Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo desta unidade curricular é apresentar os principais fenómenos e dinâmicas da marginalidade social nas sociedades contemporâneas, os indivíduos e grupos considerados como desafiando os quadros preestabelecidos da racionalidade legal. Simultaneamente são também abordados os mecanismos de regulação e controlo social de maior significado implementados ao longo deste período, em particular os formalmente instituídos, atribuindo-se especial atenção aos mecanismos estatais de controlo social. São privilegiadas as referências à realidade portuguesa dos séculos XIX e XX.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Definir historicamente os conceitos de marginalidade e controlo social. OA2- Identificar e descrever dinâmicas, grupos e actores conotados com a marginalidade. OA3- Identificar e descrever dinâmicas e principais mecanismos de controlo social implementados. OA4- Avaliar criticamente a construção social da marginalidade. OA5- Analisar e interpretar fontes históricas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- História dos marginais na historiografia europeia e portuguesa. CP2- Conceitos: «marginalidade» e «controlo social». CP3- Aspectos da marginalidade e do controlo social na Europa medieval e moderna. CP4- A nova ordem social e legal: a construção da marginalidade nas sociedades liberais, burguesas e capitalistas. Urbanização e industrialização: a cidade como espaço da marginalidade. «Classes trabalhadoras» / «classes perigosas». CP5- Actores e grupos marginais: Os criminosos; os pobres; os vadios ou/e vagabundos; as prostitutas. Outros (imigrantes, desempregados, negros, ciganos, loucos, contestatários?). CP6- Banditismo e marginalidade nos espaços rurais CP7- Mecanismos formais e informais de controlo social A polícia; Lei penal e regulamentações camarárias; Tribunais; Prisões. Outros (família, imprensa, escola, Igreja, misericórdias, instituição militar?). CP8- Atitudes e políticas face à marginalidade: entre o Estado policial e o Estado Providência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 ? CP1; CP2 OA2 ? CP2; CP3; CP4; CP5; CP6 OA3 ? CP7; CP8 OA4 ? CP3; CP4; CP5; CP6; CP7; CP8 OA5 ? CP2; CP3; CP4; CP5; CP6; Cp7; CP8.
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação periódica a) Preparação e participação individual nas aulas práticas (10% da avaliação final) b) Realização de trabalho de grupo, com apresentação oral e entrega por escrito (40% da avaliação final) c) Teste escrito, individual (50% da avaliação final) 2. Exame final O exame final contempla todos os conteúdos do programa.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: as aulas teóricas apresentam conteúdos e conceitos e introduzem os principais debates. As aulas teórico-práticas consistem na discussão de estudos ou fontes históricas e na apresentação dos trabalhos individuais realizados pelos estudantes. O estudo individual, tendo por base a bibliografia de trabalho, é orientado e complementado pela realização de aulas teóricas. O desenvolvimento de competências específicas relativas à pesquisa de informação é desenvolvido através da realização de trabalhos, preferencialmente em pequenos grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As actividades de ensino-aprendizagem são variadas com o objectivo de treinar um conjunto de competências científicas, sociais e pessoais, nomeadamente: a leitura da bibliografia de forma analítica e crítica; a escrita e explanação oral; o acesso às várias fontes de investigação; a imaginação e criatividade; a discussão; a capacidade de trabalhar com as noções de marginalidade e controle social adequadas às realidades concretas. A compreensão das múltiplas abordagens e análises já realizadas no campo da História e as metodologias de investigação utilizadas serão objecto de avaliação no teste final.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chevalier, Louis (1984),Classes laborieuses et classes dangereuses à Paris, pendant la première moitié du XIXe siècle, Paris,Pluriel Emsley, Clive, Johnson, Eric e Spierenburg, Pieter (ed.) (2004), Social Control in Europe. 1800-2000, Ohio, The Ohio State University. Foucault, Michel (1975),Surveiller et punir.Naissance de la prison, Paris, Gallimard. Gatrell, V.A.C. (1990), «Crime, authority and the policeman-state», in Cambridge Social History of Britain. 1750-1959, vol.3,CUP,pp. 243-310. Gueslin, A. e Kalifa, D., dir.(1999),Les exclus en Europe. 1830-1930, Paris, l'Atelier. Vaquinhas,Irene(1996),Violência, Justiça e Sociedade Rural,Porto, Afrontamento. Vaz, M. João(1998),Crime e Sociedade.Portugal na II metade do século XIX, Oeiras, Celta. Vaz, M. João (2006),Criminalidade em Lisboa entre meados do século XIX e os inícios do século XX, Tese de Doutoramento,Lisboa,ISCTE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Almeida, Pedro Tavares e Marques, Tiago Pires (coord.) (2006), Lei e Ordem. Justiça penal, criminalidade e polícia. Séculos XIX-XX, Lisboa, Livros Horizonte. Barreto, António e Mónica, Maria Filomena, coord. (1999), Dicionário de História de Portugal, Suplemento, vol. 7, 8 e 9, Lisboa/Porto, Figueirinhas.Ver entradas: «albergues», «criminalidade», «mendicidades», «mitra» e «pobreza». Bastos, Susana Pereira (1997), O Estado Novo e os seus Vadios. Contribuição para o estudo das identidades marginais e da sua repressão, Lisboa, D. Quixote Cubero, José (1998), Histoire du vagabondage du Moyen âge à nos jours, Paris, Imago. Davis, John A. (1988), Conflict and Control: law and order in Nineteenth century Italy, Londres, Macmillan Educaion, Lda. Duarte, Luís Miguel (1999), Justiça e criminalidade no Portugal Medievo (1459-1481), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Emsley, Clive (1991), The English Police. 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Vaz, Maria João (2004), «Atitudes populares e repressão policial da criminalidade em Lisboa (1880-1910)», Direito e Justiça, Volume Especial, pp. 47-67. Vigarello, Georges (1998), História da Violação ? séculos XVI-XX, Lisboa, Estampa. Wiener, Martin J. (2004), Men of Blood. Violence, Manliness and Criminal Justice in Victorian England, Cambridge, Cambridge University Press. Woolf, Stuart (1988), Porca miseria. Poveri e assistenza nell?età moderna, Roma, Laterza.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16