Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5199
Acrónimo :
L5199
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes a uma análise crítica dos principais conceitos e teorias do desenvolvimento humano, com o foco nos primeiros anos de vida (até à adolescência). Compreender o desenvolvimento humano como o resultado da interação complexa entre nature/nurture, e que este ocorre em diversos contextos. Descrever aspetos do desenvolvimento social, emocional, cognitivo, e físico, compreendendo as interações entre os diferentes domínios. Compreender que as questões (e métodos) de investigação, relativas ao desenvolvimento de crianças/adolescentes estão ligadas a aspetos importantes das suas vidas (ODS).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete esta UC será capaz de: OA1. Definir e compreender as especificidades da Psicologia do Desenvolvimento no âmbito da Psicologia, em termos de conteúdos e métodos. OA2. Descrever e comparar grandes teorias do desenvolvimento humano, nos seus aspetos principais. OA3. Descrever e explicar a mudança e estabilidade (coerência) que ocorre ao nível do desenvolvimento do indivíduo, nos primeiros anos de vida. OA4. Aplicar os conhecimentos adquiridos na análise crítica de situações, desafios reais e atuais. OA5. Desenvolver o pensamento crítico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Fundamentos da Psicologia do Desenvolvimento Origens da Psicologia do Desenvolvimento. Introdução aos principais conceitos, e grandes teorias do desenvolvimento humano. Métodos de investigação em psicologia do desenvolvimento, algumas especificidades. Contextos de desenvolvimento, a sua diversidade. CP 2. Desenvolvimento sócio-emocional Capacidades precoces do bebé. Repertórios do bebé e da mãe. Relações de vinculação. Self. Regulação emocional. Estilos e práticas parentais. CP 3. Desenvolvimento Cognitivo Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Perspetivas socioculturais do desenvolvimento cognitivo. CP 4. Desenvolvimento social no contexto de pares Relações de pares e amizades. Competência social. Comportamentos agressivos e retraimento social. CP 5. Desenvolvimento moral

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as seguintes relações demonstram essa coerência: CP 1 - OA 1, 2, 4, 5 CP 2 - OA 2, 3, 4, 5 CP 3 - OA 2, 3, 4, 5 CP 4 - OA 2, 3, 4, 5 CP 5 - OA 2, 3, 4, 5

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar por uma avaliação periódica ou final: Periódica: composta por 2 testes individuais, com um peso de 50% cada na classificação final. Existe nota mínima de 8.5 em cada teste. Ou seja, um aluno que tenha menos de 8.5 num dos elementos de avaliação ficará reprovado. O aluno que inicie o processo de avaliação periódica (realização do 1º teste com classificação =/> 8.5) terá de se manter no mesmo até ao final da 1º época. Os estudantes ficam aprovados se obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9.5 valores (nota mínima em cada teste de 8.5). Final: os estudantes terão acesso a um exame final, sendo a nota mínima de aprovação de 9.5 (100%). Os conteúdos de todas as tipologias de aulas (T, TP, PL) são passíveis de serem avaliados tanto, em avaliação periódica, como final. Não existem presenças obrigatórias nesta UC, contudo a presença (e participação) nas aulas é fortemente recomendada.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas: T - Apresentação de teorias e conceitos sobre o desenvolvimento, de modo expositivo e em grande grupo. TP - Apresentação dos conteúdos (áreas programáticas) de modo expositivo e com base no visionamento de filmes, alternada com a discussão de exercícios de aplicação e reflexão crítica. PL - Sessões quinzenais que visão a realização de exercício práticos relacionados com os conteúdos trabalhados nas T e TP.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se relacionadas com os diversos objetivos de aprendizagem: As aulas teóricas (metodologias expositivas) encontram-se alinhadas com os OA1,2,3,5; as TP (expositivas/participativas) com os OA3,4,5 e as Pls (metodologias ativas) com os OA,4,5. O trabalho autónomo encontra-se alinhado com todos os OA. Esta UC é composta por 40 horas de contacto direto com os alunos, e 110 horas de trabalho autónomo. Estima-se que as horas de trabalho autónomo se distribuam pela: leitura de referências básicas e específicas, preparação para exercícios em sala de aula, e estudo para testes/exame.

Observações / Observations


Notas importantes: As informações da UC e os materiais de apoio à UC são apenas facultados pelo docente no fenix+ e no Moodle. Não existem sebentas nesta UC. No final de cada temática serão disponibilizados no moodle os slides das aulas, e materiais de leitura adicionais, sempre que se justifique. As aulas começam a horas. Espera-se pontualidade por parte dos alunos. Os horários das tutorias (atendimentos) serão definidos com os alunos na primeira aula do semestre. É obrigatória a marcação prévia, via e-mail. Estes momentos poderão decorrer presencialmente ou por zoom.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bukowski, W., Laursen, B., & Rubin, K. H., Handbook of peer interactions, relationships, and groups (2nd ed)., null, Bukowski, W., Laursen, B., & Rubin, K. H. (2018). Handbook of peer interactions, relationships, and groups (2nd ed). New York: Guilford Press., Dehart, G B., Sroufe, A., & Cooper, R.G. (2004). Child Development: Its Nature and Course (5th ed.). McGraw-Hill.Child Development: Its Nature and Course (5th ed.). McGraw-Hill. Lightfoot, C., Cole, M, & Cole, S. (2018). The Development of Children (8th ed.). New York: Worth Publishers. Lourenço, O. (2005). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teorias, dados e Implicações (2ª ed.). Coimbra: Almedina. Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento. Braga: Psiquilíbrios.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Baumrind, D. (1967). Childcare practices anteceding three patterns of preschool behavior. Genetic Psychology Monographs, 75, 43-48. Brofenbrenner, U., & Morris, P. (2006). The bioecological model of human development. In W. Damon & R. M. Lerner (Series Eds.) & R.M. Lerner (Vol. Ed.), Handbook of child psychology. Vol. 1: Theoretical models of human development (6th ed., pp. 793-828). New York: John Wiley. Erickson, E. H. (1976). Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar. Klien, M. & Coplan, R. (eds) (2011). Social Development in Childhood and Adolescence: A Contemporary Reader. Lourenço, O. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral: Teoria, dados e implicações. Coimbra: Almedina. Piaget, J., & Inhelder, B. (1993). A Psicologia da Criança. Lisboa: ASA. Rubin, K. H., Chen, X., & Hymel, S. (1993). The socio-emotional characteristics of extremely aggressive and extremely withdrawn children. Merrill-Palmer Quarterly, 39, 518-534. Sroufe, L. A., Egeland, B., Carlson, E. A., & Collins, W. A., The development of the person: The Minnesota Study of Risk and Adaptation from birth to adulthood., 2005, roufe, L. A., Egeland, B., Carlson, E. A., & Collins, W. A. (2005). The development of the person: The Minnesota Study of Risk and Adaptation from birth to adulthood. New York: Guilford Press.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16