Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5167
Acrónimo :
L5167
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês,Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa uma história comparada das diferentes civilizações nas diversas partes do mundo nos séculos XV a XVIII. Depois de traçar as suas principais características, o programa discute também o relacionamento entre essas civilizações, marcado por encontros e desencontros, por equilíbrios e desequilíbrios.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos informados sobre as principais áreas civilizacionais do mundo moderno. OA2. Compreender as modalidades de relacionamento inter-civilizacional. OA3. Desenvolver a perspectiva de história comparada e as suas metodologias específicas. OA4. Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA5. Aprender a comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: o tempo, o espaço, as problemáticas. CP2. O Ocidente Europeu. CP3. A Europa do Leste. CP4. Os Impérios Islâmicos. CP5. A China. CP6. O Japão. CP7. A África Subsaariana. CP8. Encontros e desencontros de civilizações. CP9. Conclusão: o Mundo Moderno em perspectiva comparada

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a articulação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 a CP7 - OA1 CP8 - OA2 CP9 - OA3

Avaliação / Assessment


O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: Avaliação Periódica ou Exame final. A AVALIAÇÃO PERIÓDICA compreende: AV1. Teste escrito, individual (ponderação de 50%). AV2. Apresentação escrita e oral de um texto, trabalho realizado em grupo (40%). AV3. Acompanhamento regular dos trabalhos (10%). O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita (AV4), com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de bibliografia ou fontes históricas e na apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Os alunos são ainda incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através de leituras e pesquisas. O modelo de aulas e o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (históricos, teóricos, metodológicos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (1º ano do 1º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 - OA1, OA2, OA3, OA4. AV2 - OA4, OA5. AV3 - OA4, OA5. AV4 - OA1, OA2, OA3, OA4.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


PARKER, Charles H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2010. DARWIN, John, After Tamerlane: The Rise and Fall of Global Empires 1400-2000, New York, Bloomsbury Press, 2008. BLACK, Jeremy, Great Powers and the Quest for Hegemony. The World Order since 100, Londres, Routledge, 2007. BENJAMIN, Thomas, The Atlantic World: Europeans, Africans, Indians and Their Shared History, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WOLF, Eric R., Europe and the People without History, Berkeley, California University Press, 1982. WILLS Jr., John E., The World from 1450 to 1700, Oxford, Oxford University Press, 2009. WATTS, Sheldon, Disease and Medicine in World History, Londres, Routledge, 2003. ROPP, Paul, China in World History, Oxford, Oxford University Press, 2010. QUATAERT, Donal, O Império Otomano. Das Origens ao Século XX I, Lisboa, Edições 70, s.d. HUFFMAN, James L., Japan in World History, Oxford, Oxford University Press, 2010. LOCKARD, Craig A., Southeast Asia in World History, Oxford, Oxford University Press, 2009. GOSCH, Stephen S. e STEARNS, Peter N., Premodern Travel in World History, Londres, Routledge, 2008. ELLIOTT, John, Empires of the Atlantic World, Britain and Spain in America, 1492-1830, New Haven, Yale University Press, 2006. BEAUDOIN, Steven M., Poverty in World History, Londres, Routledge, 2007. BIDELEUX, Robert e JEFFRIES, Ian, A History of Eastern Europe, Londres, Routledge, 1998. ADLE, Chahryar e HABIB, Irfan (eds.), History of Civilizations of Central Asia. Vol. V: Development in contrast: from the sixteenth to the mid-nineteenth century, Paris, UNESCO, 2003.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16