Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas poderão ser teóricas, teórico-práticas ou práticas. Nas primeiras (12 aulas), o docente indica bibliografia, expõe a matéria e tira dúvidas. As aulas teórico-práticas (3 aulas), consistem na discussão conjunta com os alunos de um tema previamente dado pelo docente. Objectivos pedagógicos: desenvolver competências de debate, fornecer informação ao docente sobre a eficácia da aprendizagem. As aulas práticas, em número de 9, consistem na exposição pelos alunos de textos anteriormente indicados pelo docente, a que se segue o debate. Estas aulas, embora sirvam também para classificação, têm, essencialmente, três objectivos pedagógicos: 1) incentivar o trabalho de grupo; 2) treinar competências de organização e exposição oral; 3) dar ao docente indicações do modo como os alunos estão a apreender, ou não, a matéria que foi exposta nas aulas teóricas. Para a realização das aulas práticas os alunos têm de reunir previamente com ao docente, onde apresentam um esquema da exposição. | I - Avaliação periódica: Os alunos que optem pela avaliação periódica têm de vir regularmente ás aulas (mínimo de 60% das aulas) e realizarem os momentos de avaliação a seguir indicados: 1) Apresentação de temas ou textos em aula, seguida de discussão na turma. Esta apresentação poderá ser de grupo, mas a classificação é individual e engloba a exposição e participação na discussão. A exposição juntamente com a frequência e participação nas aulas define uma nota com o peso de 30% na nota final. 2) Ensaio final sobre um tema dado pelo docente e entregue depois das férias do Natal (dia a indicar). Este trabalho será discutido com o docente. O trabalho escrito e a discussão definem uma nota única, com o peso de 70% na nota final. II - Avaliação não periódica Quem opte pelo exame final ficará aprovado desde que tenha, no mínimo, 10 valores na prova escrita, reprovando com 8 ou menos. Com 9 valores terá de fazer prova oral.