Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular Esfera Política e Opinião Pública estrutura-se em três questões fundamentais: 1.O que é e como se mede a opinião pública? (o caso particular da sondagem de opinião); 2.Como é que o público forma opiniões: o que as pessoas sabem sobre política, como organizam as suas crenças, e porque é que isso é importante? 3.As consequências da opinião pública: qual a importância política dos cidadãos, e que impacto tem no sistema de representação democrática?
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Tendo presentes estes objectivos, o programa visa, por um lado, que os alunos se familiarizem com os aspectos mais técnicos da aferição da opinião pública; e, por outro, que dominem as principais explicações teóricas dos processos de formação da opinião pública e respectivo impacto no sistema de representação. Para tal analisa-se a influência dos diversos actores, das circunstâncias sociais e políticas, assim como das características do público. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências de análise crítica sobre as problemáticas acima referidas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
PARTE I. O QUE É E COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? Semana 1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA Semana 2. CONCEITO E HISTÓRIA DA OPINIÃO PÚBLICA Semana 3. COMO SE MEDE A OPINIÃO PÚBLICA? A SONDAGEM Semana 4. SONDAGENS: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS PARTE II. COMO É QUE O PÚBLICO FORMA OPINIÕES? Semana 5. CONDICIONAMENTO, INFLUÊNCIA SOCIAL, E CONFORMIDADE COM A MAIORIA Semana 6. MEDIA, LÍDERES DE OPINIÃO E ESTEREÓTIPOS Semana 7. O PROBLEMA DA FALTA DE INFORMAÇÃO E RESPECTIVAS CONSEQUÊNCIAS Semana 8. A RACIONALIDADE DA OPINIÃO PÚBLICA PARTE III. CONSEQUÊNCIAS POLÍTICAS DA OPINIÃO PÚBLICA Semana 9. IMPACTO DA OPINIÃO PÚBLICA NA REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA Semana 10. OPINIÃO PÚBLICA E REPRESENTAÇÃO DEMOCRÁTICA: O NÍVEL MACRO Semana 11. A IMPORTÂNCIA POLÍTICA DA DELIBERAÇÃO PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS RECENTES Semana 12. MEDIA, DEMOCRACIA E OPINIÃO PÚBLICA. CONCLUSÃO DA DISCIPLINA.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos encontram-se articulados com os objectivos da UC da seguinte forma: Semanas 2-4, objectivo 1. Semanas 5-6, objectivo 2. Semanas 7-8, objectivo 3. Semanas 9-12, objectivo 4.
Avaliação / Assessment
Componentes: 1ª. A realização de uma frequência (50%). 2ª. A apresentação oral do trabalho prático (20%) nas aulas práticas. 3ª. Envolvimento nos debates, participação geral nas aulas, e realização de três exercícios escritos (10% * 3 = 30%). Em alternativa, avaliação por exame: prova escrita (100%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas finais superiores ou iguais a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas consistem na exposição da matéria pela docente e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos pelos alunos. Contempla-se também a entrega de três breves exercícios escritos relativos a cada uma das três partes do programa, com vista a consolidar o conhecimento sobre pontos chave da matéria. Estas aulas e exercícios servem três objectivos: 1) Treinar competências de exposição oral; 2) Desenvolver capacidades de análise crítica; 3) Dar aos docentes indicações do modo como os alunos estão a apreender a matéria exposta.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para além da complementaridade de abordagem das matérias nas aulas teóricas versus práticas, o modelo de ensino baseado numa abordagem prática e de análise pessoal crítica dos alunos, favorece o alcance dos objectivos da UC antes enunciados, que remetem para matérias também elas de natureza muito aplicada. Em cada semana lectiva, a primeira aula é teórica e a segunda é prática (ambas decorrem às quartas-feiras). As aulas teóricas consistem essencialmente na exposição da matéria pela docente, e as práticas na apresentação e discussão dos trabalhos práticos pelos alunos. Nas aulas práticas os alunos devem apresentar o resultado da análise de textos que expressam uma determinada questão da opinião pública na esfera política, anteriormente indicados pela docente, a que se segue o debate. Nas aulas há várias actividades a desenvolver as quais são enquadradas pela docente, requerendo-se dos alunos a leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos trabalhos práticos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com a docente. Como forma de consolidação dos conhecimentos, realizar-se-ão três exercícios escritos ao longo do semestre, a enquadrar devidamente em sala.
Observações / Observations
Notas para realização da apresentação oral: Este trabalho tem como objectivo central a análise de um ou mais textos (indicados no programa da disciplina) e a respectiva apresentação oral nas aulas práticas. Questões a considerar na análise dos textos: - Qual o principal argumento do autor? - Quais os contra-argumentos? - Que evidência o autor apresenta para suportar o seu argumento? - Concorda ou discorda do argumento? Com que fundamentos? - Que outra evidência pode contribuir para suportar o argumento? Ou suportar os contra-argumentos? - Que prescrições políticas derivam daí? E fazem sentido? Os alunos não devem limitar-se a apresentar uma súmula do texto, devendo antes fazer uma análise crítica do mesmo recorrendo a outros autores, outros contributos teóricos ou fontes para a consolidar. Ao longo da apresentação deve haver referência clara às obras e fontes consultadas e no final da apresentação os alunos devem referir toda a bibliografia consultada. Os textos são apresentados pelos alunos em grupo semanalmente nas aulas práticas, conforme planeamento no programa da disciplina. Cada grupo faz apenas uma apresentação oral numa aula prática. Notas para a realização dos três exercícios escritos: Exercício 1. Reporta à análise de um caso prático sobre a primeira parte do programa; isto é, sobre sondagens. Este exercício será realizado em sala, no final de uma aula prática. Exercícios 2 e 3. Estes serão exercícios de análise crítica suportada na bibliografia das aulas práticas das partes 2 e 3 do programa, respectivamente, cujo tema será devidamente enquadrado em aula. Poderão também integrar o visionamento de documentários ou a análise de outros materiais. Serão realizados pelos alunos fora do horário da UC. Qualquer destes exercícios escritos deverá ter uma extensão de cerca de duas páginas (bibliografia adicional, caso haja, é extra).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16