Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5168
Acrónimo :
L5168
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular visa introduzir os alunos nos princípios metodológicos da construção da História.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A Unidade Curricular visa preparar alunos que sejam capazes de: A: Reconhecer a cientificidade num texto escrito. B: Distinguir entre estudos e fontes. C: Adquirir as normas de execução de fichas bibliográficas. D: Pesquisar informação em bibliotecas, catálogos on-line e Internet. E: Avaliar a autoridade e credibilidade da informação na Net. F: Manusear informação visando a produção de um texto. G: Referenciar sumariamante um documento histórico. H: Desenvolver a capacidade de interpretação de fontes históricas. I: Desenvolver as capacidades analíticas e sintéticas. J: Desenvolver o espírito crítico. K: Desenvolver a expressão oral L: Compreender que o conhecimento do passado não é independente do presente. M: Compreender a tensão entre conhecimento histórico e memória colectiva. N: Relacionar História e Ciências Sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte Teórica A.1) A construção da História: as fontes, as provas e os estudos. A.2) História e memória. - Memória individual e colectiva. - A História: uma ciência como as outras? Um estudo cientificamente conduzido? Uma narrativa baseada em fontes? A.3) História e Ciências Sociais. Parte Prática B.1) Características de um texto científico. B.2) Características de um documento histórico - A crítica de documentos históricos. B.3) Como pesquisar informação. - Bibliotecas: ficheiros manuais e digitalizados. Catálogos on-line. - A pesquisa on-line utilizando os motores de busca. B.4) Como manusear a informação. - Fichas de leitura (materiais impressos, materiais da Internet). - Técnicas de comentário de estudos. - Técnicas de comentário de documentos históricos. B.5) A produção de um discurso. - Informação: recolha, análise e síntese. - Construção do texto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivo de aprendizagem A: A1 e B1 Objectivo de aprendizagem B: A1, A2, B1 e B2 Objectivo de aprendizagem C: B4 Objectivo de aprendizagem D: B3 Objectivo de aprendizagem E: B3 Objectivo de aprendizagem F: B5 Objectivo de aprendizagem G: B2 e B4 Objectivo de aprendizagem H: B2 e B4 Objectivo de aprendizagem I: B4 e B5 Objectivo de aprendizagem J: B4 Objectivo de aprendizagem K: B5 Objectivo de aprendizagem L: A2 Objectivo de aprendizagem M: A2 Objectivo de aprendizagem N: A3

Avaliação / Assessment


1. Avaliação periódica: a) Preparação de um trabalho de investigação (grupo), com apresentação oralem aula (20%) e entrega de uma síntese (45%) b) Recensão crítica de um texto historiográfico (35%). N.B. - O aluno necessita de obter uma nota superior ou igual a 8 em cada uma das componentes de avaliação. 2. Exame final Prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo, tendo por base a bibliografia de trabalho, será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas e teórico-práticas e constitui a base do processo de ensino-aprendizagem. O desenvolvimento de competências de operacionalização crítica bem como da capacidade de comunicar análises e conclusões será exercitado ao longo do processo de avaliação, em particular através da realização de um trabalho prático de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivo de aprendizagem A: Aulas teórico-práticas Objectivo de aprendizagem B: Aulas teórico-práticas; 2º e 3º elementos da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem C: 1º e 2º elementos da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem D: Aulas teórico-práticas Objectivo de aprendizagem E: Aulas teórico-práticas Objectivo de aprendizagem F: Aulas teórico-práticas Objectivo de aprendizagem G: 3º elemento da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem H: 3º elemento da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem I: 1º, 2º e 3º elementos da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem J: 2º e 3º elementos da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem K: 1º elemento da avaliação periódica Objectivo de aprendizagem L: Aulas teóricas Objectivo de aprendizagem M: Aulas teóricas Objectivo de aprendizagem N: Aulas teóricas

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


PEREIRA, Miriam Halpern - "A História e as Ciências Sociais", in "Ler História" nº 49, 2005, pp.5-29. MENDES, José Maria Amado - "A História como Ciência. Fontes, Metodologia e Teorização". Coimbra, Coimbra Editora, 1987. LE GOFF, Jacques - "Memória" e "História" in "Enciclopédia Einaudi", Vol. 1, Lisboa, INIC, 1984, pp.11-50,158-259. ECO, Umberto - "Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas", Lisboa, Presença, 1980. BURKE, Peter (org.) - "A escrita da História. Novas perspectivas", S. Paulo, UNESP, 1992 [1991]. BLOCH, Marc - "Introdução à História", 6ª edição portuguesa, Mem Martins, Edições Europa-América, 1993 [1949].

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


FRADA, João José Cúcio - "Guia Prático para a Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos", Lisboa, Cosmos, 1991. FINK, Carole - "Marc Bloch. Uma Vida na História", Oeiras, Celta Editora, 1995 [1989]. FERGUSON, Niall (org.)- "História Virtual", Lisboa, Tinta-da-China, 2006.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16