Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5189
Acrónimo :
L5189
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular sejam capazes de conceber e concretizar um plano de comunicação integrada

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Saber aplicar técnicas de apresentação e comunicação. 2. Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing 3. Preparar a estratégia de comunicação 4. Saber planear, realizar e avaliar acções específicas de Publicidade, Promoções, Marketing Relacional, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato e Promoção de Vendas. 5. Conhecer os diferentes actores e formas de relacionamento 6. Preparar um Plano Integrado de Comunicação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos básicos da Comunicação 2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação Processo de decisão de compra 3. Tipos de Comunicação 4. O Mix da Comunicação O papel da comunicação no Marketing Mix. O mix de Comunicação. 5. Os actores da comunicação As Agências Preparação de briefings 6. Publicidade Publicidade Institucional e Publicidade de Produto Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária 7. Relações Públicas e Marketing Viral Objectivos, públicos e meios Planeamento e Execução de Acções 8. Marketing Directo Preparação, execução e avaliação de uma campanha 9. Merchandising Tipos de merchandising Objectivos e técnicas 10. Promoções de Vendas Públicos, objectivos e técnicas promocionais 11. Patrocínios/Mecenato Objectivos e Estrutura de uma acção 12. Outras formas de Comunicação 13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing 14. Plano Integrado de Comunicação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: Obj. Aprend. 1 - Ponto 1 do programa Obj. Aprend. 2 - Ponto 2 do programa Obj. Aprend. 3 - Pontos 3, 4 e 5 programa Obj. Aprend. 4 - Pontos 7 a 12 do programa Obj. Aprend. 5 - Ponto 6 do programa Obj. Aprend. 6 - Todos os Pontos do programa

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação periódica é composto por: -Trabalho de Grupo (35%) -Trabalho prático (individual) - 25% -Frequência (40%) ? com nota mínima de 7,5 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de análise, pesquisa, de crítica. Serão utilizadas as seguintes metodologias (ME): 1. Expositivas, com quadros teóricos 2. Participativas, com resolução de casos. Os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente 3. Activas, com realização de projectos de comunicação 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos, que permitam cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Learning-teaching methodologies are conceived to the development of the students? main learning competences that would allow them to fulfill each of the learning goals. Therefore, in the grid below, it is presented the main interlinks between the learning-teaching methodologies and the respective goals. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos Participativas, com análise e resolução de casos práticos OA4 Activas, com realização de projectos de empresa OA4 e 6 Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos Learning-Teaching Methodologies (LTM) Learning Goal (LG) Expositional, to the presentation of the theoretical reference frames All Participative, with analysis and resolution of business cases LG4 Active, with the realization of company projects LG2 Self-study, related with autonomous work by the student, as is contemplated in the Class Planning. All

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lendrevie, J. et all PUBLICITOR Comunicação 360º, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010 -Baynast, A.et all,MERCATOR 25 anos-O Marketing na era digital,D. Quixote,2018

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Exercícios e artigos entregues aos alunos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16