Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5199
Acrónimo :
L5199
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) tem como objetivos gerais introduzir os estudantes à área da psicologia do desenvolvimento, com o foco nos primeiros anos de vida (até à adolescência), promovendo a aquisição de conhecimentos sobre os principais conceitos e teorias desenvolvimentais, e atravessando diversos domínios desde o social ao cognitivo. Visa, ainda, a compreensão da estreita ligação entre teoria, investigação e prática, na promoção de um desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: OA1. Caracterizar a especificidade da psicologia do desenvolvimento, no âmbito da psicologia, em termos de objetivos e métodos de investigação. OA2. Descrever e explicar questões e conceitos centrais do desenvolvimento, e as grandes teorias do desenvolvimento da criança/adolescente. OA3. Identificar e explicar tarefas e marcos importantes do desenvolvimento socio-emocional ao cognitivo, da infância à adolescência, compreendendo as suas interligações. OA4. Aplicar o conhecimento construído à análise e discussão de temas e problemáticas atuais da vida de crianças e adolescentes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Fundamentos da psicologia do desenvolvimento. Origens da psicologia do desenvolvimento. Introdução aos principais conceitos e grandes teorias do desenvolvimento. Métodos de investigação no desenvolvimento, especificidades e desafios. Contextos de desenvolvimento, a sua diversidade. CP 2. Desenvolvimento socio-emocional Capacidades precoces do bebé. Repertórios do bebé e da mãe. Relações de vinculação. Self Regulação emocional. Estilos e práticas parentais. CP 3. Desenvolvimento Cognitivo Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Perspetivas socioculturais do desenvolvimento cognitivo. CP 4. Desenvolvimento socio-emocional no contexto de pares Relações de pares e amizades. Competência social. Comportamentos agressivos e retraimento social. Aspetos da moralidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado pelo CP1, os estudantes vão ter oportunidade de conhecer as origens da psicologia do desenvolvimento, objetivos e métodos, refletindo sobre as suas especificidades e desafios no estudo dos primeiros anos de vida. O OA2 é concretizado pelo CP1, onde se introduzem os conceitos centrais do desenvolvimento, explorando grandes perspetivas teóricas, com foco na criança/adolescente. Este AO vai-se concretizando, também, ao longo dos restante CP. O OA3 é concretizado pelos CP2 ao CP4, que permitem aos estudantes conhecer diferentes tarefas/marcos do desenvolvimento socio-emocional ao cognitivo. O OA4 concretiza-se pelos CP1 ao CP4, com a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas, à análise e discussão fundamentada, de situações e desafios atuais da vida de crianças e adolescentes.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é composta por um teste individual escrito (70%) e um trabalho de grupo (30%). Existe nota mínima de 8.5 em cada componente de avaliação. Os estudantes ficam aprovados se obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9.5 valores (nota mínima em cada componente de avaliação de 8.5). O estudante que inicie o processo de avaliação ao longo do semestre (entrega do trabalho de grupo, com classificação igual ou superior a 8.5) terá de se manter no mesmo até ao final. A avaliação por exame é constituída por um exame individual escrito (100%), sendo a nota mínima de aprovação de 9.5 valores. Não existem presenças obrigatórias mínimas para a realização desta UC, contudo a presença nas aulas é recomendada.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em aulas Teóricas (T), Teórico-Práticas (TP) e Práticas-Laboratoriais (TP), integrando metodologias expositivas, participativas e ativas. A apresentação do conhecimento (conceitos e abordagens teóricas) é realizada com o recurso a metodologias expositivas nas aulas T e TP. Nas TP, estas metodologias são alternadas com metodologias participativas e ativas, de modo a permitir a consolidação e aplicação dos conhecimentos. São promovidas discussões guiadas, realizados exercícios práticos, de aplicação e reflexão em grupo. As PL são sessões quinzenais, em grupos mais pequenos, permitindo um acompanhamento mais próximo dos alunos, e o foco em metodologias participativas e ativas. Nesta UC, estão previstas horas de trabalho autónomo (110h) e Orientações Tutoriais (OT). As primeiras destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas (ou outros materiais), e estudo para o teste escrito. Estas horas, incluem, ainda, o trabalho necessário para a realização do trabalho de grupo, que integra a avaliação ao longo do semestre. As OT destinam-se ao esclarecimento de dúvidas sobre os conteúdos programáticos e apoio ao trabalho de grupo, sempre que necessário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os OA definidos. As metodologias expositivas são utilizadas para atingir os OA1 a OA3, permitindo a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos. As metodologias participativas e ativas permitem o enriquecimento, consolidação e a aplicação de conhecimentos, possibilitando a concretização dos OA1 a OA4. As horas do trabalho autónomo encontram-se alinhadas com todos os OA. A realização do trabalho de grupo mobiliza a aplicação de conhecimentos a situações/desafios reais e atuais, competências de pesquisa, análise e reflexão crítica, e a elaboração de um relatório escrito (APA), estando alinhado com os OA2 ao OA4. O teste individual escrito encontra-se alinhado com os OA1 a OA3.

Observações / Observations


Notas importantes: - As informações da UC e os materiais de apoio ao trabalho autónomo são apenas facultados pelo docente no fenix+ e no Moodle (Iscte). - No final de cada temática são disponibilizados, no moodle, os slides das aulas e materiais adicionais de suporte ao trabalho autónomo, sempre que se justifique. - Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. Os horários de atendimento são definidos, com os alunos, na primeira aula - marcação prévia (24h uteis), via e-mail. - Os estudantes devem recorrer às ferramentas de deteção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo. - O trabalho de grupo apenas é aceite se submetido no Moodle e na data definida. Apenas é aceite uma versão do trabalho, por grupo (a primeira).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bukowski, W., Laursen, B., & Rubin, K. H. (2018). Handbook of peer interactions, relationships, and groups (2nd ed.). Guilford Press. Dehart, G B., Sroufe, A., & Cooper, R.G. (2004). Child Development: Its Nature and Course (5th ed.). McGraw-Hill. Lightfoot, C., Cole, M., & Cole, S. (2018). The Development of Children (8th ed.). Worth Publishers. Lourenço, O. (2005). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teorias, dados e Implicações (2nd ed.). Almedina. Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento (2nd ed.). Psiquilíbrios.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brofenbrenner, U., & Morris, P. (2006). The bioecological model of human development. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology. Vol. 1: Theoretical models of human development (6th ed., pp. 793-828). New York: John Wiley. Chen, X. & Rubin, K.H. (Eds.). (2011). Socioemotional Development in Cultural Context. Guilford. Erickson, E. H. (1976). Identidade, juventude e crise. Zahar. Klien, M. & Coplan, R. (Eds.) (2011). Social Development in Childhood and Adolescence: A Contemporary Reader. Lourenço, O. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral: Teoria, dados e implicações. Almedina. Malti, T. & Rubin, K.H. (Eds.). (2018). Handbook of Child and Adolescent Aggression. Guilford. Piaget, J., & Inhelder, B. (1993). A Psicologia da Criança. ASA. Rubin, K.H. & Coplan, R.J. (Eds.). (2010). The Development of Shyness and Social Withdrawal. Guilford. Sroufe, L. A., Egeland, B., Carlson, E. A., & Collins, W. A. (2005). The development of the person: The Minnesota Study of Risk and Adaptation from birth to adulthood. Guilford Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-28