Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5183
Acrónimo :
L5183
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
49.0h/sem
Trabalho Autónomo :
101.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é o de facultar aos alunos um conjunto de métodos e práticas que os tornem aptos a compreender como se processa uma pesquisa histórica com base em fontes primárias através da sua própria experiência de investigação e da análise critica de uma obra historiográfica. Simultaneamente a UC pretende ser um laboratório de experimentação para usos criativos e práticos da investigação histórica

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A aprendizagem nesta UC tem como objectivo introduzir os alunos às seguintes tarefas: 1) Definição de uma temática histórica pertinente 2) Pesquisa bibliográfica direccionada para um enquadramento teórico e temático do objecto de estudo. 3) Elaboração de um plano de trabalho 4) Pesquisa de fontes adequadas ao tema 5) Escolha de metodologias e técnicas de análise adequadas ao objecto proposto 6) Debate critico sob procedimentos adoptados. 7) Uso dos métodos históricos em trabalhos práticos inovadores na produção de conteúdos e na divulgação para grandes audiências

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As fontes históricas. 1.1. Documento, monumento e arquivo. 1.2. A construção de um corpus documental. 1.3. A crítica do documento histórico 1.4. Fontes escritas, orais e visuais. 1.5. Análise quantitativa e qualitativa 2. Tempo histórico, memória e ação. 2.1. História vivida e narrativa histórica. Autobiografia, biografia e a história do tempo presente 2.2. a história independente da lógica da ação. 2.3. História e interpretação: o futuro e a história. 3. A pesquisa histórica num mundo global 3.1 História comparada 3.2 História local e nacional num mundo global 3.3 O ?universo? da pesquisa internacional 3.4 A História: ?utilidade de um saber inútil? 4. Os usos da história. 4.1 História, cinema e TV: como escrever um guião? 4.2. História e divulgação: como escrever um artigo para jornal ou revista? 4.3. A história e a internet: blogues, websites e perfis de empresas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são compatíveis com os objectivos da UC na medida em que neles se integra a aprendizagem dos vários momentos e procedimentos da pesquisa histórica desde a apresentação dos debates sobre arquivos e documentos, fontes escritas , orais e visuais, documentos e dados, operações criticas,métodos qualitativos e quantitativos de análise, , interpretação de fontes, critica histórica, papel da imaginação na análise histórica, importância da escrita na História nas suas várias modalidades. Para o enquadramento destes procedimentos teoricos e metodológicos percorrem-se também as principais correntes historiográfiacas modernas.

Avaliação / Assessment


Duas modalidades: 1. Avaliação periódica: a) Preparação e participação individual nas aulas (10%); b) realização de 2 trabalhos individuais (50%); c) Realização de um trabalho de grupo (40%) 2. Exame final O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem baseia-se na análise e discussão de textos terórico-metodológicos em aula e no acompanhamento e registo do percurso dos alunos no seu tema de investigação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dado que nesta UC a aprendizagem tem como objectivo a definição e desenvolvimento de um trabalho histórico pelos alunos ,as metodologias utilizadas baseadas, na construção e definição de um tema,no seu enquadramento teórico e metodológico , na pesquisa de bibliografia e fontes, nas operações criticas próprias do trabalho historiográfico sob orientação do professor, estas metodogias são coerentes com os objectivos propostos.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Griffin , Larry J. and Marcel van der Linden (1999), New Methods for Social History, Internationaal Instituut voor Sociale Geschiedenis, Cambridge . Haupt, Heinz-Gerhard, ?Comparative History. A contested method?, Historisk Tidskrift, 127/4, 2007, 697-716. Hargreaves, Ian (2005), Journalism: A Very Short Introduction, Oxford, Oxford University Pres. Flexner, Abraham, ?The Usefluness of Useless Knowledge?, Harper?s Magazine, 179, June/November 1939, pp. 544-552. Ecco, Umberto (2015 [1977]), Como se faz uma tese, Lisboa, Editoral Presença. Evans, Richard J. (2000), Em Defesa da História, Lisboa, Temas e Debates. Chartier, Roger, A História Cultural: Entre práticas e representações, Lisboa, Ed. Difel Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wood, Charles H., Time, Cycles and Tempos in Social-ecological Research and Environmental Policy, Time &Society 2008, 17(2-3):261-282. Tetlock, Philip E. and Aaron Belkin (Eds,), Counterfactual thought experiments in world politics. Princeton: Princeton University Press: 1996. Turabian. Kate, A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations, University of Chicago Press, 2007. Tetlock, Philip E., Richard Ned Lebow, Geoffrey Parker, Unmaking the West: "what-if" Scenarios that Rewrite World History, Ann Arbor: University of Michigan Press,2006. Strunk, William, E. B. White, and Maira Kalman. The elements of style. Penguin Press, New York,2005 Scurati, Antonio , M. Mussolini - O Filho do Século, Lisboa, Asa, 2020 e M ? Mussolini, O Homem da Providência, Lisboa, Asa, 2021 (v. 2). Raleigh, Valerie, Recording Oral History: A Guide for the Humanities and Social Sciences, Altamira Press, Rowman, 2005. Michelet, Jules, História da Revolução francesa, Paris, 1847-1853. Koselleck, Reinhart , Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos, Contraponto, PUC/RIO, Rio de Janeiro, 2006 (1ª Ed. alemã, 1979) Kessler, Lauren, When Words Collide : a media writer's guide to grammar and style, . Belmont, CA : Wadsworth/Thomson,2004. Pinker, S. The Sense of Style: The Thinking Person's Guide to Writing in the 21st Century . New York, NY: Penguin, 2014. Griffin, Larry J., "Temporality, Events, and Explanation in Historical Sociology", Sociological Methods and Research 20 (4) 1992: 303-427. Griffin, Larry J. and Marcel van der Linden, New methods for social history, Cambridge University Press, Cambridge, 1999. Le Goff, Jacques, História e Memória, Edições 70, Lisboa, 2000 (2 vol.) (Ver também: Enciclopédia Einaudi, I vol.) Levi, Margaret,. Robert Bates, Avner Greif,Jean-Laurent Rosenthal, and Barry Weingast. Analytic Narratives. Revisited, Social Science History 24, 4 (winter 2000): 679-690. Lebow, R. Ned, Forbidden Fruit: Counterfactuals and International Relations (Princeton: Princeton University Press, 2008. King. Stephen, On Writing: A Memoir of the Craft, Scribner, New York, 2000. Hugo, Victor, Os Miseráveis, Paris, 1862 Hobsbawm, Eric, On History, Weidendeld and Nicholson, Londres, 1997 (Há trad. Brasileira) Hartog, François, Régimes d'Historicité. Présentisme et Expériences du Temps, Seuil, Paris, 2003 Hall, John R. 'The time of history and the history of times', History and Theory 19(2) 1980: 113-131. Ginzburg, Carlo A micro-história e os outros ensaios, Difel, Lisboa, 1989. Gaddis, John Lewis, The Landscape of History -How Historians Map the Past, Oxford University Press, 2004. Froeyman, A. "Concepts of Causation in Historiography", Historical Methods; 42(3): 116 - 128. Evans, Richard J., Altered Pasts: Counterfactuals in History Waltham: Brandeis University Press: 2014. Catroga, Fernando, Os passos do homem como restolho do tempo. Memória e fim da História, Ed. Almedina, Coimbra, 2009 Carr, David "Narrative Explanation and its Malcontents," History and Theory 47 (February 2008), 19-30. Carr, E.H., Que é a História? Lisboa, Gradiva, 1986 [1961] Bloch, Marc, Introdução à História, Mem Martins, Ed. Europa-América 1993 (6ª Ed port.) Cannadine, David (coord.) Que é a História Hoje, Lisboa Gradiva, 2006 [2002] Bulhof, J. "What If? Modality and History". History and Theory 38(1999), 145-68. Bunzl, Martin, "Counterfactual History: A User's Guide". American Historical Review, 109((2004), 845-858 Booth, Wayne C., Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams, The craft of research, University of Chicago Press, Chicago, 2009, 3ª edição. Arostegui, Julio, "Retos de la Memoria y trabajos de la Historia", Pasado y Memoria. Revista de Historia Contemporánea, nº 3 (2004) Allen, Matthew (1997). Smart thinking: skills for critical understanding & writing. Oxford University Prees, Oxfor, 2nd edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16