Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5162
Acrónimo :
L5162
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Contribuir para o desenvolvimento de competências e capacidades que possibilitem integrar conhecimentos teóricos, empíricos e metodológicos, bem como articular perspectivas com origem noutras ciências sociais, por forma a lidar com as questões sociais e políticas desta disciplina. Contribuir para o desenvolvimento de outras competências de carácter geral, tais como: capacidades de pesquisa pessoal e interpretação de textos e dados; relacionamento da teoria com informação empírica; uso de teorias e métodos das ciências sociais na aplicação a questões políticas e sociais concretas. Abertura à compreensão de diferentes formas de participação política e compreensão do seu papel nas sociedades contemporâneas e no contexto digital.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aquisição de conhecimentos actualizados sobre as principais problemáticas e teorias da acção colectiva e movimentos sociais, designadamente as que revelam particular pertinência na ciência política contemporânea. Exercitar a observação e análise de fenómenos sociais e políticos concretos (de âmbito nacional ou global) com recurso aos instrumentos teóricos e operatórios desta área científica. Compreensão da relevância de formas de participação política para além do voto e da militância partidária e aprofundamento do papel das novas tecnologias. Aprendizagem e aplicação de diferentes metodologias de pesquisa, quer quantitativas quer qualitativas, para o estudo dos movimentos sociais e da ação coletiva.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Definições, conceitos e ferramentas analíticas Relação entre movimentos e instituições, repertório de ação, recursos de mobilização e consequências dos movimentos Novos movimentos sociais, identidades coletivas e organizações Discurso, cultura e memória Evolução das abordagens: interacionismo, emoções e novos contextos Os 'Longos anos Sessenta': civil rights, feminismo, ecologismo, direitos homossexuais Movimentos sociais e democratização Da Primavera Árabe à Bielorrússia: um novo ciclo de protesto internacional? Novas tecnologias, mudanças nas formas de ação, ativismo digital Contramovimentos, populismo e movimentos xenófobos. Análise dos ciclos de protesto; análise do discurso, dos quadros e das reivindicações, o uso dos questionários A abordagem micro e o método histórico: o estudo das motivações, trajetórias, biografias e consequências do ativismo através de métodos qualitativos (entrevistas, etnografia) Análise das redes sociais à etnografia digital

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta u. c. cobrem as grandes correntes clássicas e contemporâneas do estudo da acção colectiva e movimentos sociais e representam o núcleo forte do conhecimento nesta área. Além disso, a modernidade e relevância contemporânea destes fenómenos, a que as mais recentes tendências da globalização e da sociedade em rede vieram dar novos contornos, propiciam a oportunidade para o exercício da análise comparativa e do estudo de casos, respondendo à curiosidade que estes fenómenos despertam sobre quem os estuda hoje, aqui, e agora. O mesmo se dirá quanto à interdisciplinaridade, que tem forte tradição nesta área de estudos, obrigando a ciência política a não prescindir dos contributos da sociologia, da história, da antropologia ou até da psicologia social. Neste contexto, a u. c. contribui para o desenvolvimento nos alunos de outras competências gerais como capacidades de pesquisa pessoal e aplicação de teorias e métodos das ciências sociais a questões concretas.

Avaliação / Assessment


Ensino teórico e teórico-prático com exposição oral e visual de materiais seguida de debate colectivo; e apoio tutorial ao trabalho autónomo dos alunos visando o contacto directo com a bibliografia, a pesquisa pessoal e a elaboração de uma apresentação e de um ensaio. Participação em eventos que possam ser de interesse para a disciplina (por exemplo, o seminário mensal Movimentos Sociais e Ação Política do CIES-IUL), exibição de videos, debates com convidados expertos em tópicos específicos. | OPÇÃO AVALIAÇÃO CONTÍNUA Assistência (igual ou mais de que 70% das aulas) Apresentação oral de grupo (40% da nota final) Ensaio final (60% da nota final) Os tópicos das apresentações e dos trabalhos devem ser escolhidos entre os das aulas. Tem que se escolher um tópico de um módulo diferente para a apresentação e para o trabalho. OPÇÃO EXAME FINAL Teste escrito Mais informações no documento 'Avaliação' no Repositório de Conteúdos do Fénix

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No processo de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assume particular relevância o trabalho pessoal de cada estudante, incluindo: a participação nas aulas, a leitura criteriosa da literatura e a pesquisa bibliográfica própria de materiais ilustrativos e de informação teórica e empírica sobre as questões abordadas. Particular relevo é ainda dado à preparação de um ensaio crítico de análise de literatura e de um estudo preliminar de caso de um movimento social ou fenómeno de acção colectiva em concreto, que será apresentado oralmente em grupo. Neste sentido, as metodologias de ensino terão que ser necessariamente muito abertas numa combinatória de práticas de orientação tutorial e trabalho de seminário. No entanto, a metodologia de ensino desta u.c. não pode prescindir de uma forte vertente de aulas de ensino teórico e teórico prático com exposição oral apoiada na apresentação de materiais didácticos em slideshow.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tarrow, Sidney. 1998. Power in movement : social movements and contentious politics. Cambridge: University Press Ramos Pinto, Pedro. 2013 Lisbon Rising. Urban Social Movements in the Portuguese Revolution, 1974-75. Manchester: Manchester University Press. Fillieule, Olivier, e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York Earl J, Kimport K. (2011). Digitally Enabled Social Change: Activism in the Internet Age. Cambridge: MIT Press della Porta, Donatella, e Mario Diani. 1998. Social Movements: An introduction. Oxford : Blackwell Publishers Bosi, Lorenzo, Marco Giugni e Katrin Uba. 2016. The consequence of social movements. Cambridge University Press Baumgarten, Britta, Priska Daphi e Peter Ullrich. 2014. Conceptualizing culture in social movement research. London: Palgrave Macmillan Accornero, Guya. 2016. The Revolution before the Revolution. Late Authoritarianism and Student Protest in Portugal. Oxford/New York: Berghahn Books

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Van Ness, Justin e Erika Summers-Effler. 2018. ?Emotion in Social Movements?. In The Blackwell Companion to Social Movements, eds. by David Snow et al. (2º ed.). Hoboken: Wiley - Trmayne, M. 2014. ?Anatomy of Protest in the Digital Era: A Network Analysis of Twitter and Occupy Wall Street?, Social Movement Studies 13(1): 110-126 (no repositório) - Tejerina, Benjamin. 2017. ?Los movimientos sociales en la Transición Política: herencias, singularidades y transformaciones de la movilización social en la década de 1970?, Debats - Tejerina, Benjamin et al. (eds.) 2013. ?From indignation to occupation: a new wave of global mobilization?, special issue in Current Sociology 61(4) - Ruzza, Carlo. 2019. ?Populism, migration, and henophobia in Europe?. In Routledge Handbook of Global Populism, by Carlos de la Torre (eds.). Routledge - Ruzza, Carlo. 2009. ?Populism and euroscepticism: Towards uncivil society??, Policy and Society 28(1): 87-98 - Roth, Silk. 2018. ?Introduction: Contemporary Counter-Movements in the Age of Brexit and Trump?. Sociological Research Online 23(2), 496?506 - Rootes, Chris. 1999. ?Environmental movements: From the local to the global?. Enviromental Politics 8(1): 1-12 - Polletta, Francesca, e James Jasper. 2001. ?Collective Identity and Social Movements?, Annual Review of Sociology 27: 283-305 - Poell, T. 2019. ?Social media, temporality, and the legitimacy of protest?, Social Movement Studies, DOI: 10.1080/14742837.2019.1605287 - Pichardo, Nelson A. 1997. ?New Social Movements: A Critical Review?, Annual Review of Sociology 23: 411-430 - Paternotte, David e Roman Kuhar. 2017. ?The anti-gender movement in comparative perspective?. In Anti-Gender Campaigns in Europe. Mobilizing against Equality, by Roman Kuhar e David Paternotte. Lanham: Rowman & Littlefield - Owen, S. 2017. ?Monitoring social media and protest movements: ensuring political order through surveillance and surveillance discourse?, Social Identities Journal for the Study of Race, Nation and Culture 23(6): 688-700. - Neveu, Erik. 2016. ?The European Movements of ?68: Ambivalent Theories, Ideological Memories, and Exciting Puzzles?. In Olivier Fillieule e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York, pp. 21-37. - Mosca, Lorenzo. 2014. ?Methodological Practices in Social Movement Online Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research. Oxford University Press, by Donatella della Porta (ed), pp. 398-417 - Milan, Stefania. 2014. ?The Ethics of Social Movement Reserch?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - McDonald, K. 2015. ?From Indymedia to Anonymous: rethinking action and identity in digital cultures?, Information, Communication & Society 18(8): 968-928 - Mattoni, Alice. 2017. ?A Situated Understanding of Digital Technologies in Social Movements. Media Ecology and Media Practice Approaches?. Social Movement Studies 16 (4): 494?505 - Luhtakallio, Eeva Nina Eliasoph. 2014. ?Ethnography of Politics and Political Communication: Studies in Sociology and Political Science?. In The Oxford Handbook of Political Communication, by Kate Kenski and Kathleen Hall Jamieson (eds.). Oxford University Press - Lindekilde, Lasse. 2014. ?Discourse and Frame Analysis: In-Depth Analyisis of Qualitative Data in Social Movement Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press - Lee, Francis. 2018. ?Internet alternative media, movement experience, and radicalism: the case of post-Umbrella Movement Hong Kong?, Social Movement Studies 17(2): 219-233 - Lane, Jeffrey. 2016. ?The Digital Street: Na Ethnographic Study of Networked Street Life in Harlem?, American Behavioral Scientist 60(1): 43-58 (no repositório) - Koopmans, Ruud e Paul Statham. 1999. ?Political Claims Analysis: Integrating Protest Event and Political Discourse Approaches?, Mobilization 4(2): 203-221 - Klein, A. 2015. ?Vigilante Media: Unveiling Anonymous and the Hacktivist Persona in the Global Press?, Communication Monographs 82(3): 379-401 - Joyce, M. ed. 2010. Digital Activism Decoded. The New Mechanics of Change. NYC: International Debate Education Association Between Protest and Nation-Building. Abingdon: Routledge -Jian, Chen et al. 2018. The Routledge Handbook of the Global Sixties - Jasper, James. 2015. ?Introduction. Players and Arenas Formerly Known as the State?. In Breaking Down the State. Protestors Engaged with Authorities, edited by James Jasper and Jan Duyvendak, 9-24. Amsterdam: Amsterdam University Press - Hutter, Swen.2014. ?Protest Event Analysis and Its Offspring?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press - Ghaziani, Amin, Vera Taylor e Amy Stone. 2016. ?Cycles of Sameness and Difference in LGBT Social Movements?, Annual Review of Sociology 42(1), 165?183 - Flesher Fominaya, C. (2014), ?Debunking Spontaneity: Spain's 15-M/Indignados as Autonomous Movement?, Social Movement Studies 14(2): 142-163 - Dolata, U. and J.F. Schrape. 2016. ?Masses, Crowds, Communities, Movements: Collective Action in the Internet Age?, Social Movement Studies 15(1): 1-18 - Doerr, Nicole e Noa Milman. 2014. ?Working with images?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - Diani, Mario e Ivano Bison. 2004. ?Organizations, Coalitions, and Movements?, Theory and Society 33(3-4): 281-309 - della Porta, Donatella. 2016. ?Mobilizing for Democracy: The 1989 Protests in Central Eastern Europe?. In Olivier Fillieule e Guya Accornero. 2016. Social Movement Studies in Europe. The State of the Art. Oxford/New York, pp. 37-54. - Della Porta, Donatella. 2014. ?Social Movement Studies and Methodological Pluralism: An Introduction. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press - Della Porta, Donatella. 2014. ?Life Histories?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - Della Porta, Donatella. 2014. ?In-Depth interviews?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - Dean, Jonathan e Kristin Aune. 2015. ?Feminism Resurgent? Mapping Contemporary Feminist Activisms in Europe?, Social Movement Studies 14(4) - De la Torre, Carlos. 2019. ?Global Populism: histories, trajectories, problems and challenges?. In Routledge Handbook of Global Populism, by Carlos de la Torre (eds.). Routledge, 1-28 - Carvalho, Tiago Martin Portos. 2019. ?Alliance building and eventful protests: Comparing Spanish and Portuguese trajectories under the Great Recession?, Social Movement Studies - Cardoso, Gustavo, Guya Accornero, Tiago Lapa e Joana Azevedo. 2017. ?Social Movements, participation and crisis in Europe?, in Europe?s crisis, ed. by Manuel Castells, Olivier Bouin, Joao Caraca, Gustavo Cardoso, John Thompson and Michel Wieviorka. Cambridge: Polity Press, pp. 405-427 - Bringel, Breno. 2011. ?A busca de uma nova agenda de pesquisa sobre os movimentos sociais e o confronto político: diálogos com Sidney Tarrow?, Política & Sociedade 10(18) - Bosi, Lorenzo e Herbert Reiter. 2014. ?Historical methodologies: Archival Research and Oral History in Social Movement Research?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - Benford, Robert D. e David A. Snow. 2000. ?Framing Processes and Social Movements: An Overview and Assessment?, Annual Review of Sociology 26: 611-639 - Beissinger, M. ??Conventional? and ?Virtual? Civil Societies in Autocratic Regimes?, Comparative Politics 49(3): 351-371 - Balsiger, Philip e Alexandre Lambelet. 2014. ?Participant Observation?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta (ed.). Oxford University Press - Aslandis, Paris. 2017. ?Populism and Social Movements?. In Oxford Handbook of Populism, by Cristóbal Rovira Kaltwasser et al. (eds.). Oxford University Press - Ard?ç, Nurullah. 2012. ?Understanding the 'Arab Spring': Justice, Dignity, Religion and International Politics?, Afro Eurasian Studies 1(1): 8-52 - Andretta, Massimiliano e Donatella della Porta. 2014. ?Surveying Protestors: Why and How?. In Methodological Practices in Social Movement Research, by Donatella della Porta. Oxford University Press - Accornero, Guya. 2019. ?I wanted to carry out the revolution?. Activist trajectories in Portugal from Dictatorship to Democracy?, Social Movement Studies 18(3): 305-323 - Accornero, Guya. 2019. ??Everything Was Possible?: Emotions and Perceptions Of The Past Among Former Portuguese Antifascist Activists?. Mobilization 24(4): 439-453 - Accornero, Guya. 2017. The ?Mediation? of the Portuguese Anti-Austerity Protest Cycle. Media Coverage and its Impact?, in Media Representations of Anti-Austerity Protests in the EU: Grievances, Identities and Agency, ed. by Tao Papaioannou and Suman Gupta. Abingdon: Routledge, pp. 165-188 - Accornero, Guya and Pedro, Ramos Pinto. 2020. ?Politics in Austerity: strategic interactions between social movements and institutional actors in Portugal, 2010-2015?. In Political Representation and Citizenship in Portugal From Crisis to Renewal, eds. by Marco Lisi; André Freire And Emmanouil Tsatsanis. Lanham: Rowman and Littlefield - Accornero, G. and Ramos Pinto P. (2015), ?Mild Mannered?? Protest and Mobilisation in Portugal in Times of Crisis?, West European Politics 38(3): 491-515

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16