Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5165
Acrónimo :
L5165
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Esfera Política e Opinião Pública estrutura-se em três questões fundamentais: 1.O que é e como se mede a opinião pública? (o caso particular da sondagem de opinião); 2.Como é que o público forma opiniões: o que as pessoas sabem sobre política, como organizam as suas crenças, e porque é que isso é importante? 3.As consequências da opinião pública: qual a importância política dos cidadãos, e que impacto tem no sistema de representação democrática?

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Tendo presentes estes objectivos, o programa visa: OA1: que os alunos se familiarizem com os aspectos mais técnicos da aferição da opinião pública OA2. que dominem as principais explicações teóricas dos processos de formação da opinião pública e OA3. respectivo impacto no sistema de representação. Para tal analisa-se a influência dos diversos actores, das circunstâncias sociais e políticas, assim como das características do público. São também discutidos os principais conceitos relacionados com a opinião pública. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências de análise crítica sobre as problemáticas acima referidas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PARTE I. O QUE É E COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? 1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA 2. CONCEITO E HISTÓRIA DA OPINIÃO PÚBLICA 3. COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? A SONDAGEM 4. SONDAGENS: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS PARTE II. COMO É QUE O PÚBLICO FORMA OPINIÕES? 5. CONDICIONAMENTO, INFLUÊNCIA SOCIAL, E CONFORMIDADE COM A MAIORIA 6. MEDIA, LÍDERES DE OPINIÃO E ESTEREÓTIPOS 7. O PROBLEMA DA FALTA DE INFORMAÇÃO E RESPECTIVAS CONSEQUÊNCIAS 8. A RACIONALIDADE DA OPINIÃO PÚBLICA PARTE III. CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA 9. IMPACTO DA OPINIÃO PÚBLICA NA REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA 10. OPINIÃO PÚBLICA E REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA: O NÍVEL MACRO 11. A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA DELIBERAÇÃO PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS RECENTES 12. MEDIA, DEMOCRACIA E OPINIÃO PÚBLICA. CONCLUSÃO DA DISCIPLINA.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos encontram-se articulados com os objectivos da UC da seguinte forma: CP 2-4, objectivo 1. Esta correspondência justifica-se pela necessidade de focar as matérias em aspectos técnicos e pragmáticos da condução de sondagens com vista a munir os estudantes das competências para analisar criticamente sondagens e a respectiva interpretação nos media. CP 5-8, objectivo 2. CP 9-12, objectivo 3. Por fim, estas duas correspondências assentam na necessidade de a UC familiarizar os estudantes com conceitos e abordagens teóricos fundamentais para a compreensão dos conteúdos correspondentes aos objectivos 2 e 3, pelo que as aulas teóricas discutem estes conteúdos teórico-conceptuais sobre como se formam opiniões e as consequências políticas da opinião pública.

Avaliação / Assessment


Componentes da avaliação ao longo do semestre: 1ª. Apresentação oral do trabalho prático (20%) nas aulas práticas. 2.ª Realização de três exercícios escritos ao longo do semestre (20% * 3 = 60%) 3ª. Envolvimento nos debates e participação geral nas aulas (20%). Em alternativa, avaliação por exame: prova escrita (100%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas finais superiores ou iguais a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas consistem na exposição da matéria pela docente, embora a participação e discussão seja sempre bem-vinda, e as práticas apoiam-se na apresentação e discussão dos trabalhos pelos alunos. Contempla-se também a entrega de três breves exercícios escritos relativos a cada uma das três partes do programa, com vista a consolidar o conhecimento sobre pontos chave da matéria. Estes exercícios são realizados com base em leituras prévias recomendadas aos alunos, assim como ao visionamento de materiasi específicos (documentários, entrevistas, palestras, etc.). A par da aquisição de conhecimento, o objectivo destes exercícios é estimular a capacidade de análise crítica dos estudantes à luz dos conteúdos da UC. Isto é, estas aulas e exercícios servem três objectivos: 1) Treinar competências de exposição oral; 2) Desenvolver capacidades de análise crítica; 3) Dar aos docentes indicações do modo como os alunos estão a apreender a matéria exposta.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para além da complementaridade de abordagem das matérias nas aulas teóricas versus práticas, o modelo de ensino baseado numa abordagem prática e de análise pessoal crítica dos alunos, favorece o alcance dos objectivos da UC antes enunciados, que remetem para matérias também elas de natureza muito aplicada. Em cada semana lectiva, a primeira aula é teórica e a segunda é prática (ambas decorrem às quartas-feiras). As aulas teóricas consistem essencialmente na exposição da matéria pela docente, e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos práticos pelos alunos. Nas aulas práticas os alunos devem apresentar o resultado da análise de textos que expressam uma determinada questão da opinião pública na esfera política, anteriormente indicados pela docente, a que se segue o debate. Nas aulas há várias actividades a desenvolver as quais são enquadradas pela docente, requerendo-se dos alunos a leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos trabalhos práticos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com a docente. Como forma de consolidação dos conhecimentos, realizar-se-ão três exercícios escritos ao longo do semestre, a enquadrar devidamente em sala.

Observações / Observations


Notas para realização da apresentação oral: Este trabalho tem como objectivo central a análise de um ou mais textos (indicados no programa da disciplina) e a respectiva apresentação oral nas aulas práticas. Questões a considerar na análise dos textos: - Qual o principal argumento do autor? - Quais os contra-argumentos? - Que evidência o autor apresenta para suportar o seu argumento? - Concorda ou discorda do argumento? Com que fundamentos? - Que outra evidência pode contribuir para suportar o argumento? Ou suportar os contra-argumentos? - Que prescrições políticas derivam daí? E fazem sentido? Os alunos não devem limitar-se a apresentar uma súmula do texto, devendo antes fazer uma análise crítica do mesmo recorrendo a outros autores, outros contributos teóricos ou fontes para a consolidar. Ao longo da apresentação deve haver referência clara às obras e fontes consultadas e no final da apresentação os alunos devem referir toda a bibliografia consultada. Os textos são apresentados pelos alunos em grupo semanalmente nas aulas práticas, conforme planeamento no programa da disciplina. Cada grupo faz apenas uma apresentação oral numa aula prática. Notas para a realização dos três exercícios escritos: Exercício 1. Reporta à análise de um caso prático sobre a primeira parte do programa; isto é, sobre sondagens. Este exercício será realizado em sala, no final de uma aula prática. Exercícios 2 e 3. Estes serão exercícios de análise crítica suportada na bibliografia das aulas práticas das partes 2 e 3 do programa, respectivamente, cujo tema será devidamente enquadrado em aula. Poderão também integrar o visionamento de documentários ou a análise de outros materiais. Serão realizados pelos alunos fora do horário da UC. As aulas são conduzidas sensibilizando para o alcance dos objectivos 4, 5 e 10 sempre que o tema em abordagem o torne pertinente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24