Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular propõe-se: (1) desenvolver a consciência de que a pesquisa histórica e o debate historiográfico têm uma natureza dinâmica e inacabada; (2) demonstrar que os problemas, as perspetivas e as categorias de análise se alteram com a mudança e com a diversidade dos contextos sociais, culturais e políticos; (3) desenvolver o espírito crítico e a capacidade de refletir sobre a história e a sua historiografia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1 - Identificar as principais caraterísticas do conhecimento e do método historiográfico. OA2 - Conhecer as principais tendências da historiografia do pós-guerra à atualidade. OA3 - Descrever e comparar as principais abordagens históricas. OA4 - Desenvolver argumentos convincentes, devidamente fundamentados, em forma escrita e oral.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. História: conceitos e problemáticas CP 2. O legado do século XIX: Historicismo, Positivismo e História Metódica CP 3. A Escola dos Annales CP 4. Historiografia Marxista, História Social e Hegemonia Cultural CP 5. História e construção de identidades nacionais CP 6. História, alteridade e pós-colonialismo CP 7. Pós-modernismo e a linguistic turn CP 8. Micro-história CP 9. História e Género CP 10. História Ambiental CP 11. História Global
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdos Programáticos (CP)-> Objetivos de Aprendizagem (OA): CP1-> OA1, 2 CP2-> OA1, 2, 3, 4 CP3-> OA1, 2, 3, 4 CP4-> OA1, 2, 3, 4 CP5-> OA1, 2, 3, 4 CP6-> OA1, 2, 3, 4 CP7-> OA1, 2, 3, 4 CP8-> OA1, 2, 3, 4 CP9-> OA1, 2, 3, 4 CP10-> OA1, 2, 3, 4 CP11-> OA1, 2, 3, 4
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação periódica: Participação nas aulas (10%); discussão de texto na sala de aula e elaboração do respetivo relatório (30%) (máx. 1200 palavras); trabalho de grupo (15 páginas, Times New Roman 12, espaço de 1,5) a entregar a 6 de maio (30%); teste escrito no dia 13 de maio (30%). 2. Exame: exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teóricas, seguidas de aulas práticas de discussão de textos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As atividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objetivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; e discussão pública.
Observações / Observations
Due to the current COVID-19 crisis, the evaluation process may undergo some adaptations, which will be communicated in due course, should this be necessary.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CATROGA, Fernando, Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História, 2ª ed., Coimbra, Almedina, 2016. IGGERS, Georg. G., Historiography in the Twentieth Century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge, Middletown (Connecticut), Wesleyan University Press, 2005. SCHNEIDER, Alex e WOOLF, Daniel, The Oxford History of Historical Writing, vol. 5: 1945 to the Present, Oxford, Oxford University Press, 2011.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
BHABHA, Homi K., The Location of Culture, Londres e Nova York, Routledge, 2004 [1994]. BENTLEY, Michael, Modern Historiography. An Introduction, Londres e Nova York, Routledge, 1999. BENTLEY, Michael (Org.), Companion to Historiography, Londres e Nova York, Routledge, 1997. BERGER, Stefan (Org.), Writing the Nation. A Global Perspective, Nova York, Palgrave Macmillan, 2007. BERGER, Stefan, FELDNER, Heiko, Mark e PASSMORE, Kevin (Org.), Writing History. Theory and Practice, Londres, Hodder Arnold, 2003. BERGER, Stefan, DONOVAN, Mark e PASSMORE, Kevin (Org.), BLACK, Jeremy, Clio's Battles. Historiography in Practice, Bloomington e Indianapolis (Indiana), Indiana University Press, 2015. BOHRER, Ashley, "Intersectionality and Marxism: A Critical Historiography", Historical Materialism (2018), 1-29. BURKE, Peter, Sociologia e História, Madrid, Alianza, 1987. BURKE, Peter, A Escola dos Annales, 1929-1989. A Revolução Francesa da Historiografia, 2ª ed., São Paulo, UNESP Editora, 1992. BURKE, Peter (Org.), A Escrita da História. Novas Perspectivas, São Paulo, Editora UNESP, 1991. BURNS, Robert M. (Org.), Historiography. Critical Concepts in Historica Studies, Londres e Nova York, Routledge, 2006. CADEDDU, Davide (Org.), A Companion to Antonio Gramsci. Essays on History and Theories of History, Politics and Historiography, Leiden e Boston, Brill, 2020. CANNADINE, David (Org.), Que é a História Hoje?, Lisboa, Gradiva, 2006 [2002] CARR, Edward Hallet, Que é a História?, Lisboa, Gradiva, 1986 [1961]. CHAKRABARTY, Dipesh, Provincializing Europe. Postcolonial Thought and Historical Difference, Princeton, Princeton University Press, 2000. CONRAD, Sebastian, O que é a História Global?, Lisboa, Edições 70, 2019. CURTO, Diogo Ramada, As Múltiplas Faces da História, Lisboa, Livros Horizonte, 2008. CURTO, Diogo Ramada, Para que serve a História?, Lisboa, Tinta da China, 2013. DELACROIX, C., DOSSE, F., GARCIA, P. e OFFENSTADT, N. (Org.), Historiographies. Concepts et débats, 2 vols., Paris, Gallimard, 2010. DI FIORI, Laura e MERIGGI, Marco, World History. Le nuove rotte della storia, Roma, Laterza, 2011. FEBVRE, Lucien, Combates pela História, 3ª ed., Lisboa, Presença, 1989. FURET, François, A Oficina da História, Lisboa, Gradiva, s.d. [1982]. GARDINER, Patrick, Teorias da História, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, s.d. [1969]. GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros Ensaios, Lisboa, Difel, 1989. GULDI, Jo e ARMITAGE, David, The History Manifesto, Cambridge, Cambridge University Press. HABIB, Irfan, "Problems of Marxist Historiography", Social Scientist 16 (1988), pp. 3-13. HOBSBAWM, Eric, On History, London, Weidenfeld & Nicolson, 1997. IGGERS, Georg. G. e WANG, Q. Edward, com colaboração de MUKHERJEE, Supriya, A Global History of Modern Historiography, Londres e Nova York, Routledge, 2008. JENKINS, Keith (Org.), The Postmodern History Reader, Londres e Nova York, Routledge, 1997. LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre, Fazer História, 3 vols., s.l., Bertrand Editora, 1987. MATOS, Sérgio Campos, Historiografia e Memória Nacional no Portugal do Século XIX, Lisboa, Edições Colibri, 1998. MATOS, Sérgio Campos, Consciência Histórica e Nacionalismo: Portugal, séculos XIX e XX, Lisboa, Livros Horizonte, 2008. MATTOSO, José, A Escrita da História. Teoria e Métodos, Lisboa, Estampa, 1988. MAURÍCIO, Carlos, "História (no Estado Novo)" in MÓNICA, Maria Filomena e António Barreto (eds.), Dicionário de História de Portugal, Porto, Figuerinhas, Vol. 7, 1999 MENDES, José Maria Amado, A História como Ciência. Fontes, metodologia e teorização, Coimbra, Coimbra Editora, 1987. PERRY, Matt, Marxism and History, 2ª ed., Nova York, Palgrave Macmillan, 2021. PIETERS, Jürgen, "New Historicism: Postmodern Historiography between Narrativism and Heterology", History and Theory 39 (2000), pp. 21-38. POPKIN, Jeremy D., From Herodotus to H-Net. The Story of Historiography, Nova York e Oxford, Oxford University Press, 2016. PROSPERI, Adriano, Un tempo senza storia. La distruzione del passato, Turim, Einaudi, 2021. REVEL, Jacques (Org.), Jogos de Escalas. A Experiência da Microanálise, Rio de Janeiro, Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998. ROGARI, Sandro, La scienza storica, Turim, UTET, 2020. ROMAGNANI, Gian Paolo, Storia della storiografia. Dall'antichità a oggi, Roma, Carocci editore, 2020. SAMUEL, Raphael (Org.), People's History and Socialist Theory, Londres, Routledge, 1981. SARKAR, Sumit, "Post-modernism and the Writing of History", Studies in History 15 (1999), pp. 293-322. SKINNER, Quentin, Visões da Política. Sobre os Métodos Históricos, Lisboa, Difel, 2005 STANFORD, Michael, A Companion to the Study of History, Oxford - Cambridge (Mass.), Blackwell, 1994. STANFORD, Michael, The Nature of Historical Knowledge, Oxford - Cambridge (Mass.), Blackwell, 1995. STONE, Lawrence et al., "History and post-modernism", Past and Present, 1991-1992, 131 (p. 217-218); 133 (p. 204-213); 135 (p. 189-208) TORGAL, Luís Reis, MENDES, José Amado Mendes e CATROGA, Fernando, História da História em Portugal, Sécs. XIX-XX, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996. TOSH, John, The Pursuit of History. Aims, Methods and the New Directions in the Study of History, Londres e Nova York, Routledge, 2015 [1984]. TUCKER, Aviezer (Org.), A Companion to the Philosophy of History and Historiography, West-Sussex, Wiley-Blackwell, 2009. VEYNE, Paul, Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70, 1983 [1971]. WANG, Q, Edward e IGGERS, Georg G., Turning Points in Historiography: A Cross-Cultural Perspective, Rochester (N.Y.), The University of Rochester Press, 2002. WOOLF, Daniel, A Concise History of History. Global Historiography from Antiquity to the Present, Cambridge, Cambridge University Press, 2019. ZACHARIAH, Benjamin, RAPHAEL, Lutz e BERNET, Brigitta (Org.), What's Left of Marxism. Historiography and the Possibilities of Thinking with Marxian Themes and Concepts, Berlim e Boston, Walter de Gruyter, 2020.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16