Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular tem por objetivo dar uma visão comparada e conectada da história europeia e global no “longo” século XIX. O estudo das sociedades europeias tem em conta as mudanças de equilíbrios geopolíticos globais (novas potências, nações e nacionalismos), as transformações políticas (afirmação do poder dos Estados, liberalismo, movimentos políticos e sociais de base social alargada), as evoluções económicas e sociais (industrialização e urbanização, migrações transcontinentais e formação de mercados mundiais) e as principais mutações culturais, científicas e tecnológicas do período. A UC interroga também as formas e os limites da dominação europeia no mundo oitocentista.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças na Europa e no mundo durante o «longo» século XIX. OA2- Comparar dinâmicas sociais, económicas e políticas. OA3- Definir historicamente conceitos OA4- Avaliar criticamente a construção da supremacia europeia e os crescimentos desiguais. OA5- Analisar e interpretar fontes históricas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Da Revolução Francesa às Revoluções Atlânticas (1789-1830). CP2- Estados, Soberania Nacional e Ideologias Políticas: Liberalismo, Conservadorismo e Democracia CP3- Industrialização da Europa e a formação de mercados mundiais. CP4- Os mundos do trabalho: entre a expansão do trabalho assalariado e a persistência da escravatura. CP5- A cidade e a diversidade dos mundos urbanos no século XIX. CP6- As Grandes Migrações: do Atlântico para uma perspetiva Global. CP7- Ciência, Tecnologia e os novos sistemas de autoridade. CP8. Secularização, educação e os movimentos políticos e sociais na Europa (1870-1914). CP9. Nacionalismos, competição internacional e racismo científico. CP10. O Novo Imperialismo Europeu em África e na Ásia CP11. Imperialismo para além dos Europeus: Os EUA no Caribe e no Pacífico e o Japão na Ásia CP12. O Fin de Siècle Europeu e as incertezas do Progresso.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular centra-se na análise da evolução das sociedades europeias e a sua conexão com a história global no “longo século” século XIX, em especial as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais. Os objetivos de aprendizagem valorizam a reflexão historiográfica e interpretação de fontes históricas que serão alcançados em aulas teóricas e práticas. Para a concretização destes objetivos, os conteúdos programáticos estão estruturados em torno de blocos cronológicos e temáticos. Com foco em temas chave da história da Europa e do Mundo neste período: revolução política, formação de estados nação, nacionalismo e imperialismo e globalização económica, transformação social e grandes migrações.
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre. Preparação e participação individual nas aulas práticas (10%); Trabalho Individual (Interpretação crítica de fonte primária / historiografia) (30%). Trabalho em grupo (composto de trabalho escrito e apresentação em aula) (30%). Teste escrito individual (30%) 2. Exame final. O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em dois tipos de aulas: nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates ligados aos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de textos historiográficos ou fontes históricas e na apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes. Os alunos dispõem de um conjunto de leituras obrigatórias para cada semana de aulas, leituras que serão objeto de apresentação e debates entre o professor e os estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As atividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objetivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções adequadas às realidades históricas concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises já realizadas no campo da História serão objeto de avaliação no teste final.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
ANDERSON, Benedict (2021), Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Lisboa: Edições 70 [edição original 1983]. BORGES, Marcelo, e MADELINE Y. HSU (2023). The Cambridge History of Global Migrations: Volume 2 - 1800–Present. Cambridge: Cambridge University Press. BAYLY, C. A. (2004), The Birth of Modern World: Global connections and comparison, 1780-1914, Oxford, Blackwell. COOLEY, Linda (2022). A Letra da Lei: Guerras, constituições e a formação do mundo moderno. São Paulo: Zahar. EVANS, Richard J (2018), A Luta pelo Poder: Europa: 1815-1914, Lisboa: Edições 70. MACMILLAN, Margaret (2013), A Guerra que acabou com a Paz: Como a Europa Trocou a Paz pela Primeira Guerra Mundial, Lisboa: Temas e Debates. OSTERHAMMEL, Jurgen (2015). The Transformation of the World: A Global History of the Nineteenth Century. Princeton e Oxford: Princeton University Press. PORTER, Andrew, O Imperialismo Europeu (1860-1914). Lisboa: Edições 70, 2011
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
BERLANSTEIN, Lenard R., ed.(1992), The industrial revolution and work in nineteenth-century Europe, Routledge. BEAUCHAMP, Chantal (1998), Revolução industrial e crescimento económico no século XIX, Lisboa, Ed. 70. BEAUD, Michel (1992), História do Capitalismo, Lisboa, Ed. Teorema. BAYCROFT, Timothy (1998). O Nacionalismo na Europa (1789-1945), Lisboa, Temas e Debates. BENJAMIN, Thomas (2009) The Atlantic World. Europeans, Africans and their Shared History. 1400-1900, Cambridge University Press. BERMEO, Nancy and Philip NORD (2000), Civil Society before Democracy. Lessons from Nineteenth-Century Europe, Boston, Rowman & Littlefield Publischers. BOCK, Gisela, Anne COVA (2003), Ecrire l?histoire des femmes en Europe du Sud, XIXe-XXe siècle / Writing Women?s History in Southern Europe XIXth-XXth Century, Lisboa, Celta. ELLEY, Geoff (2005), Forjando a Democracia: A História da Esquerda na Europa, 1850-2000. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005 FAIRBANK, John K. (dir.) (1978) The Cambridge History of China, Vol. 10, Cambridge University Press. HOHENBERG, Paul M., Lynn Hollen LEES (1996) The Making of Urban Europe 1000-1994, Harvard University Press. HOBSBAWM, E.(1985), A Era das Revoluções, Lisboa, Presença. HOBSBAWM, E.(1988), A Era do Capital (1848-1875), Lisboa, Presença. HOBSBAWM, E.(1990), A Era do Império (1875-1914), Lisboa, Presença. HOBSBAWM, Eric. J., (1998) A Questão do Nacionalismo. Nação e nacionalismo desde 1780, Lisboa, Terramar. MAYER, Arno J. (1990) A força da tradição. A persistência do Antigo Regime. 1815 - 1914, Lisboa, Companhia das Letras. MOSSE, George L. (1997) La cultura europea del siglo XIX, Barcelona, Ariel. SKOCPOL, Theda (1985),Estados e Revoluções Sociais. Análise Comparativa da França, Rússia e China, Lisboa, Presença. SMITH, Anthony D.(1998) Nationalism and modernism: a critical survey of recent theories of nations and nationalism, Routledge. STORM, Eric. Nationalism: A World History. Princeton e Oxford: Princeton University Press, 2024
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-16