Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa uma história comparada das diferentes civilizações nas diversas partes do mundo nos séculos XV a XVIII. Depois de traçar as suas principais características, o programa discute também o relacionamento entre essas civilizações, marcado por encontros e desencontros, por equilíbrios e desequilíbrios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Adquirir conhecimentos informados sobre as principais áreas civilizacionais do mundo moderno. OA2. Compreender as modalidades de relacionamento inter-civilizacional. OA3. Desenvolver a perspectiva de história comparada e as suas metodologias específicas. OA4. Desenvolver técnicas de leitura crítica de bibliografia e de pesquisa de informação histórica. OA5. Aprender a comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução: o tempo, o espaço, as problemáticas. CP2. O Ocidente Europeu. CP3. A Europa do Leste. CP4. Os Impérios Islâmicos. CP5. A China e o Japão CP6. A África Subsaariana. CP7. As Américas. CP8. Encontros e desencontros de civilizações. CP9. Conclusão: o Mundo Moderno em perspectiva comparada
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
É a seguinte a articulação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 a CP7 - OA1 CP8 - OA2 CP9 - OA3
Avaliação / Assessment
O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: Avaliação ao Longo do Semestre ou Exame final. A AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE requer a presença em um mínimo de 2/3 do total das aulas e assenta em três componentes principais: AV1. Teste escrito, individual (ponderação de 40%). AV2. Apresentação escrita e oral de um texto, trabalho realizado em grupo (50%). AV3. Acompanhamento regular dos trabalhos, medido pela oralidade, intervenção em aulas práticas, assiduidade, e qualquer eventual pequeno trabalho voluntário extra (10%). O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita (AV4), com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de bibliografia ou fontes históricas e na apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Os alunos são ainda incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através de leituras e pesquisas. O modelo de aulas e o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (históricos, teóricos, metodológicos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (1º ano do 1º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 - OA1, OA2, OA3, OA4. AV2 - OA4, OA5. AV3 - OA4, OA5. AV4 - OA1, OA2, OA3, OA4.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
BENJAMIN, Thomas, The Atlantic World: Europeans, Africans, Indians and Their Shared History, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009. BLACK, Jeremy, Great Powers and the Quest for Hegemony. The World Order since 100, Londres, Routledge, 2007. DARWIN, John, After Tamerlane: The Rise and Fall of Global Empires 1400-2000, New York, Bloomsbury Press, 2008. PARKER, Charles H., Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge, Cambridge University Press, 2010.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A indicar para cada tema.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24