Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5178
Acrónimo :
L5178
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta UC é o de fornecer uma introdução à história económica contemporanea, com particular enfâse nos conceitos básicos da disciplina

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao nível dos conteúdos os alunos devem ser capazes de: OA1. identificar correctamente os principais ciclos económicos e políticos e as respectivas características; OA2. distinguir a relação entre fenómenos sociais e ciclos económicos; OA3. relacionar a evolução dos ciclos desenvolvimento comercial com as etapas do sistema financeiro internacional; OA4. dominar os principais conceitos da disciplina e saber aplicá-los na exposição oral e escrita; OA5. compreender como é construída a informação estatística e económica; OA6. saber comparar os pontos de partida e as assumpções de base teóricas das as principais correntes de pensamento da economia política internacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1.Introdução: conceitos e escolas de pensamento sobre as relações económicas internacionais. CP2.Crescimento económico e desenvolvimento. CP2.1.Ciclos económicos, políticas internacionais e crescimento do comércio no século XIX e XX CP2.2. Do proteccionismo aduaneiro ao liberalismo. CP2.3.Industrialização e a revolução tecnológica nos transportes e comunicações de finais de século XIX. As firmas multifuncionais e a escala internacional das empresas. CP2.4.Os Países Subdesenvolvidos e os Novos Países industrializados. CP2.5.O período do após Guerra e a prosperidade europeia. CP3.O sistema financeiro internacional CP3.1.Ascensão e queda do padrão-ouro. CP3.2.O sistema de Bretton Woods e o papel do FMI CP3.3.Os câmbios flutuantes e o papel do dólar. CP3.4.As crises petrolíferas e o seu impacto no sistema financeiro. CP4.O desenvolvimento económico internacional : uma retrospectiva

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1. - CP1; CP4 OA2. - CP2. OA3. - CP3 OA4. - CP2; CP3 OA5. - CP2; CP3 OA6. - CP1, CP2; CP3

Avaliação / Assessment


O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, será orientado e apoiado pela realização de 13 aulas. A esta vertente corresponde a prova de avaliação de teste de frequência que tem peso ponderado na média final de 65%. Será também realizado um trabalho de grupo , com apoio tutorial e comentário de avaliação a cada grupo no final da avaliação. Esta vertente tem um peso ponderado na média final de 35%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Quatro estratégias serão utilizadas: E1. no período anterior ao inicio de cada aula teórica em que os alunos devem ser capazes de fazer uma síntese da aula anterior; E2. ao nível de exercícios breves de aplicação concreta de conceitos;E3. Através do esclarecimento e acompanhamento da matéria; E4. Através da prova escrita de frequência e trabalhos de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


The teaching methodologies that relate to the types of lessons are aligned with methodologies and assessment, and both with the learning objectives (OA). Thus, assessment should allow to measure whether the OA were successfully achieved by students. OA1. - E3, E4 OA2. - E4 OA3. - E4 OA4. - E1,E2 OA5. - E1,E3 OA6. - E1, E3

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Madureira, N.L. ?International Economic Agreements?, in James Ciment (ed.) Booms and Busts:An Encyclopedia of Economic History , (New York: Sharpe Reference, 2010),Vol.II, 401-404. Gilpin, Robert, The Political Economy of International Relations, Princeton University Press, Princeton, 1987. Frieden, Jeffry A., Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century, W. W. Norton, Nova Iorque, 2006.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Rosenberg, Nathan, Exploring the Black Box : Technology, Economics, and History, Cambridge University Press, Cambridge, 1994. Rosenberg, Nathan;¸ Birdzell L.E., Jr., How the West Grew Rich: The Economic Transformation of the Industrial World, Basic Books, 1987. Richards Alan and Waterbury, John, A Political Economy of the Middle East, Westview Press,Londres, 2nd edition 1996 Okumura, Hiroshi, Corporate Capitalism in Japan, Palgrave Macmillan, Nova Iorque/ Londres, 2000. Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005 Millward, Robert, Private and Public enterprise in Europe, Cambridge University Press , Cambridge, 2005. Milward, Alan S. The European rescue of the Nation State, Routledge and Keegan , Londres, (1992) 1995. Maxfield, Sylvia, Gatekeepers of Growth, , Princeton University Press, Princeton, 1997. Marrison, Andrew, Free Trade and Its Reception 1815-1960: Freedom and Trade, Routledge Explorations in Economic History , No 8,1998. Morgenthau, Hans e Thompson, Kenneth W e Clinton, David Politics Among Nations, McGraw-Hill , Londres ?Nova Iorque, 2005 Lelart, Michel, O sistema Monetário Internacional, Terramar, Lisboa, (1991) 1997. Frieden. Jeffry A. & Lake, David, A., International Political Economy, St. Matin?s Press, Nova Iorque, 1991. Eichngreen, Barry, Globalizing Capital. A history of the International Monetary System, Princeton University Press, Princetn, 1996. Bairoch, Paul, Mitos e paradoxos da História Económica, Terramar, Lisboa, (1993) 2001.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16