Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5171
Acrónimo :
L5171
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta unidade curricular é dar uma visão geral da História da Europa entre os séculos XVI e XVIII, considerada tanto no seu conjunto como nas suas especificidades regionais e nacionais. O programa está organizado numa base cronológica e temática, abordando sucessivamente as questões culturais, institucionais, económicas e sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças na Europa entre os séculos XVI e XVII. OA2- Comparar dinâmicas sociais, económicas, políticas e culturais. OA3- Definir historicamente conceitos OA4- Avaliar criticamente as dinâmicas da Europa no seu conjunto e nas suas especificidades nacionais e regionais. OA5- Analisar e interpretar textos historiográficos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Humanismo e Renascimento 2. A Confessionalização da Europa: As reformas protestantes e católica; Guerras de Religião 3. A emergência das economias atlânticas. As economias europeias e o sistema mundial 4. Instituições e sistemas políticos: Modelos de organização política: o Estado Moderno; As práticas políticas: Monarquias absolutistas e a afirmação do parlamentarismo 5. As mutações económicas: Mercantilismo, tributação e finanças das monarquias; A dinâmica do capitalismo comercial e financeiro: Os limites da produtividade agrícola; indústria antes da industrialização 6. As sociedades europeias: Os sistemas demográficos do Antigo Regime; A estrutura da sociedade; O mundo do trabalho urbano e o campesinato 7. A Revolução Científica 8. A Europa no século XVIII: As propostas reformadoras do Iluminismo; Culturas populares e culturas eruditas 9. Revoltas e revoluções: a crise do Antigo Regime

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular centra-se na análise comparada da evolução das sociedades europeias, salientando as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais. Os conteúdos programáticos valorizam a reflexão historiográfica em torno da problemática da unidade e da diversidade das sociedades europeias. Para a concretização deste objectivo estruturaram-se os conteúdos programáticos em torno de blocos cronológicos e temáticos.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação periódica: Preparação e participação individual nas aulas práticas (10%); inquérito escrito (40%); Teste escrito (50%) 2. Exame final O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências específicas relativas à pesquisa de informação é desenvolvido através da realização de trabalhos, preferencialmente em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As actividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções adequadas às realidades históricas concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises já realizadas no campo da História serão objecto de avaliação no teste final.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


BERENGER, Jean et al., História Geral da Europa, vol. 2: Do começo do século XIV ao fim do século XVIII, Lisboa, Publicações Europa-América, 1996. BLANNING, Tim, The Pursuit of Glory. Europe, 1648-1815, Londres, Penguin Books, 2007. GREENGRASS, Mark, Christendom Destroyed. Europe, 1517-1648, Londres, Penguin Books, 2015. HENRY, John, The Scientific Revoltuion and the Origins of Modern Science, 2ª ed., Nova York, Palgrave, 2002. HOF, Ulrich Im, A Europa no século das Luzes, Lisboa, Presença, 1995. WALLERSTEIN, Immanuel, O Sistema Mundial Moderno. Vol. 2: O Mercantilismo e a consolidação da economia-mundo europeia, 1600-1750, Porto, Edições Afrontamento, 1994. WILSON, Peter (Org.), A Companion to Eighteenth-Century Europe, Malden, Blawell Publisng, 2008. WIESNER-HANKS, Merry, Early Modern Europe, 1450-1789, Cambridge, Cambridge University Press, 2006.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ANDERSON, Perry, As linhagens do Estado Absolutista, Porto, Edições Afrontamento, 1984. ARIÈS, Philippe; DUBY, Georges (eds.), História da Vida Privada, vol.3 Do Renascimento ao Século das Luzes, Porto, Afrontamento, 1990. BELY, Lucien, La société des princes: XVIe-XVIIIe siècle, Paris, Fayard, 1999. BELY, Lucien, Les relations internationales en Europe (XVIIe-XVIIIe), Paris, PUF, 1992. BENEVOLO, Leonardo, A cidade na história da Europa, Lisboa, Editorial Presença, 1995. BENJAMIN, Thomas, The atlantic world: europeans, africans, indians and their shared history, 1400-1900, Cambridge, Cambridge University Press, 2009. BOIS, Jean-Pierre, L'Europe à l'époque moderne : origines, utopies et réalités de l'idée d'Europe, XVI-XVIII siècle, Paris, Armand Colin, 1999. BRAUDEL, Fernand, Civilização material, economia e capitalismo, 3 vols., Lisboa, Teorema, 1992-3. BRAUDEL, Fernand, A dinâmica do capitalismo, Lisboa, Teorema, 1985. BROTTON, Jerry, Trading territories: mapping the early modern world, Londres, Reaktion Books, 1997. BURKE, Peter, Cultura popular na idade moderna, São Paulo, Companhia das Letras, 1989. BURKE, Peter, O mundo como teatro : estudos de antropologia histórica, Lisboa, Difel, 1992. BURKE, Peter, Venice and Amsterdam: a study of seventeenth-century elites, Cambridge, Polity Press, 1994. CAMERON, Euan (ed.), História da Europa Oxford: O século XVI, Porto, Fio da Palavra Editores, 2009. CARPENTIER, Jean; LEBRUN, François, História da Europa, 3ª edição, Lisboa, Estampa, 2002. CASEY, James, História da Família, Lisboa, Teorema, 1990. CHAUNU, Pierre, A civilização da Europa Clássica, 2 vols., Lisboa, Estampa, 1987 CHAUNU, Pierre, A civilização da Europa das Luzes, 2ª ed., 2 vols., Lisboa, Estampa, 1995. DAVIS, Ralph, The Rise of the Atlantic Economies, Londres, Weidenfeld and Nicolson, 1973. CUNHA, Mafalda Ferin, Reforma e Contra-Reforma, s.l., Quimera, 2002. DELUMEAU, Jean, A civilização do renascimento, Lisboa, Estampa, 1989. DELUMEAU, Jean, Nascimento e a afirmação da Reforma, São Paulo, Livraria Pioneira, 1989. DEYON, Pierre, O Mercantilismo, Lisboa, Gradiva, 1989. DUBY, Georges (ed), Amor e sexualidade no Ocidente, Mem Martins, Terramar, 1991. EL KENZ, David e GANTET, Claire, Guerres et paix de religion en Europe, 16e.-17e. Siècles, Paris, Armand Colin, 2003. ELIAS, Norbert, A Sociedade de Corte, Lisboa, Estampa, 1987. ELLIOTT, J. H., A Europa dividida (1559-1598), Lisboa, Presença, 1985. ELLIOTT, J. H. [et al.], Revoluciones y rebeliones de la Europa moderna, Madrid, Alianza Editorial, 1986. ELTON, G.R., A Europa durante a Reforma, 1517-1559, Lisboa, Presença,1982. ERTMAN, Thomas, Birth of the Leviathan: building states and regimes in medieval and early modern Europe, Cambridge, Cambridge University Press, 1997. FLANDRIN, Jean-Louis, Famílias. Parentesco, casa e sexualidade na sociedade antiga, Lisboa, Estampa, 1992. GREEN, V.H.H., Renascimento e Reforma (a Europa entre 1450 e 1660), Lisboa, Dom Quixote, 1991. GREENE, Jack P.; Ph. D. Morgan (eds),Atlantic history: a critical appraisal, Oxford, Oxford University Press, 2009. GRIFFITHS, Paul, Lost Londons: change, crime, and control in the capital city, 1550-1660, Cambridge, Cambridge University Press, 2008. HALE, John, A Civilização Europeia no Renascimento, Lisboa, Presença, 2000. HILL, Cristopher, The Century of Revolution, 1603-1714, Edimburgo, Thomas Nelson and sons, 1962. HINRICHS, Ernst, Introducción a la historia de la edad moderna, Madrid, Ediciones Akal, 2001. HIRST, John, Breve História da Europa, 3ª ed., Lisboa, D. Quixote, 2020. HOHENBERG, Paul M., Lynn Hollen Lee, The Making of Urban Europe 1000-1994, Harvard University Press, 1996. KRIEDTE, Peter - Camponeses, senhores e mercadores : a Europa e a economia mundial (1500-1800 1800), Lisboa, Teorema , 1992. LEBRUN, François, A vida conjugal no Antigo Regime, Lisboa, Rolim, 1983. LEBRUN, François, Se soigner autrefois: médecins, saints et sorciers aux XVIIe et XVIII siècles, Paris, Éditions du Seuil, 1995. LUEBKE, David M. (Org.), The Counter-Revolution. Essential readings, Malden, Blackwell, 1999. MACCULLOCH, Diarmaid, The Reformation: a History, Nova York, Viking, 2004. MANDROU, Robert, L'Europe absolutiste : raison et raison d'État, 1649-1775, Paris, Fayard, 1977. MARAVALL, José Antonio, Estado Moderno y Mentalidade Social. Siglos XV a XVII, 2 vols., Madrid, Ediciones de la Revista de Occidente, 1972. MULLETT, Michael, A Contra-reforma e a Reforma Católica nos princípios da Idade Moderna Europeia, Lisboa, Gradiva, 1985. PENNINGTON, D.H. , Europe in the Seventeenth Century, 2ª ed., Londres, Longman, 1989. PROSPERI, Adriano, Il Concilio di Trento, Turim, Einaudi, 2001. QUATAERT, Donald, O Império otomano, das origens ao século XX, Lisboa, Edições 70, 2008. RIBOT GARCIA, Luís, Historia del mundo moderno, Madrid, Actas Editorial, 1998. SALMANN, Jean-Michel, Géopolitique du XVIe siècle, 1498-1618, Paris, Seuil, 2003. SIMMS, Brendan, Europa. A Luta pela supremacia de 1453 aos nossos dias, Lisboa, Edições 70, 2015. SPIERENBURG, Pieter (ed), Social control in Europe, 2ª ed., Columbia, The Ohio State University Press, 2004. TILLY, Charles, As revoluções europeias (1492-1992), Lisboa, Presença, 1996. WALLERSTEIN, Immanuel, O Sistema Mundial Moderno. Vol. 1: A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo europeia no século XVI, Porto, Edições Afrontamento, 1990. Atlas Históricos DUBY, Georges, Atlas Historique Larousse, Paris, Larousse, 1978. HILGEMAN, Werner; KINDER, Herman, Atlas historique, Paris, Perrin, 1992. KINDER, Herman, Werner HILGERMAN, Atlas historique, de l'apparition de l'homme à l'ère atomique, Paris, Perrin, 1987.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16