Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5182
Acrónimo :
L5182
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) pretende introduzir os estudantes na análise histórica dos últimos setenta e cinco anos. O programa está organizado numa base cronológica e temática, abordando sucessivamente as questões culturais, institucionais, económicas e sociais. O foco em temáticas mais centradas nas sociedades europeias: reconstrução do pós-guerra, estado social, consumismo, transição demográfica e a “invenção” da juventude, construção da União Europeia e o fim da Europa de dois blocos, é articulado com temas em que a história da Europa está de forma mais direta conectada com processos históricos globais: o fim dos impérios europeus, Guerra Fria, crise energética de 1973, democratização, neoliberalismo e globalização, migrações e o ressurgimento de fundamentalismos religiosos. A UC introduz os estudantes nos debates acerca dos grandes problemas do mundo atual, em particular a crise climática e a questão da sustentabilidade, a desigualdade socioeconómica e suas flutuações desde 1945.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever os principais processos e identificar as principais mudanças no mundo dos últimos 75 anos. OA2. Identificar e avaliar as principais perspectivas sobre a globalização. OA3. Identificar as principais ideologias e sistemas políticos que têm moldado o mundo no pós-guerra. OA4. Sintetizar e discutir criticamente textos historiográficos. OA5. Interpretar fontes históricas. OA6 Reconhecer e avaliar os principais debates historiográficos relacionados com a história europeia e global desde 1945. OA7. Pesquisar, analisar e sintetizar informação sobre um processo histórico concreto, através do recurso a bases bibliográficas, inventários arquivísticos e recursos electrónicos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 A reconstrução europeia e o Plano Marshall CP2 Uma Cortina de Ferro: A Europa de Leste e a Guerra Fria CP3 Impérios Reformáveis? Federalismo, Cidadania Imperial e Desenvolvimento CP4 Modelos de Descolonização? Entre a “concessão” e a oposição obstinada à descolonização. CP5 Os “Trinta anos de ouro”: Modelo Social Europeu e as sociedades de consumo CP6 A “invenção” da juventude: cultura juvenil e cultura de massas CP7 O espectro da revolução no final da década de 1960 CP8 A Crise Petrolífera de 1973 CP9: União Europa: Cooperação Económica, Segurança e Identidade CP10 Adeus Lenine: a Queda do Muro, a Unificação Alemã e o Fim da Guerra Fria CP11 Neoliberalismo e o crescimento das desigualdades CP12 Globalização, Migrações e a “Fortaleza Europa”

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular estuda a evolução das sociedades europeias nos últimos 75 anos, em especial as dinâmicas políticas, sociais, económicas e culturais, e a sua interligação com dinâmicas históricas globais. Os objetivos de aprendizagem valorizam a reflexão historiográfica e interpretação de fontes históricas que serão alcançados através de aulas teóricas e práticas. Os conteúdos programáticos estão estruturados em torno de blocos cronológicos e temáticos trabalhados de acordo com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. O foco em temas centrais da história contemporânea global: reconstrução do pós-guerra, Guerra Fria e polarização bipolar do mundo, descolonização, cooperação e integração europeia, neoliberalismo e desigualdade, migrações e sustentabilidade, permitem que os estudantes sejam capazes de identificar grandes mudanças históricas a partir da discussão historiográfica e da interpretação de fontes históricas.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre. Preparação e participação individual nas aulas práticas (10%); Trabalho Individual (Interpretação crítica de fonte primária / historiografia) (30%). Trabalho em grupo (3 estudantes, composto de trabalho escrito e apresentação em aula) (30%). Teste escrito individual (30%). 2. Exame final. O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desta UC está estruturado em dois tipos de aulas: nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates ligados aos conteúdos programáticos. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de textos historiográficos ou fontes históricas e na apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes. Os alunos dispõem de um conjunto de leituras obrigatórias para cada semana de aulas, leituras que serão objeto de apresentação e debates entre o professor e os estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adoptadas são coerentes com os objetivos de aprendizagem, na medida em que a metodologia de ensino-aprendizagem assenta em aulas expositivas sobre os diversos pontos do programa e aulas práticas de interpretação de textos historiográficos e fontes históricas. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do conteúdo programático, garante-se assim o cumprimento dos objetivos de todos os objetivos de aprendizagem, em especial o OA1, OA2 e OA3. As aulas prático-teóricas, assentam em debates entre os estudantes e o professor, tanto no resumo e interpretação crítica de textos historiográficos e os grandes debates entre historiadores, quanto na interpretação documentos e fontes primárias relacionados com o tema de cada aula. Estes documentos incidem sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo também assim para que os alunos alcancem os OA4, OA5, OA6 e OA7. Outro aspecto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar através de um programa de leituras de bibliografia e documentos históricos, entregue no início do semestre, para cada um dos pontos do programa, o que permite aos estudantes aprofundar e trabalhar antecipadamente os assuntos abordados nas aulas e alcançar os OA. O trabalho em grupo, elaborado pelos alunos sob a supervisão do professor fora da sala de aula, será apresentado oralmente e discutido em sala de aula. Desta forma, tanto o trabalho de pesquisa e sistematização de informação elaborado pelos alunos fora da sala de aula de aula, quanta a discussão com colegas e professor, permite aos estudantes alcançarem o OA7.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Pesquisa por país ou região. http://www.transparency.org/policy_research/surveys_indices/cpi TRANSPARENCY INTERNATIONAL: Esta ONG é responsável pela edição anual, desde 1995, do Corruption Perceptions Index que avalia as percepções de corrupção entre os funcionários do Estado, judiciais e os políticos, em grande parte dos países do mundo. http://first.sipri.org/ FIRST. STOCKHOLM INTERNATIONAL PEACE RESEARCH INSTITUTE: A pesquisa FIRST (Facts on International Relations and Security Trends) permite cruzar as bases de dados de cerca de 20 institutos e organizações internacionais. Tópicos relevantes: relações internacionais e segurança, conflitos violentos e não-violentos, operações de manutenção da paz, comércio e produção de armamento e despesa militar. Pesquisa por país ou por grupos de países. http://www.cidcm.umd.edu/mar/ MINORITIES AT RISK: Base de dados, do Center for International Development and Conflict Management da Universidade de Maryland, que engloba 283 comunidades, em todo o mundo, politicamente activos nos últimos 60 anos. Para cada comunidade é possível aceder à sua situação relativamente ao Estado onde vive, ao seu percurso histórico e à avaliação do risco de rebelião / protesto / repressão. http://www.systemicpeace.org/polity/polity4.htm POLITY IV PROJECT: O projecto «Political Regime Characteristics and Transitions, 1800-2010» encontra-se sedeado no Center for International Development and Conflict Management, da Universidade de Maryland. Disponibiliza informação, desde 1800 (ou desde a data da independência), sobre a evolução do tipo de regime e da competição política em Estados atuais ou históricos, com uma população superior a meio milhão de habitantes. Gráficos de Tendências por País e por Região (1946-2010). Relatórios por País (desde 2003). http://www.ethnologue.com/web.asp ETHNOLOGUE: Inventário organizado pelo SIL International dedicado às línguas faladas em todo o mundo. Distribuição linguística por país. Distribuição regional e número de falantes de cada uma das atuais 6.900 línguas. Famílias linguísticas. http://www.ipu.org/english/home.htm INTER-PARLIAMENTARY UNION: Sítio da União Inter-Parlamentar, fundada em 1889, onde estão associados quase todos os parlamentos do mundo. Disponibiliza três bases de dados. A Parline Database exibe informações, por país, relativas à estrutura parlamentar, sistema eleitoral, estatuto dos parlamentares e composição atual de cada uma das câmaras. A Parlit Database oferece cerca de 40.000 referências bibliográficas respeitantes à legislação e à prática parlamentares, por país. A Women in Politics Database infroma sobre a participação das mulheres na política. http://www.worldstatesmen.org/ WORLDSTATESMEN: Cronologia dos governantes de todos os Estados actualmente existentes no mundo e suas dependências bem como das secessões e rebeliões registadas. Mapas históricos. Colónias e possessões históricas. Pesquisa por país. http://data.worldbank.org/ WORLD BANK: DATA AND STATISTICS: Indicadores macro-económicos e sociais relativos a mais de 200 Estados e territórios. Classificação anual do Banco Mundial das economias nacionais por grupo de rendimento e por grau de endividamento. Pesquisa por país ou por indicadores (comparações à escala mundial). http://www.un.org/esa/population/ UNITED NATIONS. DEPARTMENT OF ECONOMIC AND SOCIAL AFFAIRS: POPULATION DIVISION: Acesso às publicações mais recentes da Divisão de População do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais relativas a migrações, políticas nacionais da população, legislações nacionais sobre o aborto e taxas de urbanização. Nos Country Profiles pode aceder-se às estatítiticas e projeções para o período 1950-2100. http://hdr.undp.org/en/ HUMAN DEVELOPMENT REPORTS: Acesso aos Relatórios do Desenvolvimento Humano publicados anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Nesta página é possível explorar: StatPlanet World Map > Evolução do IDH para todos os países entre 1980 e 2011. Human Development Index Trends (1980-2011). ALGUNS IMPORTANTES WEBSITES PARA CONHECER MELHOR O NOSSO MUNDO: AA.VV., El Legado del Siglo XX, Madrid, Espasa Calpe, 2001. ZAKARIA, Fareed, O Futuro da Liberdade. A Democracia iliberal nos Estados Unidos e no mundo, Lisboa, Gradiva, 2004. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25