Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5176
Acrónimo :
L5176
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


(1)Domínio dos instrumentos necessários ao estudo da evolução temporal da História de Portugal a partir das sucessivas conjunturas políticas de vigência do liberalismo constitucional monárquico e republicano entre1850 e 1926, cruzando três áreas temáticas principais:(2) vida política, (3)actividade económica,(4)estruturas e mudanças sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Incremento da autonomia individual do trabalho intelectual mediante a organização de bibliografias, comentário de algumas fontes documentais e estudo da bibliografia especializada.2-Reforço das capacidades de síntese centrado na discussão conceitos operatórios e dos comentários de texto.Reforço do trabalho em grupo e da capacidade de distanciação crítica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


01.Identificação do espaço 02. Razões de uma periodização VIDA POLÍTICA 1.1 A Regeneração 1850-1890 1.2 A crise da Monarquia Constitucional e a implantação da república(1891-1914)1.3 Crise e desagregação da I República (1914/18-1926) II -ESTRUTURAS E MUDANÇAS SOCIAIS 2.1 Crescimento e distribuição da população ,estruturas da família nupcialidade e celibato 2.2 Clivagens sociais e de género no meio urbano e industrial; formas de associação e estilos de vida 2.3 A sociedade rural: senhores da terra, lavradores, camponeses e assalariados rurais 2.4sociedade e estruturas religiosas; movimentos católicos e anti-clericais 2.5 instrução pública e reformas de ensino; o analfabetismo e a sua evolução III - MUDANÇAS ECONÓMICAS 3.1 modernização das infra-estruturas de transporte e comunicação 3.2 Agricultura e comércio externo; 3.3 finanças públicas e mercados: interno, externo e colonial 3.4 a industrialização: crescimento e constrangimentos estruturais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa é simultaneamente um percurso temporal de percepção dos momentos relevantes para o estudo de uma epoca ( ponto 1)Permite uma iniciação de temáticas e abordágens bibliográficas (1 a 3). A autonomia coordena-se com a iniciação ao estudo de documentos (1 a 3).

Avaliação / Assessment


1. Avaliação periódica: a) Preparação de um trabalho temático de grupo, com apresentação oral (15%) em aula e entrega de uma síntese (35%) b) Questionário escrito abrangendo a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente (Ponderação: 50%). N.B. - O aluno necessita de obter uma nota superior ou igual a 8 em cada uma das componentes de avaliação. 2. Exame final Prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas de comentário de texto historiográfico e de comentário de fontes documentais feitas pelos estudantes.Orientação tutorial do trabalho individual e de grupo.Trabalho individual de preparação do texte escrito com o objectivo de fomentar a capacidade de síntese e expressão escrita.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos expostos pelo professor cobrirão todos os pontos do programa, proporcionando uma aproximação às problematicas e ao conhecimento do passado. O mesmo acontecerá com os temas escolhidos e desenvolvidos por cada estudante em colaboração com os colegas e com o apoio do professor que desenvolverão as competências autónomas.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


TORGAL, Luís Reis e ROQUE, J.Lourenço (1993) O Liberalismo (vol. V de História de Portugal dir. por José Mattoso) Lisboa, Círculo dos Leitores ROSAS, Fernando e ROLLO, Mª Fernanda (coord) (2010) História da Primeira República Portuguesa, Lisboa, Edições Tinta da China PINTO, António Costa; MONTEIRO, Nuno Gonçalo (dir.) (2013), História Contemporânea de Portugal (vols 2 e 3)RAMOS, Rui (1993) A Segunda Fundação (vol. VI de História de Portugal dir. por José Mattoso), Lisboa, Círculo dos Leitores MARQUES, A. H. Oliveira (coord), (1991) Portugal. Da Monarquia para a República, Lisboa, Editorial Presença LAÍNS, Pedro e SILVA, Álvaro Ferreira da (2005) História Económica de Portugal, vol.II, O século XIX, Lisboa, ICS ALEXANDRE, Valentim, (2000), Velho Brasil Novas Africas, Portugal e o Império (1808-1975), Porto, Afrontamento.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vieira, Benedicta, org.(2003), Grupos Sociais e Estratificação Social em Portugal no Século XIX, Lisboa, CEHC. Vaquinhas Irene,(2011), História da vida Privada,(direcção José Mattoso) Liboa, temas e Debates. RODRIGUES, António Simões (1996) História de Portugal em Datas, s.l., Temas e Debate. Reis, Jaime,(1993), O Atraso Económico Português 1850-1930, Lisboa, Casa da Moeda. Pires, Rui e outros,(2011) Portugal: An Atlas of International Migration, Lisboa, Tinta da China. Pinheiro, Magda,(2008), Cidades e Caminhos de Ferro, Lisboa,CEHC. Pereira, Miriam,(1983 ,2ª ed.) Livre-Câmbio e Desenvolvimento Económico, Lisboa, Sá da Costa. Pereira, Miriam,(2001) Diversidade e Assimetrias de crescimento, Lisboa, ICS. Neto, Vítor,(1998), O Estado, A Igreja e A Sociedade em Portugal (1832-1911), Lisboa, INCM. Justino, David,(1987) A Formação do Mercado Nacional, Portugal 1810-1913,(1987), II Vol. Lisboa, Vega. Almeida, Pedro Tavares,(1991), Eleições e Caciquismo no Portugal oitocentista (1868-1890), Lisboa, Difel.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16