Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5166
Acrónimo :
L5166
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC cobre a História de Portugal na primeira Idade Moderna (1415-1640). A primeira parte do programa está organizada numa base temática, abordando questões centrais no domínio da história política, demográfica, económica, social e cultural. A segunda parte discute a relação entre a expansão ultramarina e a história do Portugal europeu.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir um conhecimento abrangente da história de Portugal, entre 1415 e 1640. OA2. Identificar e compreender as principais mudanças e continuidades deste período histórico. OA3. Saber formular hipóteses e aprofundar criticamente uma determinada interpretação histórica. OA4. Desenvolver técnicas de leitura e análise crítica de textos académicos. OA5. Desenvolver competências de comunicação criativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição do quadro cronológico, espacial e problemático. CP2. Portugal nos séculos XV, XVI e XVII (Poder e poderes; Sociedade; Economia; Política externa e relações internacionais; Saberes e expressões culturais). CP3. A expansão ultramarina na história do Portugal europeu.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a articulação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 -> OA1, OA2, OA3. CP2 -> OA1, OA3. CP3 -> OA2, OA3

Avaliação / Assessment


O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: (1) A AVALIAÇÃO CONTÍNUA requer a presença em um mínimo de 2/3 do total das aulas e assenta em três componentes principais: AV1. Comentário de textos, individual, escrito e presencial (ponderação de 30%). AV2. Teste escrito, individual (60%). AV3. Acompanhamento regular dos trabalhos (10%). (2) O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita (AV4), com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de bibliografia ou fontes históricas. Os alunos são ainda incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através de leituras e pesquisas. O modelo de aulas e o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (históricos, teóricos, metodológicos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (1º ano do 1º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 - OA4, OA5. AV2 - OA1, OA2, OA3. AV3 - OA1, OA2, OA3. AV4 - OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SERRÃO, Joaquim Veríssimo - História de Portugal. Lisboa, Verbo, 1977-1982. (vols. 2-4). MONTEIRO, Nuno Gonçalo - "Idade Moderna", in RAMOS, Rui (coord.), História de Portugal, Lisboa, Esfera dos Livros, 2009. MARQUES, A. Oliveira (coord) - Portugal na crise dos séculos XIV e XV, vol IV de Nova História de Portugal (dir. de J. Serrão e A.H.O. Marques), Lisboa, Presença, 1987. MAGALHÃES, J. Romero de (coord.) - No alvorecer da modernidade (1480-1620), vol. III de História de Portugal, dir. de José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993. DIAS, João Alves (coord) - Portugal do Renascimento à Crise Dinástica, vol V de Nova História de Portugal (dir. de J. Serrão e A.H.O. Marques), Lisboa, Presença, 1998. COSTA, Leonor Freire; LAINS, Pedro; MIRANDA, Susana Münch - História Económica de Portugal, 1143-2010, 2ª ed., Lisboa, Esfera dos Livros, 2012. COSTA, J. P. Oliveira; RODRIGUES, J. D.; OLIVEIRA, P. A. - História da Expansão e do Império Português, Lisboa, Esfera dos Livros, 2014.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar para cada tema.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16