Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5175
Acrónimo :
L5175
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
24.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular propõe-se: (1) desenvolver a consciência de que a pesquisa histórica e o debate historiográfico têm uma natureza dinâmica e inacabada; (2) demonstrar que os problemas, as perspetivas e as categorias de análise se alteram com a mudança e com a diversidade dos contextos sociais, culturais e políticos; (3) desenvolver o espírito crítico e a capacidade de refletir sobre a história e a sua historiografia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Identificar as principais caraterísticas do conhecimento e do método historiográfico. OA2 - Conhecer as principais tendências da historiografia do pós-guerra à atualidade. OA3 - Descrever e comparar as principais abordagens históricas. OA4 - Desenvolver argumentos convincentes, devidamente fundamentados, em forma escrita e oral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. História: conceitos e problemáticas 2. O legado do século XIX: Historicismo, Positivismo e História Metódica 3. A Escola dos Annales 4. Historiografia Marxista, História Social e Hegemonia Cultural 5. História e construção de identidades nacionais 6. The Black History Month - significado e impacto 7. História, alteridade e pós-colonialismo 8. Pós-modernismo e a linguistic turn 9. Micro-história 10. História e Género 11. História Global 12. História Ambiental

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objetivo promover uma reflexão sobre as principais tendências da historiografia contemporânea de forma crítica e dinâmica. Assim, os objetivos de aprendizagem serão alcançados por meio de aulas teóricas e práticas, que promovem a reflexão historiográfica e a interpretação de textos historiográficos referentes a cada um dos conteúdos programáticos.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: Participação nas aulas (10%); discussão de texto na sala de aula e elaboração do respetivo relatório (30%) (máx. 1200 palavras); trabalho de grupo (15 páginas, Times New Roman 12, espaço de 1,5) (30%); teste escrito (30%). 2. Exame: exame final (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas, seguidas de aulas práticas de discussão de textos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As atividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objetivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; e discussão pública.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


IGGERS, Georg. G., Historiography in the Twentieth Century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge, Middletown (Connecticut), Wesleyan University Press, 2005. SCHNEIDER, Alex e WOOLF, Daniel, The Oxford History of Historical Writing, vol. 5: 1945 to the Present, Oxford, Oxford University Press, 2011.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BHABHA, Homi K., The Location of Culture, Londres e Nova York, Routledge, 2004 [1994]. BENTLEY, Michael, Modern Historiography. An Introduction, Londres e Nova York, Routledge, 1999. BENTLEY, Michael (Org.), Companion to Historiography, Londres e Nova York, Routledge, 1997. BERGER, Stefan (Org.), Writing the Nation. A Global Perspective, Nova York, Palgrave Macmillan, 2007. BERGER, Stefan, FELDNER, Heiko, Mark e PASSMORE, Kevin (Org.), Writing History. Theory and Practice, Londres, Hodder Arnold, 2003. BERGER, Stefan, DONOVAN, Mark e PASSMORE, Kevin (Org.), BLACK, Jeremy, Clio's Battles. Historiography in Practice, Bloomington e Indianapolis (Indiana), Indiana University Press, 2015. BOHRER, Ashley, "Intersectionality and Marxism: A Critical Historiography", Historical Materialism (2018), 1-29. BURKE, Peter, Sociologia e História, Madrid, Alianza, 1987. BURKE, Peter, A Escola dos Annales, 1929-1989. A Revolução Francesa da Historiografia, 2ª ed., São Paulo, UNESP Editora, 1992. BURKE, Peter (Org.), A Escrita da História. Novas Perspectivas, São Paulo, Editora UNESP, 1991. BURNS, Robert M. (Org.), Historiography. Critical Concepts in Historica Studies, Londres e Nova York, Routledge, 2006. CADEDDU, Davide (Org.), A Companion to Antonio Gramsci. Essays on History and Theories of History, Politics and Historiography, Leiden e Boston, Brill, 2020. CANNADINE, David (Org.), Que é a História Hoje?, Lisboa, Gradiva, 2006 [2002] CARR, Edward Hallet, Que é a História?, Lisboa, Gradiva, 1986 [1961]. CATROGA, Fernando, Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História, 2ª ed., Coimbra, Almedina, 2016. CHAKRABARTY, Dipesh, Provincializing Europe. Postcolonial Thought and Historical Difference, Princeton, Princeton University Press, 2000. CONRAD, Sebastian, O que é a História Global?, Lisboa, Edições 70, 2019. CURTO, Diogo Ramada, As Múltiplas Faces da História, Lisboa, Livros Horizonte, 2008. CURTO, Diogo Ramada, Para que serve a História?, Lisboa, Tinta da China, 2013. DAGBOVIE, Pero Gaglo, The early Black history movement, Carter G. Woodson, and Lorenzo Johnston Greene, Urbana, University of Illinois Press, 2007 DELACROIX, C., DOSSE, F., GARCIA, P. e OFFENSTADT, N. (Org.), Historiographies. Concepts et débats, 2 vols., Paris, Gallimard, 2010. DI FIORI, Laura e MERIGGI, Marco, World History. Le nuove rotte della storia, Roma, Laterza, 2011. FEBVRE, Lucien, Combates pela História, 3ª ed., Lisboa, Presença, 1989. FURET, François, A Oficina da História, Lisboa, Gradiva, s.d. [1982]. GARDINER, Patrick, Teorias da História, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, s.d. [1969]. GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros Ensaios, Lisboa, Difel, 1989. GULDI, Jo e ARMITAGE, David, The History Manifesto, Cambridge, Cambridge University Press. HABIB, Irfan, "Problems of Marxist Historiography", Social Scientist 16 (1988), pp. 3-13. HOBSBAWM, Eric, On History, London, Weidenfeld & Nicolson, 1997. IGGERS, G. e WANG, Q. Edward, com colaboração de MUKHERJEE, Supriya, A Global History of Modern Historiography, Londres e Nova York, Routledge, 2008. GIVENS, Jarvis R., '‘There Would Be No Lynching If It Did Not Start in the Schoolroom’: Carter G. Woodson and the Occasion of Negro History Week, 1926–1950", American Educational Research Journal, 65 (2019), 1457-1494. JENKINS, Keith (Org.), The Postmodern History Reader, Londres e Nova York, Routledge, 1997. LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre, Fazer História, 3 vols., s.l., Bertrand Editora, 1987. MATOS, Sérgio Campos, Historiografia e Memória Nacional no Portugal do Século XIX, Lisboa, Edições Colibri, 1998. MATOS, Sérgio Campos, Consciência Histórica e Nacionalismo: Portugal, séculos XIX e XX, Lisboa, Livros Horizonte, 2008. MATTOSO, José, A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 1988. MAURÍCIO, Carlos, "História (no Estado Novo)" in MÓNICA, Maria Filomena e António Barreto (eds.), Dicionário de História de Portugal, Porto, Figuerinhas, Vol. 7, 1999. MEIER, August e RUDWICK, Elliott, Black history and the historical profession, 1915– 1980, Urbana, University of Illinois Press, 1986. MENDES, José Maria Amado, A História como Ciência. Fontes, metodologia e teorização, Coimbra, Coimbra Editora, 1987. PERRY, Matt, Marxism and History, 2ª ed., Nova York, Palgrave Macmillan, 2021. PIETERS, Jürgen, "New Historicism: Postmodern Historiography between Narrativism and Heterology", History and Theory 39 (2000), pp. 21-38. POPKIN, Jeremy D., From Herodotus to H-Net. The Story of Historiography, Nova York e Oxford, Oxford University Press, 2016. PROSPERI, Adriano, Un tempo senza storia. La distruzione del passato, Turim, Einaudi, 2021. REVEL, Jacques (Org.), Jogos de Escalas. A Experiência da Microanálise, Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998. ROGARI, Sandro, La scienza storica, Turim, UTET, 2020. ROMAGNANI, Gian Paolo, Storia della storiografia. Dall'antichità a oggi, Roma, Carocci editore, 2020. SAMUEL, Raphael (Org.), People's History and Socialist Theory, Londres, Routledge, 1981. SARKAR, Sumit, "Post-modernism and the Writing of History", Studies in History 15 (1999), pp. 293-322. SKINNER, Quentin, Visões da Política. Sobre os Métodos Históricos, Lisboa, Difel, 2005 STANFORD, Michael, A Companion to the Study of History, Oxford - Cambridge (Mass.), Blackwell, 1994. STANFORD, Michael, The Nature of Historical Knowledge, Oxford - Cambridge (Mass.), Blackwell, 1995. STONE, Lawrence et al., "History and post-modernism", Past and Present, 1991-1992, 131 (p. 217-218); 133 (p. 204-213); 135 (p. 189-208) TORGAL, Luís Reis, MENDES, José Amado Mendes e CATROGA, Fernando, História da História em Portugal, Sécs. XIX-XX, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996. TOSH, John, The Pursuit of History. Aims, Methods and the New Directions in the Study of History, Londres e Nova York, Routledge, 2015 [1984]. TUCKER, Aviezer (Org.), A Companion to the Philosophy of History and Historiography, West-Sussex, Wiley-Blackwell, 2009. VEYNE, Paul, Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70, 1983 [1971]. WANG, Q, Edward e IGGERS, Georg G., Turning Points in Historiography: A Cross-Cultural Perspective, Rochester (N.Y.), The University of Rochester Press, 2002. WOOLF, Daniel, A Concise History of History. Global Historiography from Antiquity to the Present, Cambridge, Cambridge University Press, 2019. ZACHARIAH, Benjamin, RAPHAEL, Lutz e BERNET, Brigitta (Org.), What's Left of Marxism. Historiography and the Possibilities of Thinking with Marxian Themes and Concepts, Berlim e Boston, Walter de Gruyter, 2020.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30