Métodos de Ensino e Avaliações

Há duas modalidades de avaliação de conhecimentos: a avaliação periódica e o exame final. I- Para os alunos que optaram pela avaliação periódica haverá dois momentos de avaliação. O primeiro momento de avaliação constará da apresentação oral de uma fonte respeitante à História Portuguesa da primeira metade do século XIX. O objectivo deste trabalho é propiciar a prática da crítica dos documentos históricos. O segundo momento de avaliação será um teste escrito que se realizará no final do semestre. O objectivo do teste é fomentar a capacidade de esquematizar o desenvolvimento de um tema ou o equacionamento de um problema, atendendo às linhas gerais do programa. Destinar-se-á também a avaliar o acompanhamento das aulas. O teste não terá consulta, mas será acompanhado de uma cronologia. A classificação final baseia-se nas notas destes momentos de avaliação que têm respectivamente a ponderação de 40% e 60%. II- O exame final, para os alunos que optaram pela avaliação final ou que não obtiveram aproveitamento positivo, deverá ser preparado com base na bibliografia recomendada, não terá consulta e será acompanhado de uma cronologia.