Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5173
Acrónimo :
L5173
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular visa apresentar aos alunos as problemáticas fundamentais da crise do Antigo Regime e das revoluções liberais em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC visa preparar alunos que: 1) adquiram conhecimentos sobre o período histórico abrangido pelo programa; 2) contactem com a bibliografia de referência e com um número limitado de fontes; 3) adquiram autonomia, possibilitando a realização de análise documental, o desenvolvimento da capacidade de síntese e realização de pequenas pesquisas; 4) desenvolvam a capacidade de transmissão dos resultados da pesquisa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


0. "Revolução" e "Liberalismo": os conceitos. 1. A crise do Antigo Regime. As invasões francesas e a ocupação inglesa. A ruptura do Império e as suas consequências. 2. Revolução e contra-revolução. Liberais e miguelistas. 3. Questões constitucionais: política e cidadania. Cartistas e setembristas. Cabralistas. 4. Liberalismo, espaço público e opinião pública. 5. O território e os homens. 6. Do Império Brasileiro à viragem para África. O tráfico de escravos e a sua abolição. 7. Mudanças económicas: a desarticulação das estruturas agrárias de Antigo Regime; a indústria e a desarticulação das estruturas corporativas, os mercados; a questão financeira. 8. Novas clivagens sociais urbanas e rurais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem da U.C. são atingidos nos domínios dos conhecimentos (OA1) e das competências (OA2, OA3, OA4) através do cumprimento do conjunto dos conteúdos programáticos (1,2,3,4,5,6,7,8) e das formas de avaliação.

Avaliação / Assessment


De acordo com o RGACC, a avaliação pode ser feita por duas formas: a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. Na primeira época, a avaliação ao longo do semestre processa-se em dois momentos. O primeiro momento constará da apresentação oral de uma fonte respeitante à História Portuguesa da primeira metade do século XIX. O objectivo deste trabalho é propiciar a prática da crítica dos documentos históricos. O segundo momento será um teste escrito que se realizará no final do semestre. O objectivo do teste é fomentar a capacidade de esquematizar o desenvolvimento de um tema ou o equacionamento de um problema, atendendo às linhas gerais do programa. Destinar-se-á também a avaliar o acompanhamento das aulas. O teste não terá consulta, mas será acompanhado de uma cronologia. A classificação final baseia-se nas notas destes momentos de avaliação que têm respectivamente a ponderação de 40% e 60%. Em alternativa à avaliação ao longo do semestre, haverá exame final. Na 2ª época, haverá exame final. O exame final deverá ser preparado com base na bibliografia recomendada, não terá consulta e será acompanhado de uma cronologia.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem baseia-se em aulas teóricas, no acompanhamento dessas aulas com bibliografia de apoio, na análise e interpretação de fontes seleccionadas, nas apresentações orais e na preparação para o teste.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas e teórico-práticas e a orientação tutorial permitirão dar resposta aos objectivos nos domínios dos conhecimentos (OA1) e das competências (OA2, OA3, OA4)através do cumprimento do conjunto dos conteúdos programáticos (1,2,3,4,5,6,7,8). A avaliação contribui da seguinte forma para o alcançar dos objectivos: - apresentação oral: OA3, OA4; - teste: OA1, OA2.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vieira, B.M.D., A Formação da Sociedade Liberal (1815-1851), Lisboa, CEHCP, 2005. Torgal, L.R. e J.L.R. (coord.), O Liberalismo, vol. V da História de Portugal (dir. por José Mattoso), Lª, Círculo de Leitores/Estampa, 1993. Pereira, M.H., Das Revoluções Liberais ao Estado Novo, Lisboa, Presença, 1994, cap. I e II. Pedreira, J.M. e N.G.M. (coord.), O Colapso do Império e a Revolução Liberal, vol 1 da História Contemporânea de Portugal, dir. por A.C.P. e N.G.M, Lisboa, Fundación MAPFRE/Penguin Random House, 2013. Ferreira, Fátima Sá e Melo, Isabel do Carmo e Miriam Halpern Pereira (Orgs) Rebeliões, Revoltas e Revoluções Olhares, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2022. Alexandre, V., O Império Africano. Séculos XIX e XX, Lisboa, Colibri, 2000, cap. O império africano. Séculos XIX e XX: linhas gerais. Almeida, P. T. (coord.), A Construção Nacional. 1834-1890, vol. 2 da História Contemporânea de Portugal, dir. por A.C.P. e N.G.M., Lisboa, MAPFRE/Penguin Random House, 2013.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vargues, Isabel Nobre, A Aprendizagem da Cidadania em Portugal (1820-1823), Coimbra, Ed. Minerva, 1997. Tengarrinha, José Manuel, Estudos de História Contemporânea de Portugal, Lisboa, Editorial Caminho, 1983. Silveira, Luís Nuno Espinha da, Território e Poder. Nas Origens do Estado Contemporâneo em Portugal, Cascais, Patrimonia, 1997. Silbert, Albert, Portugal na Europa Oitocentista, Lisboa, Salamandra, 1998. Neto, Victor, O Estado, a Igreja e a Sociedade em Portugal (1832-1911), Lisboa, INCM, 1998. Miranda, Jorge, O Constitucionalismo Liberal luso-brasileiro, Lisboa, CNCD, 2004. Madureira, Nuno Luís, Mercado e Privilégios. A Indústria Portuguesa entre 1750 e 1834, Lisboa, Estampa, 1997. Lains, Pedro e Álvaro Ferreira da Silva (org.), História Económica de Portugal 1700-2000, vol. II, Lisboa, ICS, 2005. Ferreira, Fátima Sá e Melo, Rebeldes e Insubmissos. Resistências Populares ao Liberalismo (1834-1844), Porto, Afrontamento, 2002. Alexandre, Valentim, Os Sentidos do Império. Questão Nacional e Questão Colonial na Crise do Antigo Regime Português, Porto, Afrontamento, 1993.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30