, os alunos terão desenvolvido uma compreensão aprofundada das principais questões relacionadas com os movimentos sociais na era digital, bem como uma perceção crítica das potencialidades e limitações efectivas das TIC nos processos de mobilização. Por outro lado, os alunos também se familiarizarão com o uso das novas tecnologias no estudo dos movimentos sociais.
Observações / Observations
O programa e alguns elementos menores do processo de avaliação poderá ser adaptado em casos especiais (por exemplo, se for necessário passar a ter aulas online). Adaptações individuais são sempre concordadas com a professora e dependem também do estatuto específico dos alunos. Os alunos têm obrigatoriamente que consultar toda a informação fornecida pela professora (planemaneto, documento avaliação, slides, bibliografia, etc) nas plataformas próprias – Fénix plus e Moodle. O objetivo dos esclarecimentos dados eventualmente pela professora não é de repetir informação concreta que está aí fornecida (e.g., número de palavras dos ensaios, quantas leituras são necessárias para as provas, etc.) mas sim de tirar dúvidas sobre esta informação (e.g. aconselhar sobre as leituras masi indicadas, tipo de análise que será melhor fazer, etc.). Toda as comunicações devem passar pelo e-mail institucional dos alunos (sendo que os alunos são convidados a consultar o seu correio Iscte com regularidade). Não serão respondidos e-mails enviados por outros contatos, se não em situções especiais.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16