Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5165
Acrónimo :
L5165
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Esfera Política e Opinião Pública estrutura-se em três questões fundamentais: 1.O que é e como se mede a opinião pública? (o caso particular da sondagem de opinião); 2.Como é que o público forma opiniões: o que as pessoas sabem sobre política, como organizam as suas crenças, e porque é que isso é importante? 3.As consequências da opinião pública: qual a importância política dos cidadãos, e que impacto tem no sistema de representação democrática?

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Tendo presentes estes objectivos, o programa visa, por um lado, que os alunos se familiarizem com os aspectos mais técnicos da aferição da opinião pública; e, por outro, que dominem as principais explicações teóricas dos processos de formação da opinião pública e respectivo impacto no sistema de representação. Para tal analisa-se a influência dos diversos actores, das circunstâncias sociais e políticas, assim como das características do público. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências de análise crítica sobre as problemáticas acima referidas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PARTE I. O QUE É E COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? Semana 1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Semana 2. CONCEITO E HISTÓRIA DA OPINIÃO PÚBLICA Semana 3. COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? A SONDAGEM Semana 4. SONDAGENS: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS PARTE II. COMO É QUE O PÚBLICO FORMA OPINIÕES? Semana 5. CONDICIONAMENTO, INFLUÊNCIA SOCIAL, E CONFORMIDADE COM A MAIORIA Semana 6. MEDIA, LÍDERES DE OPINIÃO E ESTEREÓTIPOS Semana 7. O PROBLEMA DA FALTA DE INFORMAÇÃO E RESPECTIVAS CONSEQUÊNCIAS Semana 8. A RACIONALIDADE DA OPINIÃO PÚBLICA PARTE III. CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA Semana 9. IMPACTO DA OPINIÃO PÚBLICA NA REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA Semana 10. OPINIÃO PÚBLICA E REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA: O NÍVEL MACRO Semana 11. A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA DELIBERAÇÃO PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS RECENTES Semana 12. MEDIA, DEMOCRACIA E OPINIÃO PÚBLICA. CONCLUSÃO DA DISCIPLINA.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos encontram-se articulados com os objectivos da UC da seguinte forma: Semanas 2-4, objectivo 1. Semanas 5-6, objectivo 2. Semanas 7-8, objectivo 3. Semanas 9-12, objectivo 4.

Avaliação / Assessment


Componentes: 1ª. A realização de uma frequência (50%). 2ª. A apresentação oral do trabalho prático (20%) nas aulas práticas. 3ª. Envolvimento nos debates, participação geral nas aulas, e realização de três exercícios escritos (10% * 3 = 30%). Em alternativa, avaliação por exame: prova escrita (100%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas finais superiores ou iguais a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas consistem na exposição da matéria pela docente e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos pelos alunos. Contempla-se também a entrega de três breves exercícios escritos relativos a cada uma das três partes do programa, com vista a consolidar o conhecimento sobre pontos chave da matéria. Estas aulas e exercícios servem três objectivos: 1) Treinar competências de exposição oral; 2) Desenvolver capacidades de análise crítica; 3) Dar aos docentes indicações do modo como os alunos estão a apreender a matéria exposta.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para além da complementaridade de abordagem das matérias nas aulas teóricas versus práticas, o modelo de ensino baseado numa abordagem prática e de análise pessoal crítica dos alunos, favorece o alcance dos objectivos da UC antes enunciados, que remetem para matérias também elas de natureza muito aplicada. Em cada semana lectiva, a primeira aula é teórica e a segunda é prática (ambas decorrem às quartas-feiras). As aulas teóricas consistem essencialmente na exposição da matéria pela docente, e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos práticos pelos alunos. Nas aulas práticas os alunos devem apresentar o resultado da análise de textos que expressam uma determinada questão da opinião pública na esfera política, anteriormente indicados pela docente, a que se segue o debate. Nas aulas há várias actividades a desenvolver as quais são enquadradas pela docente, requerendo-se dos alunos a leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos trabalhos práticos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com a docente. Como forma de consolidação dos conhecimentos, realizar-se-ão três exercícios escritos ao longo do semestre, a enquadrar devidamente em sala.

Observações / Observations


Notas para realização da apresentação oral: Este trabalho tem como objectivo central a análise de um ou mais textos (indicados no programa da disciplina) e a respectiva apresentação oral nas aulas práticas. Questões a considerar na análise dos textos: - Qual o principal argumento do autor? - Quais os contra-argumentos? - Que evidência o autor apresenta para suportar o seu argumento? - Concorda ou discorda do argumento? Com que fundamentos? - Que outra evidência pode contribuir para suportar o argumento? Ou suportar os contra-argumentos? - Que prescrições políticas derivam daí? E fazem sentido? Os alunos não devem limitar-se a apresentar uma súmula do texto, devendo antes fazer uma análise crítica do mesmo recorrendo a outros autores, outros contributos teóricos ou fontes para a consolidar. Ao longo da apresentação deve haver referência clara às obras e fontes consultadas e no final da apresentação os alunos devem referir toda a bibliografia consultada. Os textos são apresentados pelos alunos em grupo semanalmente nas aulas práticas, conforme planeamento no programa da disciplina. Cada grupo faz apenas uma apresentação oral numa aula prática. Notas para a realização dos três exercícios escritos: Exercício 1. Reporta à análise de um caso prático sobre a primeira parte do programa; isto é, sobre sondagens. Este exercício será realizado em sala, no final de uma aula prática. Exercícios 2 e 3. Estes serão exercícios de análise crítica suportada na bibliografia das aulas práticas das partes 2 e 3 do programa, respectivamente, cujo tema será devidamente enquadrado em aula. Poderão também integrar o visionamento de documentários ou a análise de outros materiais. Serão realizados pelos alunos fora do horário da UC. Qualquer destes exercícios escritos deverá ter uma extensão de cerca de duas páginas (bibliografia adicional, caso haja, é extra).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZALLER, John (1992), The Nature and Origins of Mass Opinion, Cambridge: CUP. MUTZ, Diana (1998), Impersonal Influence, Cambridge: CUP. DALTON, Russell J. (2019), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies, 7ª ed., Washington, D.C.: CQ Press. BISHOP, George F. (2004) The illusion of public opinion: Fact and artifact in American public opinion polls, Rowman & Littlefield Publishers: Oxford. BARTELS, Larry (2016), Unequal Democracy, 2ª ed., Princeton e Oxford: PUP. ASHER, Herbert (2016), Polling and the Public. What Every Citizen Should Know, 9ª ed., Washington: Congressional Quarterly. ALTHAUS, Scott L. (2003), Collective Preferences in Democratic Politics. Opinion Surveys and the Will of the People, Cambridge, Cambridge University Press. ACHEN, Christopher H. e BARTELS, Larry M. (2017), Democracy for realists: Why elections do not produce responsive government, Princeton and Oxford: Princeton University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ZALLER, John, e FELDMAN, Stanley (1992), "A simple Theory of the Survey Response: Answering Questions versus Revealing Preferences", in American Journal of Political Science, vol. 36, nº.3, pp.579-616. ZALLER, John R. (1998), "Monica Lewinsky's Contribution to Political Science", in Political Science and Politics, vol. 31, nº.2, pp.182-189. SOROKA, Stuart e WLEZIEN, Christopher (2010), Degrees of Democracy: Politics, Public Opinion and Policy, Cambridge: Cambridge University Press. STIMSON, James A.; MACKUEN, Michael B., e ERIKSON, Robert S. (1995) "Dynamic Representation", American Political Science Review, 83 (3), pp.543?65. SPLICHAL, Slavko (2002), Principles of Publicity and Press Freedom, Lanham: Rowman & Littlefield. SHAPIRO, Robert Y. e JACOBS, Lawrence R. (2011), The Oxford Handbook of American Public Opinion and the Media, Oxford: Oxford University Press. PRICE, Vicent (2011), "Public opinion research in the new century", Public Opinion Research, vol.78, nº.5, pp.846-853. POPKIN, Samuel (1994), The Reasoning Voter, Londres e Chicago: University of Chicago Press. POPKIN, Samuel (2006), "The factual basis of 'belief systems': A reassessment", Critical Review, 18(1), pp.233-254. PAGE, Benjamin I. e Gilens, M. (2017), Democracy in America? What has gone wrong and what we can do about it, Chicago e Londres: The University of Chicago Press. PAGE, Benjamin e SHAPIRO, Robert (1992), The Rational Public, Chicago: University of Chicago Press. PAGE, Benjamin I. (2007), "Is public opinion an illusion?", Critical Review, 19(1), pp.35-45. NORRANDER, Barbara e WILCOX, Clyde (2010), Understanding Public Opinion, Washington: CQ Press. NOELLE-NEUMANN, Elisabeth (1993), The Spiral of Silence, Chicago: Chicago University Press. MOON, Nick (1999), Opinion Polls, Manchester: Manchester University Press. MUTZ, Diana C. (2006), Hearing the Other Side: Deliberative versus Participatory Democracy, New Nova Iorque: Cambridge University Press. McCOMBS, Maxwell (2014), Setting the Agenda: Mass Media and Public Opinion, 2ª ed., Cambridge: Polity Press. LIPPMANN, Walter (2013 (1922)), Public Opinion, New Brunswick: Transaction Publishers. (disponível online). LEWIS-BECK, Michael; Jacoby, William G, Norpoth, Helmut, and Weisberg, Herbert (2008), The American Voter Revisited, Ann Arbor: The University of Michigan Press. LEWIS, Justin (2001), Constructing Public Opinion, Nova Iorque: Columbia University Press. LARSEN, Erik Gahner e FAZEKAS, Zoltán (2019), "Transforming Stability into Change: How the Media Select and Report Opinion Polls", The International Journal of Press/Politics: 1940-1612. KUKLISKI, James H., e PEYTON, Buddy (2007), "Belief systems and political decision making", in Russell J. Dalton e Hans-Dieter Klingemann (eds.), The Oxford Handbook of Political Behavior, Oxford: Oxford University Press , pp.45-64. KELLY, Nathan J., e ENNS, Peter K. (2010), "Inequality and the Dynamics of Public Opinion: The Self-Reinforcing Link Between Economic Inequality and Mass Preferences", American Journal of Political Science, vol. 54, nº.4, pp.855-870. JOWELL, Garth S. e O?DONNELL Victoria (2018), Propaganda and Persuasion, 7ª ed., Thousand Oaks: Sage. JACOBS, Lawrence R., e SHAPIRO, Robert Y. (2000), Politicians Don?t Pander: Political Manipulation and the Loss of Democratic Responsiveness, Chicago: University of Chicago Press. JACOBS, Lawrence R, Cook, Fay Lomax, e Carpini, Michael X. delli (2009), Talking Together. Public Deliberation and Political Participation in America, Chicago: The University of Chicago Press. IYENGAR, Shanto (2016), Media Politics: A Citizen?s Guide, 3ª ed., Nova Iorque: W.W. Norton & Company. HABERMAS, Yurgen (1998), "Civil Society and the Political Public Sphere", in Between Facts and Norms. Contributions to a Discourse Theory of Law and Democracy. Cambridge e Massachusetts, The MIT Press, pp. 329-387. GLYNN, Carol; Herbst, Susan; Lindeman, Mark; O'Keefe, Garrett, e Shapiro, Robert (2016), Public Opinion, 3 ed., Oxford: Westview Press. GILENS, Martin (2005), ?Inequality and Democratic Responsiveness?, Public Opinion Quarterly, 69(5), pp.778-796. FOURNIER, Patrick et al. (2011), When Citizens Decide: Lessons from Citizens' Assemblies on Electoral Reform, Oxford: Oxford University Press. FISHKIN, James (2018),Democracy when the people are thinking: Revitalizing our politics through public deliberation, Oxford: Oxford University Press. ERIKSON, Robert S, MACKUEN, Michael B., e STIMSON, James A. (2002), The Macro Policy, Cambridge: Cambridge University Press. ERIKSON, Robert S., e TEDIN, Kent L. (2015), American Public Opinion, 9ª. ed., Nova Iorque: Routlegde. ERIKSON, Robert S. (2007), "Does public ignorance matter?", Critical Review, 19(1), pp.23-34. DOWLING, Conor M., HENDERSON, Michael, e MILLER, Michael G. (2019), "Knowledge persists, opinions drift: Learning and opinion change in a three-wave panel experiment", American Politics Research, (no prelo). DAVISON, W. Phillips (1983), "The Third-Person Effect in Communication", in The Public Opinion Quarterly, vol. 47, nº.1, pp.1-15. CRESPI, Irving (1997), The Public Opinion Process, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers. CONVERSE, Philippe (1964), ?The nature of belief systems in mass publics?, in David E. Apter, ed., Ideology and its Discontents, Nova Iorque: The Free Press of Glencoe. CLAWSON, Rosalee A., e Zoe M. OXLEY (2020), Public Opinion: Democratic Ideals, Democratic Practice, 4th Edition. Washington: CQ Press. CHONG, Dennis, e DRUCKMAN, James N. (2007), "Framing Public Opinion in Competitive Democracies", American Political Science Review, 101(4), pp. 637-655. CAMPBELL, Angus; CONVERSE, Philip E.; MILLER, Warren E.; e STOKES, Donald E. (1960), The American Voter, Chicago: The University of Chicago Press. BISHOP, George F. (2008), "Rational public opinion or its manufacture? Reply to Page", Critical Review, 20(1), pp.141-157. BERINSKY, A. (2019), New Directions in Public Opinion, 3ª ed., Nova Iorque e Londres: Routledge. BARBER, Benjamim (1984), Strong Democracy. Participation Politics for a New Age, Barkeley e Londres: University of California Press. BELCHIOR, Ana M. (2019), "Political parties in troubled times: Economic crisis and voter's perceptual bias of parties' ideology in Europe", Comparative European Politics, (no prelo). BELCHIOR, Ana M. (2019), "The effects of party identification on perceptions of pledge fulfilment: Evidence from Portugal", International Political Science Research (no prelo). AUERBACH, Jonathan, e CASTRONOVO, Russ (eds.) (2013), The Oxford Handbook of Propaganda Studies, Oxford e Nova Iorque: Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16