Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5170
Acrónimo :
L5170
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC cobre a História de Portugal na sua segunda Idade Moderna (1640-1820), período caracterizado pela reconfiguração, consolidação, apogeu e, finalmente, pela crise de um determinado modelo de organização da vida política, da sociedade, da economia e da cultura que habitualmente se designa por Antigo Regime.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir um conhecimento abrangente da história de Portugal, entre 1640 e 1820. OA2. Identificar e compreender as principais rupturas e descontinuidades deste período histórico. OA3. Saber formular hipóteses e aprofundar criticamente uma determinada interpretação histórica. OA4. Desenvolver técnicas de pesquisa, leitura e análise crítica de fontes históricas e textos académicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Definição do quadro cronológico, espacial e problemático. CP2. Reestruturação e consolidação da sociedade portuguesa de Antigo Regime, 1640-1807 (inclui 1. O Poder e os poderes; 2. A demografia; 3. A economia; 4. O quadro social; 5. Os saberes e as expressões culturais; 6. Política externa e relações internacionais; 7. As voltas que o Império deu). CP3. Desagregação e crise do Antigo Regime, 1808-1820.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


É a seguinte a articulação entre os conteúdos programáticos (CP) e os objectivos de aprendizagem (OA): CP1 -> OA1, OA2, OA3. CP2 -> OA1, OA3. CP3 -> OA2, OA3

Avaliação / Assessment


O estudante pode optar por duas modalidades alternativas: Avaliação ao Longo do Semestre ou Exame final. A AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE requer a presença em um mínimo de 2/3 do total das aulas e compreende três componentes principais: AV1. Apresentação escrita e oral de um trabalho de pesquisa histórica, realizado em grupo (ponderação de 40%) AV2. Teste escrito, individual e presencial (50%). AV3. Acompanhamento regular dos trabalhos, medido pela oralidade, intervenção em aulas práticas, assiduidade, e qualquer eventual pequeno trabalho voluntário extra (10%). O EXAME FINAL consiste numa única prova escrita (AV4), com base na bibliografia básica da UC, cobrindo toda a matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de bibliografia ou fontes históricas e na apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos. Os alunos são ainda incentivados a acompanhar as matérias fora da sala de aula através de leituras e pesquisas. O modelo de aulas e o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que combina de forma equilibrada o saber adquirido e o saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (históricos, teóricos, metodológicos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (1º ano do 1º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 -> OA4. AV2 -> OA1, OA2, OA3. AV3 -> OA1, OA2, OA3. AV4 -> OA1, OA2, OA3.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Bethencourt, Francisco; Chauduri, K. (dir). História da Expansão Portuguesa. Lisboa, 1998, vols. 2, 3 e 4. - Costa, Leonor; Lains, P.; Miranda, S. História Económica de Portugal 1143-2010, 1143-2010, 2ª ed.. Lisboa, 2012. (caps. 3, 4 e 5) - Macedo, J. B. História diplomática portuguesa: constantes e linhas de força. Lisboa, 2008. - Marques, Oliveira; Serrão, J. (dir). Nova história da Expansão Portuguesa, vol VII e VIII. Lisboa, 1991 e 1986. - Mattoso, José (dir). História de Portugal, vol. IV, O Antigo Regime 1620-1807. Lisboa, 1993. - Ramos, Rui; Sousa, B.; Monteiro, N. História de Portugal. Lisboa, 2009. - Serrão, Joel; Marques, A. H. (dir). Nova História de Portugal, vol. VII, Da Restauração ao Ouro do Brasil. Lisboa, 2001.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A indicar para cada tema.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24