Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5179
Acrónimo :
L5179
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não há

Objetivos Gerais / Objectives


OG1: Aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada; OG2: Compreensão da relação existente entre os acontecimentos do presente e o passado histórico; OG3: Conhecimento preciso acerca de eventos e de processos de mudança e de continuidade, numa perspectiva diacrónica; OG4: Conhecimento das ferramentas básicas do trabalho historiográfico e desenvolvimento da capacidade de análise crítica aos documentos históricos; OG5: Capacidade para ler textos historiográficos ou documentos originais e, também, para sumarizar, transcrever ou catalogar informação neles contida; OG6: Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos. OG7: Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender o processo de crise do liberalismo e de emergência da Ditadura Militar e do Estado Novo; OA2: identificar as principais características do Estado Novo durante os anos que antecederam a segunda Guerra Mundial, quer sob o ponto de vista político e institucional, quer económico e social OA3: Compreender os objectivos fundamentais do Estado Novo durante a segunda Guerra Mundial, a sua política de neutralidade e o impacto político, económico e social do conflito OA4: Analisar a evolução do Estado Novo no período compreendido entre as eleições presidenciais de 1949 e 1958, tanto sob o ponto de vista interno, quer sob o ponto de vista da sua política externa OA5: Avaliar o impacto e as consequências das Guerras Coloniais no regime do Estado Novo OA6: Explicar o que representou o marcelismo em termos de evolução ou continuidade do sistema político.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 A emergência do Estado Novo CP2 O Estado Novo nos anos 1930 CP3: Os anos da guerra CP4 A década de 1950 CP5 O período das Guerras Coloniais CP6 O Marcelismo (1968-1974

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Conteúdos Programáticos (CP)- Objetivos de Aprendizagem (OA): CP1 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA1 CP2 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA2 CP3 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA3 CP4 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA4 CP5 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA5 CP6 - OG1, 2, 3, 4, 5, 6; OA6

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação Periódica: Frequência (60%) + Trabalho (40%). Trabalho pode ser revisão de literatura individual ou trabalho de investigação em grupos de 2 estudantes 2. Exame final: O exame final contempla toda a matéria do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa nas quais o docente começa por expôr uma visão de síntese sobre o tema, seguindo-se a discussão pelos alunos, sob a orientação do professor, de documentos e fontes primárias relacionados com o tema da sessão. Os alunos dispõem igualmente de um conjunto de leituras recomendadas para cada semana de aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objectivos de aprendizagem. Desde logo, porque a metodologia de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa. Ora, uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objectivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimentos dos seguintes objectivos: OA1, 2, 3, 4, 5 e 6. Nas aulas, os estudantes são também chamados a participar, através da discussão, sob a orientação do professor, de documentos e fontes primárias relacionados com o tema da sessão. Estes documentos incidem sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os alunos alcancem todos os OA. No caso concreto desta metodologia, ela contribui também para que os estudantes alcancem outros objectivos gerais, como OG 4 e 5. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objectivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objectivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os OA. As leituras e a bibliografia recomendada, pela sua diversidade e, por vezes, pelo confronto de visões historiográficas distintas sobre um mesmo tema, permitirão ao estudante alcançar um conjunto de outros objectivos gerais, como OG6 e 7.

Observações / Observations


n.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cruz, Manuel Braga da, O Partido e o Estado no Salazarismo, Lisboa, Editorial Presença, 1988. Leonard, Yves, "O império colonial salazarista", in História da Expansão Portuguesa, Vol. V, Último Império e Recentramento, Lisboa, Círculo de Leitores, 1999, pp. 10-30. Meneses, Filipe Ribeiro de, Salazar, D.Quixote, Lisboa, 2010. Barreto, António e Maria Filomena Mónica (coord.), Dicionário de História de Portugal, volume VIII, Lisboa, Figueirinhas, 2000. Oliveira, César, Salazar e a Guerra Civil de Espanha, Lisboa, Edições "O Jornal", 1987. Pinto, António Costa, O Fim do Império Português. A Cena Internacional, a Guerra Colonial, e a Descolonização, 1961-1975, Lisboa, Livros Horizonte, 2001. Rosas, Fernando, História de Portugal. Volume VII. O Estado Novo (1926-1974), Lisboa, Círculo de Leitores, 1994. Rosas, Fernando Oliveira, Pedro (coordenação), A Transição Falhada. O Marcelismo e o fim do Estado Novo (1968-1974), Lisboa, Notícias Editorial, 2004.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16