Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciência Política
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisito
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos principais da disciplina são: 1 - apresentação das teorias que abordam os conceitos de cidadania e de cultura política; 2 - apresentação e discussão das problemáticas contemporâneas sobre cidadania, participação e cultura política; 3 - apresentação e discussão de estudos empíricos sobre as problemáticas em causa. Interessa compreender a cidadania, primeiramente, numa perspectiva histórica, funcional e cultural, num segundo momento, analisar o alargamento da cidadania em termos diacrónicos, e, finalmente,discutir os problemas atuais da cidadania e as diferentes propostas teóricas que abordam esta questão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os principais objetivos de aprendizagem são: OA1. Compreender em que consiste a cidadania e a cultura política, como surgiram e que papel desempenham nas sociedades modernas, OA2. Analisar a evolução da cidadania: cidadania cívica, cidadania política e, finalmente, a cidadania social OA3. Analisar a cidadania e participação social e política numa perspetiva de cultura política: representações, valores e atitudes relativamente às diferentes dimensões da cidadania e sua implementação. O44. Analisar os principais desafios da cidadania e da cultura política na contemporaneidade. OA5. Apresentar e discutir os problemas atuais de cidadania e algumas das propostas mais recentes neste campo (ex. cidadania digital, cidadania ambiental) OA6. Comprender a relação entre cidadania e governance
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 Origens e transformações da cidadania e da participação política 1.1 As concepções democráticas e liberais sobre cidadão, sociedade e estado 1.2 Origens e alargamento da cidadania e da participação política 1.3 Movimentos sociais e partidos políticos - transformações nas concepções e instituições de participação política 1.4 As democracias liberais no pós II Guerra Mundial: Estado-Providência e participação política 2 Cultura política, valores e participação 2.1 Sobre o conceito de cultura política 2.2 Cultura cívica e democracia: a proposta de Almond e Verba 2.3 A mudança de valores políticos nas sociedades democráticas desenvolvidas: as concepções de Inglehart. 2.4 Os problemas actuais da participação democrática. 3. Novas formas e espaços de cidadania 3.1 O alargamento das temáticas de cidadania 3.2 A teoria da cidadania pós-nacional, acesso à cidadania de cidadãos estrangeiros, 3.3 A cidadania digital 3.4 A cidadania ambiental
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1 Origens e transformações da cidadania e da participação política CP1.1: OA1, OA2, 0A3, OA4, OA5, OA6 CP1.2: OA1, OA2, 0A3, OA4, OA5, OA6 CP1.3: OA2, OA3, OA4 CP1.4: OA1, OA2, OA3, OA6 CP2 Cultura política, valores e participação CP2.1: OA1, OA2, OA3, OA6. CP2.2: OA1, OA3 CP2.3: OA1, OA3, OA6 CP2.4: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP3. Novas formas e espaços de cidadania CP3.1: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6 CP3.2: OA4, OA5, OA6 CP3.3: OA3, OA5, OA6 CP3.4: OA3, OA5, OA6
Avaliação / Assessment
A. Avaliação ao longo do semestre Apresentação oral em grupo (40%) - Cada grupo é convidado a escolher um dos tópicos analisados durante o curso e a discuti-lo; - Os alunos devem necessariamente utilizar e aplicar a literatura fornecida e discutida para este tópico específico (pelo menos 4 "unidades de texto"), bem como o material do power point, com referências explícitas na sua apresentação; - Cada "unidade de texto" pode ser um artigo ou um capítulo. Quando é sugerido um livro inteiro, isso significa que os alunos podem escolher, para as suas apresentações, um ou mais capítulos do livro; - A inclusão de leituras adicionais é bem-vinda; - O tema pode ser tratado de forma empírica (por exemplo, uma pequena investigação sobre um tema de interesse dos alunos, efectuada aplicando as ferramentas analíticas e metodológicas dadas durante o curso) ou teórica (discussão de conceitos debatidos durante o curso e na literatura). - Os temas não podem ser repetidos, de modo a diversificar as apresentações; - A discussão faz parte da avaliação; - A dimensão e o número dos grupos dependem do número de alunos que optarem pela avaliação contínua e podem ser ajustados. Trabalho individual 60%. - O trabalho final consiste num pequeno ensaio de 1500 palavras; - O trabalho deve utilizar 5 unidades de conteúdo entre as disponibilizadas durante o curso: três unidades de texto e dois outros recursos (por exemplo, vídeos, material das redes sociais, etc.). - Os alunos devem desenvolver a sua própria análise e visão, em diálogo crítico com as noções fornecidas ao longo do curso; - Durante a última aula, os alunos apresentam brevemente o esboço dos seus trabalhos (2-3 minutos cada). A apresentação deve incluir: título, questão principal de investigação, relevância, fontes e métodos e eventuais dúvidas/problemas. B. Exame final facultativo - O exame final está previsto para os alunos que não possam ou não queiram efetuar a avaliação ao longo do semestre. Os alunos são convidados a responder a uma série de perguntas abertas, que podem incidir sobre qualquer aspeto abordado durante o curso. Material Todo o material do curso - por exemplo, o programa detalhado, a descrição da avaliação, os ficheiros power point, as leituras - está disponível no Moodle. É um princípio básico do curso não fornecer leituras que estejam disponíveis através dos canais do Iscte (biblioteca e Bon) ou que sejam de acesso livre. A razão para tal é o facto de a pesquisa bibliográfica ser considerada parte da formação, bem como a familiarização dos estudantes com recursos e ferramentas bibliográficas físicas e digitais.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino foram seleccionadas para se alinharem com os objectivos de aprendizagem do curso. Através de uma combinação de diferentes estratégias de aprendizagem e materiais, os alunos irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação do professor, analisar vários estudos de caso, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O professor fornecerá feedback sobre as tarefas e os estudos de caso. Esta abordagem permitirá aos alunos estabelecer ligações entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a sua compreensão. O curso desenvolve-se através de aulas teórico-metodológicas, apresentação e discussão de estudos de caso, exercícios práticos. Estão previstas discussões em grupo em torno de questões específicas ligadas à cidadania, à cultura política e à suas ligações com problemáticas relevantes
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência entre as metodologias de ensino e os resultados de aprendizagem do curso é assegurada pela participação crítica dos alunos durante as aulas teórico-metodológicas, bem como pelos debates em torno de questões relevantes, e pela apresentação e discussão de um trabalho empírico final. No final do curso, os alunos terão desenvolvido uma compreensão aprofundada das principais questões relacionadas com os movimentos sociais na era digital, bem como uma perceção crítica das potencialidades e limitações efectivas das TIC nos processos de mobilização. Por outro lado, os alunos também se familiarizarão com o uso das novas tecnologias no estudo dos movimentos sociais.
Observações / Observations
O programa e alguns elementos menores do processo de avaliação poderá ser adaptado em casos especiais (por exemplo, se for necessário passar a ter aulas online). Adaptações individuais são sempre concordadas com a professora e dependem também do estatuto específico dos alunos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Almond, Gabriel e Sidney Verba (1963 ), The Civic Culture: Political Attitudes and Democracy in Five Nations, Princeton, Princeton University Press Barbalet, J. M. (1989), A Cidadania, Lisboa, Estampa, (Cap II e Cap III), pp 30-71. Della Porta, D. and M. Diani. Social Movements. An Introduction. Hoboken: Wiley, pp. 93-121, pp. 164-191, pp. 194-218 Esping-Andersen, G. (1991) "As três economias políticas do welfare state". Lua Nova, nº24, pp.90-116. Habermas, J. (1995) Três modelos normativos de democracia. Lua Nova Heather, D. (2004) A brief history of citizenship. Edinburgh: Edinburgh University Press, Inglehart, Ronald (1977), The Silent Revolution: Values and Political Styles Among Western Politics, Princeton: Princeton University Press. Young, Iris Marion. 2000. Inclusion and Democracy. Oxford: Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16