Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular (UC) pretende introduzir os estudantes na análise histórica dos últimos setenta e cinco anos. O programa está organizado numa base cronológica e temática, abordando sucessivamente as questões culturais, institucionais, económicas e sociais. O foco em temáticas mais centradas nas sociedades europeias: reconstrução do pós-guerra, estado social, consumismo, transição demográfica e a “invenção” da juventude, construção da União Europeia e o fim da Europa de dois blocos, é articulado com temas em que a história da Europa está de forma mais direta conectada com processos históricos globais: o fim dos impérios europeus, Guerra Fria, crise energética de 1973, democratização, neoliberalismo e globalização, migrações e o ressurgimento de fundamentalismos religiosos. A UC introduz os estudantes nos debates acerca dos grandes problemas do mundo atual, em particular a crise climática e a questão da sustentabilidade, a desigualdade socioeconómica e suas flutuações desde 1945.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no mundo dos últimos 75 anos. OA2. Identificar e avaliar as principais perspectivas sobre a globalização. OA3. Identificar as principais ideologias e sistemas políticos que têm moldado o mundo no pós-guerra. OA4. Sintetizar e discutir criticamente textos historiográficos. OA5. Interpretar fontes históricas. OA6 Reconhecer e avaliar os principais debates historiográficos relacionados com a história europeia e global desde 1945. OA7. Pesquisar, analisar e sintetizar informação sobre um processo histórico concreto, através do recurso a bases bibliográficas, inventários arquivísticos e recursos electrónicos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 A reconstrução europeia e o Plano Marshall CP2 Uma Cortina de Ferro: A Europa de Leste e a Guerra Fria CP3 Impérios Reformáveis? Federalismo, Cidadania Imperial e Desenvolvimento CP4 Modelos de Descolonização? Entre a “concessão” e a oposição obstinada à descolonização. CP5 Os “Trinta anos de ouro”: Modelo Social Europeu e as sociedades de consumo CP6 A “invenção” da juventude: cultura juvenil e cultura de massas CP7 O espectro da revolução no final da década de 1960 CP8 A Crise Petrolífera de 1973 CP9: União Europa: Cooperação Económica, Segurança e Identidade CP10 Adeus Lenine: a Queda do Muro, a Unificação Alemã e o Fim da Guerra Fria CP11 Neoliberalismo e o crescimento das desigualdades CP12 Globalização, Migrações e a “Fortaleza Europa”
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A unidade curricular estuda a evolução das sociedades europeias nos últimos 75 anos, em especial as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais, e a sua interligação com dinâmicas históricas globais. Os objetivos de aprendizagem valorizam a reflexão historiográfica e interpretação de fontes históricas que serão alcançados através de aulas teóricas e práticas. Os conteúdos programáticos estão estruturados em torno de blocos cronológicos e temáticos trabalhados de acordo com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. O foco em temas centrais da história contemporânea global: reconstrução do pós-guerra, Guerra Fria e polarização bipolar do mundo, descolonização, cooperação e integração europeia, neoliberalismo e desigualdade, migrações e sustentabilidade, permitem que os estudantes sejam capazes de identificar grandes mudanças históricas a partir da discussão historiográfica e da interpretação de fontes históricas.
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre. Preparação e participação individual nas aulas práticas (10%); Trabalho Individual (Interpretação crítica de fonte primária / historiografia) (30%). Trabalho em grupo (3 estudantes, composto de trabalho escrito e apresentação em aula) (30%). Teste escrito individual (30%). 2. Exame final. O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem desta UC está estruturado em dois tipos de aulas: nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates ligados aos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de textos historiográficos ou fontes históricas e na apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes. Os alunos dispõem de um conjunto de leituras obrigatórias para cada semana de aulas, leituras que serão objeto de apresentação e debates entre o professor e os estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino adoptadas são coerentes com os objetivos de aprendizagem, na medida em que a metodologia de ensino-aprendizagem assenta em aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa e aulas práticas de interpretação de textos historiográficos e fontes históricas. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do conteúdo programático, garante-se assim o cumprimento dos objetivos de todos os objetivos de aprendizagem, em especial o OA1, OA2 e OA3. As aulas prático-teóricas, assentam em debates entre os estudantes e o professor, tanto no resumo e interpretação crítica de textos historiográficos e os grandes debates entre historiadores, quanto na interpretação documentos e fontes primárias relacionados com o tema de cada aula. Estes documentos incidem sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os alunos alcancem os OA4, OA5, OA6 e OA7. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar através de um programa de leituras de bibliografia e documentos históricos, entregue no início do semestre, para cada um dos pontos do programa, o que permite aos estudantes aprofundar e trabalhar antecipadamente os assuntos abordados nas aulas e alcançar os OA. O trabalho em grupo, elaborado pelos alunos sob a supervisão do professor fora da sala de aula, será apresentado oralmente e discutido em sala de aula. Desta forma, tanto o trabalho de pesquisa e sistematização de informação elaborado pelos alunos fora da sala de aula de aula, quanta a discussão com colegas e professor, permite aos estudantes alcançarem o OA7.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ronald Findlay Kevin H. O’Rourke, POWER AND PLENTY T R A D E , WA R , A N D T H E WO R L D E C O N O M Y I N T H E S E C O N D M I L L E N N I U M, 2007, Princeton university press, Princeton, https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691143279/power-and-plenty Diamond, Jared,, Guns, Germs and Steel: A short history of everybody for the last 13,000 years, 1999, WW Norton & company, New York, https://www.amazon.com/Guns-Germs-Steel-Fates-Societies/dp/0393317552 Peter N. Stearns, Globalization in World History, 2002, Routledge, Abingon, https://www.routledge.com/Globalization-in-World-History/Stearns/p/book/9780367279868 Susan Scott and Christopher J. Duncan, Demoigraphy and Nutrition, 2002, Balackwell, oxford, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9780470774489 Dudley L. Poston, Jr. Leon F. Bouvier, Population and Scociety, 2017, cambridge university press, Cambridge, https://catalog.lib.msu.edu/Record/hlm.ebs19074850e VADNEY, T. E., The World since 1945, London, Penguin Books, 3ª ed., 1998. SHAPIRO, Robert, O Futuro. Uma Visão Global do Amanhã, Lisboa, Actual, 2008 ROBERTS, John Morris, História do Século XX. Vol. 2, Lisboa, Editorial Presença, 1999. PALMOWSKI, Jan, Oxford Dictionary of Contemporary World History, Oxford, Oxford University Press, 2004. McKEE, Robert, Story: Substance, Structure, Style and the Principles of Screenwriting, New York, Harper-Collins, 1997. MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe's twentieth Century, London, Penguin Books, 1999. LECHNER, Frank J. e John Boli (eds.), The Globalization Reader, Oxford, Blackwell Publishing, 2ª ed., 2004. JUDT, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2006. HUESO, Angel Luis, El Cine y el Siglo XX, Barcelona, Ariel, 1998. HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Presença, 1996. CRONIN, James, The World the Cold War Made, London-New York, Routledge, 1996.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
http://www.state.gov/j/drl/irf/rpt/ INTERNATIONAL RELIGIOUS FREEDOM REPORT / U.S. DEPARTMENT OF STATE: Acesso aos Annual Report on International Religious Freedom, da responsabilidade do Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor do Departamento de Estado norte-americano. Os relatórios nacionais abrangem 195 países e estão disponíveis desde 1999. http://www.amnesty.org/en/for-media AMNESTY INTERNATIONAL: Sítio desta conhecida ONG dedicada à defesa dos direitos humanos. Acesso aos Amnesty International Report, publicados anualmente desde 1993, sobre a violação dos direitos humanos no mundo, por região (e por país desde 1998). Tratados assinados por cada país no domínio dos direitos humanos. http://en.rsf.org/ REPORTERS WITHOUT BORDERS: Estado da liberdade de imprensa no mundo. Organiza o Press Freedom Index desde 2002. Pesquisa por país ou região. http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi TRANSPARENCY INTERNATIONAL: Esta ONG é responsável pela edição anual, desde 1995, do Corruption Perceptions Index que avalia as percepções de corrupção entre os funcionários do Estado, judiciais e os políticos, em grande parte dos países do mundo. http://first.sipri.org/ FIRST. STOCKHOLM INTERNATIONAL PEACE RESEARCH INSTITUTE: A pesquisa FIRST (Facts on International Relations and Security Trends) permite cruzar as bases de dados de cerca de 20 institutos e organizações internacionais. Tópicos relevantes: relações internacionais e segurança, conflitos violentos e não-violentos, operações de manutenção da paz, comércio e produção de armamento e despesa militar. Pesquisa por país ou por grupos de países. http://www.cidcm.umd.edu/mar/ MINORITIES AT RISK: Base de dados, do Center for International Development and Conflict Management da Universidade de Maryland, que engloba 283 comunidades, em todo o mundo, politicamente activos nos últimos 60 anos. Para cada comunidade é possível aceder à sua situação relativamente ao Estado onde vive, ao seu percurso histórico e à avaliação do risco de rebelião / protesto / repressão. http://www.systemicpeace.org/polity/polity4.htm POLITY IV PROJECT: O projecto «Political Regime Characteristics and Transitions, 1800-2010» encontra-se sedeado no Center for International Development and Conflict Management, da Universidade de Maryland. Disponibiliza informação, desde 1800 (ou desde a data da independência), sobre a evolução do tipo de regime e da competição política em Estados atuais ou históricos, com uma população superior a meio milhão de habitantes. Gráficos de Tendências por País e por Região (1946-2010). Relatórios por País (desde 2003). http://www.ethnologue.com/web.asp ETHNOLOGUE: Inventário organizado pelo SIL International dedicado às línguas faladas em todo o mundo. Distribuição linguística por país. Distribuição regional e número de falantes de cada uma das atuais 6.900 línguas. Famílias linguísticas. http://www.ipu.org/english/home.htm INTER-PARLIAMENTARY UNION: Sítio da União Inter-Parlamentar, fundada em 1889, onde estão associados quase todos os parlamentos do mundo. Disponibiliza três bases de dados. A Parline Database exibe informações, por país, relativas à estrutura parlamentar, sistema eleitoral, estatuto dos parlamentares e composição atual de cada uma das câmaras. A Parlit Database oferece cerca de 40.000 referências bibliográficas respeitantes à legislação e à prática parlamentares, por país. A Women in Politics Database infroma sobre a participação das mulheres na política. http://www.worldstatesmen.org/ WORLDSTATESMEN: Cronologia dos governantes de todos os Estados actualmente existentes no mundo e suas dependências bem como das secessões e rebeliões registadas. Mapas históricos. Colónias e possessões históricas. Pesquisa por país. http://data.worldbank.org/ WORLD BANK: DATA AND STATISTICS: Indicadores macro-económicos e sociais relativos a mais de 200 Estados e territórios. Classificação anual do Banco Mundial das economias nacionais por grupo de rendimento e por grau de endividamento. Pesquisa por país ou por indicadores (comparações à escala mundial). http://www.un.org/esa/population/ UNITED NATIONS. DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS: POPULATION DIVISION: Acesso às publicações mais recentes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais relativas a migrações, políticas nacionais da população, legislações nacionais sobre o aborto e taxas de urbanização. Nos Country Profiles pode aceder-se às estatítiticas e projeções para o período 1950-2100. http://hdr.undp.org/en/ HUMAN DEVELOPMENT REPORTS: Acesso aos Relatórios do Desenvolvimento Humano publicados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Nesta página é possível explorar: StatPlanet World Map > Evolução do IDH para todos os países entre 1980 e 2011. Human Development Index Trends (1980-2011). ALGUNS IMPORTANTES WEBSITES PARA CONHECER MELHOR O NOSSO MUNDO: AA.VV., El Legado del Siglo XX, Madrid, Espasa Calpe, 2001. ZAKARIA, Fareed, O Futuro da Liberdade. A Democracia iliberal nos Estados Unidos e no mundo, Lisboa, Gradiva, 2004. VAISSE, Maurice, As Relações Internacionais desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2005. TELO, António, Multipolar ou Apolar. Um desconcertante mundo novo. In Relações Internacionais, Setembro, Lisboa, 2011, p. 5-23. SUTCLIFFE, Bob, 100 Imagens de um Mundo Desigual, Lisboa, Caminho, 2004. SIREL, François, Serge Cordelier et all., Chronologie du Monde au 20e. Siècle(1880-2004), Paris, La Découverte, 2004. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da, O Século Sombrio. Uma História geral do Século XX, Rio de Janeiro, Elsevier/Campus, 2004. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da (dir.), Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX, Rio de Janeiro, Elsevier/Campus, 2004. SASSOON, Donald, One Hundred Years of Socialism, London-New York, I.B. Tauris Publishers, 1996. SALVADORI, Massimo, Storia dell'Età Contemporanea, Torino, Loescher editore, 1996. SADER, Emir, Século XX, Uma Biografia não Autorizada. O Século do imperialismo, São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2000. ROY, Olivier, Globalised Islam. The search for a new Ummah, London, Hurts & Company, 2004. PFETSCH, Frank R. e Christoph Rohloff, National and International Conflicts, 1945-1995, London-New York, Routledge, 2000. PERRAULT, Gilles (ed.), O Livro Negro do Capitalismo, Porto, Campo das Letras, 1998. PAINTER, David S., The Cold War. An International History, London ? New York, Routledge, 1999. Our Global Neighbourhood. The Report of the Commission on Global Governance, Oxford University Press, Oxford, 1995. NOUSCHI, Marc, Breve Atlas Histórico do Século XX, Lisboa, Instituto Piaget, 1999. MOYN, Samuel, The Last Utopia: Human Rights in History, Harvard, Harvard University Press, 2010. McCAULEY, Martin, The Cold War 1941-1949, London, Longman, 2ª ed., 1995. MADDISON, Angus, Economic progress: the last half century in historical perspective in I. Castle (ed.), Facts and Fancies of Human Development, Canberra, Academy of the Social Sciences in Australia, 2000. LAQUEUR, Walter, Europe in Our Time. A History 1945-1992, Penguin Books, New York, 1992. KEYLOR, William R., História do Século XX. Uma síntese mundial, Lisboa, Publicações Europa-América, 2001. KENNEDY, Paul, Desafios para o Século XXI, Lisboa, Publicações Europa-América, 1993, 2 vols. KENNEDY, Paul, Ascensão e Queda das Grandes Potências, Lisboa, Publicações Europa-América, Vol. 2, 1997 JUDT, Tony, O Século XX Esquecido. Lugares e Memórias, Lisboa, Edições 70, 2009. HUNTINGTON, Samuel, The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order, London, Touchstone Books, 1998. HOPKINS, Terence, Immanuel Wallerstein et all., The Age of Transition. Trajectory of the World-System 1945-2025, London, Zed Books, 1996. FINK, Carole et al., 1968-The World Transformed, Cambridge, Cambridge University Press, 1998. FILIPPI-CODACCIONI, A.M. et all., Histoire du XX Siècle. Dictionnaire Politique, Économique, Culturel, Paris, Bordas, 1991. FERRO, Marc (ed.), O Livro Negro do Colonialismo, Rio de Janeiro, Ediouro, 2004. EVANS, Tony, The Politics of Human Rights. A Global perspective, London, Pluto Press, 2001. COURTOIS, Stéphane (ed.), O Livro Negro do Comunismo, Lisboa, Quetzal,1998 COHEN, Sol, An Innocent Eye: The 'Pictorial turn', film studies and history, History of Education Quarterly, Vol. 43 (2), 2003, p. 250-261. CASSELS, Alan, Ideology and International Relations in the Modern World, London-New York, Routledge, 1996. BONIFACE, Pascal (dir.), Atlas das Relações Internacionais, Lisboa, Plátano, 1997. BONGIOVANNI, Bruno, Storia della guerra fredda, Roma-Bari, Laterza, 2001. AGOSTI, Aldo (dir.), Enciclopedia della sinistra europea nel XX secolo, Roma, Editori Riuniti, 2000.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25