Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir os estudantes na análise histórica dos últimos setenta e cinco anos, de forma a poderem tomar posição nos debates acerca dos grandes problemas com que se defronta a construção de um mundo mais sustentável e menos desigual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1- Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no mundo dos últimos 75 anos. OA2- Identificar e avaliar as principais perspetivas sobre a globalização. OA3- Identificar e tomar uma posição informada sobre as principais ideologias e sistemas políticos que têm moldado o mundo no pós-guerra.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Tendências demográficas mundiais desde o início do século XIX e projeções globais e por continente até 2050. CP2- Balanço da era industrial (sécs. XIX-XXI): crescimento e divergência. A economia mundial desde 1945. A crise financeira global de 2008 e os seus desenvolvimentos. CP3- O debate sobre os efeitos da globalização. A diminuição da pobreza no mundo. A diminuição das expectativas das classes médias dos países ricos. CP4- Democracias, anocracias e autocracias: evolução comparada dos regimes no mundo. A viragem 1989-91 ou um falso "fim da história". O Novo Nacionalismo e os desafios do Populismo às democracias. CP5- A União Europeia. O governo, os tratados e os alargamentos da União. A criação da União Económica e Monetária: desafios e problemas. Europeístas, Eurocríticos e Eurocéticos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Conteúdos Programáticos (CP)-> Objetivos de Aprendizagem (OA): CP1-> AO1, 2 CP2-> AO1, 2,3 CP3-> AO1, 2, 3 CP4-> AO1, 3 CP5-> AO1, 2, 3
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação contínua: trabalho individual ou de grupo escrito até 8 páginas (50%); prova de frequência sem consulta (50%). 2. Exame: exame final com bibliografia concordada com o docente (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular assenta num conjunto de 6 Aulas Teóricas sobre os conteúdos do programa, onde o docente expõe uma visão de síntese sobre o tema e os estudantes dispõem de um conjunto de leituras recomendadas para cada semana de aulas. Esta série é completada por 6 Aulas Teórico-Práticas. Nestas os estudantes procederão à apresentação e debate de temas definidos por eles, inseridos no período 1945-2020.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O alinhamento entre cada elemento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: Reflexão escrita: OA1, OA3 Apresentação e debate de um tema feita por um grupo: OA1, OA2, OA3
Observações / Observations
Os Estudantes Erasmus podem entregar os seus trabalhos escritos em inglês, francês, italiano ou espanhol.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CRONIN, James, The World the Cold War Made, London-New York, Routledge, 1996. HOBSBAWM, Eric, A Era dos Extremos. História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Presença, 1996. HUESO, Angel Luis, El Cine y el Siglo XX, Barcelona, Ariel, 1998. JUDT, Tony, Pós-Guerra. História da Europa desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2006. LECHNER, Frank J. e John Boli (eds.), The Globalization Reader, Oxford, Blackwell Publishing, 2ª ed., 2004. MAZOWER, Mark, Dark Continent. Europe's twentieth Century, London, Penguin Books, 1999. McKEE, Robert, Story: Substance, Structure, Style and the Principles of Screenwriting, New York, Harper-Collins, 1997. PALMOWSKI, Jan, Oxford Dictionary of Contemporary World History, Oxford, Oxford University Press, 2004. ROBERTS, John Morris, História do Século XX. Vol. 2, Lisboa, Editorial Presença, 1999. SHAPIRO, Robert, O Futuro. Uma Visão Global do Amanhã, Lisboa, Actual, 2008 VADNEY, T. E., The World since 1945, London, Penguin Books, 3ª ed., 1998. Dudley L. Poston, Jr. Leon F. Bouvier, Population and Scociety, 2017, cambridge university press, Cambridge, https://catalog.lib.msu.edu/Record/hlm.ebs19074850e Susan Scott and Christopher J. Duncan, Demoigraphy and Nutrition, 2002, Balackwell, oxford, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9780470774489 Peter N. Stearns, Globalization in World History, 2002, Routledge, Abingon, https://www.routledge.com/Globalization-in-World-History/Stearns/p/book/9780367279868 Diamond, Jared,, Guns, Germs and Steel: A short history of everybody for the last 13,000 years, 1999, WW Norton & company, New York, https://www.amazon.com/Guns-Germs-Steel-Fates-Societies/dp/0393317552 Ronald Findlay Kevin H. O’Rourke, POWER AND PLENTY T R A D E , WA R , A N D T H E WO R L D E C O N O M Y I N T H E S E C O N D M I L L E N N I U M, 2007, Princeton university press, Princeton, https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691143279/power-and-plenty
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
AGOSTI, Aldo (dir.), Enciclopedia della sinistra europea nel XX secolo, Roma, Editori Riuniti, 2000. BONGIOVANNI, Bruno, Storia della guerra fredda, Roma-Bari, Laterza, 2001. BONIFACE, Pascal (dir.), Atlas das Relações Internacionais, Lisboa, Plátano, 1997. CASSELS, Alan, Ideology and International Relations in the Modern World, London-New York, Routledge, 1996. COHEN, Sol, An Innocent Eye: The 'Pictorial turn', film studies and history, History of Education Quarterly, Vol. 43 (2), 2003, p. 250-261. COURTOIS, Stéphane (ed.), O Livro Negro do Comunismo, Lisboa, Quetzal,1998 EVANS, Tony, The Politics of Human Rights. A Global perspective, London, Pluto Press, 2001. FERRO, Marc (ed.), O Livro Negro do Colonialismo, Rio de Janeiro, Ediouro, 2004. FILIPPI-CODACCIONI, A.M. et all., Histoire du XX Siècle. Dictionnaire Politique, Économique, Culturel, Paris, Bordas, 1991. FINK, Carole et al., 1968-The World Transformed, Cambridge, Cambridge University Press, 1998. HOPKINS, Terence, Immanuel Wallerstein et all., The Age of Transition. Trajectory of the World-System 1945-2025, London, Zed Books, 1996. HUNTINGTON, Samuel, The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order, London, Touchstone Books, 1998. JUDT, Tony, O Século XX Esquecido. Lugares e Memórias, Lisboa, Edições 70, 2009. KENNEDY, Paul, Ascensão e Queda das Grandes Potências, Lisboa, Publicações Europa-América, Vol. 2, 1997 KENNEDY, Paul, Desafios para o Século XXI, Lisboa, Publicações Europa-América, 1993, 2 vols. KEYLOR, William R., História do Século XX. Uma síntese mundial, Lisboa, Publicações Europa-América, 2001. LAQUEUR, Walter, Europe in Our Time. A History 1945-1992, Penguin Books, New York, 1992. MADDISON, Angus, Economic progress: the last half century in historical perspective in I. Castle (ed.), Facts and Fancies of Human Development, Canberra, Academy of the Social Sciences in Australia, 2000. McCAULEY, Martin, The Cold War 1941-1949, London, Longman, 2ª ed., 1995. MOYN, Samuel, The Last Utopia: Human Rights in History, Harvard, Harvard University Press, 2010. NOUSCHI, Marc, Breve Atlas Histórico do Século XX, Lisboa, Instituto Piaget, 1999. Our Global Neighbourhood. The Report of the Commission on Global Governance, Oxford University Press, Oxford, 1995. PAINTER, David S., The Cold War. An International History, London ? New York, Routledge, 1999. PERRAULT, Gilles (ed.), O Livro Negro do Capitalismo, Porto, Campo das Letras, 1998. PFETSCH, Frank R. e Christoph Rohloff, National and International Conflicts, 1945-1995, London-New York, Routledge, 2000. ROY, Olivier, Globalised Islam. The search for a new Ummah, London, Hurts & Company, 2004. SADER, Emir, Século XX, Uma Biografia não Autorizada. O Século do imperialismo, São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2000. SALVADORI, Massimo, Storia dell'Età Contemporanea, Torino, Loescher editore, 1996. SASSOON, Donald, One Hundred Years of Socialism, London-New York, I.B. Tauris Publishers, 1996. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da (dir.), Enciclopédia de Guerras e Revoluções do Século XX, Rio de Janeiro, Elsevier/Campus, 2004. SILVA, Francisco Carlos Teixeira da, O Século Sombrio. Uma História geral do Século XX, Rio de Janeiro, Elsevier/Campus, 2004. SIREL, François, Serge Cordelier et all., Chronologie du Monde au 20e. Siècle(1880-2004), Paris, La Découverte, 2004. SUTCLIFFE, Bob, 100 Imagens de um Mundo Desigual, Lisboa, Caminho, 2004. TELO, António, Multipolar ou Apolar. Um desconcertante mundo novo. In Relações Internacionais, Setembro, Lisboa, 2011, p. 5-23. VAISSE, Maurice, As Relações Internacionais desde 1945, Lisboa, Edições 70, 2005. ZAKARIA, Fareed, O Futuro da Liberdade. A Democracia iliberal nos Estados Unidos e no mundo, Lisboa, Gradiva, 2004. AA.VV., El Legado del Siglo XX, Madrid, Espasa Calpe, 2001. ALGUNS IMPORTANTES WEBSITES PARA CONHECER MELHOR O NOSSO MUNDO: HUMAN DEVELOPMENT REPORTS: Acesso aos Relatórios do Desenvolvimento Humano publicados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Nesta página é possível explorar: StatPlanet World Map > Evolução do IDH para todos os países entre 1980 e 2011. Human Development Index Trends (1980-2011). http://hdr.undp.org/en/ UNITED NATIONS. DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS: POPULATION DIVISION: Acesso às publicações mais recentes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais relativas a migrações, políticas nacionais da população, legislações nacionais sobre o aborto e taxas de urbanização. Nos Country Profiles pode aceder-se às estatítiticas e projeções para o período 1950-2100. http://www.un.org/esa/population/ WORLD BANK: DATA AND STATISTICS: Indicadores macro-económicos e sociais relativos a mais de 200 Estados e territórios. Classificação anual do Banco Mundial das economias nacionais por grupo de rendimento e por grau de endividamento. Pesquisa por país ou por indicadores (comparações à escala mundial). http://data.worldbank.org/ WORLDSTATESMEN: Cronologia dos governantes de todos os Estados actualmente existentes no mundo e suas dependências bem como das secessões e rebeliões registadas. Mapas históricos. Colónias e possessões históricas. Pesquisa por país. http://www.worldstatesmen.org/ INTER-PARLIAMENTARY UNION: Sítio da União Inter-Parlamentar, fundada em 1889, onde estão associados quase todos os parlamentos do mundo. Disponibiliza três bases de dados. A Parline Database exibe informações, por país, relativas à estrutura parlamentar, sistema eleitoral, estatuto dos parlamentares e composição atual de cada uma das câmaras. A Parlit Database oferece cerca de 40.000 referências bibliográficas respeitantes à legislação e à prática parlamentares, por país. A Women in Politics Database infroma sobre a participação das mulheres na política. http://www.ipu.org/english/home.htm ETHNOLOGUE: Inventário organizado pelo SIL International dedicado às línguas faladas em todo o mundo. Distribuição linguística por país. Distribuição regional e número de falantes de cada uma das atuais 6.900 línguas. Famílias linguísticas. http://www.ethnologue.com/web.asp POLITY IV PROJECT: O projecto «Political Regime Characteristics and Transitions, 1800-2010» encontra-se sedeado no Center for International Development and Conflict Management, da Universidade de Maryland. Disponibiliza informação, desde 1800 (ou desde a data da independência), sobre a evolução do tipo de regime e da competição política em Estados atuais ou históricos, com uma população superior a meio milhão de habitantes. Gráficos de Tendências por País e por Região (1946-2010). Relatórios por País (desde 2003). http://www.systemicpeace.org/polity/polity4.htm MINORITIES AT RISK: Base de dados, do Center for International Development and Conflict Management da Universidade de Maryland, que engloba 283 comunidades, em todo o mundo, politicamente activos nos últimos 60 anos. Para cada comunidade é possível aceder à sua situação relativamente ao Estado onde vive, ao seu percurso histórico e à avaliação do risco de rebelião / protesto / repressão. http://www.cidcm.umd.edu/mar/ FIRST. STOCKHOLM INTERNATIONAL PEACE RESEARCH INSTITUTE: A pesquisa FIRST (Facts on International Relations and Security Trends) permite cruzar as bases de dados de cerca de 20 institutos e organizações internacionais. Tópicos relevantes: relações internacionais e segurança, conflitos violentos e não-violentos, operações de manutenção da paz, comércio e produção de armamento e despesa militar. Pesquisa por país ou por grupos de países. http://first.sipri.org/ TRANSPARENCY INTERNATIONAL: Esta ONG é responsável pela edição anual, desde 1995, do Corruption Perceptions Index que avalia as percepções de corrupção entre os funcionários do Estado, judiciais e os políticos, em grande parte dos países do mundo. http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi REPORTERS WITHOUT BORDERS: Estado da liberdade de imprensa no mundo. Organiza o Press Freedom Index desde 2002. Pesquisa por país ou região. http://en.rsf.org/ AMNESTY INTERNATIONAL: Sítio desta conhecida ONG dedicada à defesa dos direitos humanos. Acesso aos Amnesty International Report, publicados anualmente desde 1993, sobre a violação dos direitos humanos no mundo, por região (e por país desde 1998). Tratados assinados por cada país no domínio dos direitos humanos. http://www.amnesty.org/en/for-media INTERNATIONAL RELIGIOUS FREEDOM REPORT / U.S. DEPARTMENT OF STATE: Acesso aos Annual Report on International Religious Freedom, da responsabilidade do Bureau of Democracy, Human Rights, and Labor do Departamento de Estado norte-americano. Os relatórios nacionais abrangem 195 países e estão disponíveis desde 1999. http://www.state.gov/j/drl/irf/rpt/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16