Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5200
Acrónimo :
L5200
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular oferece uma introdução geral às principais orientações teóricas, níveis de análise, processos básicos e áreas de interesse da Psicologia Social, destacando a natureza inerentemente social e cultural de uma variedade de fenómenos e processos psicológicos, e procurando estimular o interesse pela aplicação desta perspetiva a questões da atualidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Caracterizar a Psicologia Social e distingui-la das disciplinas científicas afins; OA2. Reconhecer os vários níveis de análise da Psicologia Social e as principais temáticas abordadas em cada um; OA3. Identificar os principais processos e fatores psicossociais envolvidos na interação entre indivíduos e na construção do self e da identidade; OA4. Identificar as características dos grupos e dos seus processos; OA5. Utilizar os conceitos e modelos teóricos da Psicologia Social para analisar problemas da atualidade e promover um funcionamento dos grupos de forma mais inclusiva e participativa, garantindo oportunidades para todas as pessoas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Psicologia Social CP2. Interação social, self e identidade CP3. Grupos e processos de influência social CP4. Aplicações da Psicologia Social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 é concretizado pelo CP1. Os estudantes apreendem sobre a especificidade da Psicologia do ponto de vista do seu objeto e método e a sua relação com as outras ciências sociais. O OA2 é concretizado pelo CP1, na medida em que são apresentados os níveis de análise em Psicologia Social. O OA3 é concretizado pelo CP2, a partir da definição e análise do papel da construção do self e da identidade, nas relações entre as pessoas. O OA4 é concretizado pelo CP3, a partir da definição de grupo e da análise dos processos de influência social. Por fim, o OA5 é concretizado a partir de todos os conteúdos programáticos, dado que constitui um elemento transversal aos vários temas a análise das formas concretas de aplicação dos conhecimentos da Psicologia Social na promoção do bem-estar dos indivíduos na sociedade, a partir de princípios de justiça e equidade sociais.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. 1. Avaliação ao longo do semestre. Para serem admitidos em regime de avaliação periódica deverão: 1) participar nas aulas teórico-práticas (80% das aulas); 2) participar nas práticas laboratoriais (80% das aulas); Em avaliação ao longo do semestre, os estudantes estão sujeitos a 3 provas: 1.1) uma frequência (de escolha múltipla) que corresponde à matéria abordada nas aulas teóricas (40%); 1.2) um relatório individual de uma aula prática, entregue na plataforma moodle até 1 semana depois da realização do exercício seguindo um relatório fornecido (20%) 1.3) um ensaio individual baseado nas aulas teóricas, entregue no moodle até 30 de novembro (20%) – projeto de ensaio até 31 de Outubro; 1.4) um trabalho de grupo de reflexão sobre uma dinâmica de grupo desenvolvida durante as práticas laboratoriais, entregue no moodle até 1 semana depois da realização do exercício seguindo um relatório fornecido (20%). Ficam aprovados os estudantes que, tendo nota superior a 7,5 no relatório da TP e superior a 9,5 em todos os restantes elementos de avaliação, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores. 2. Avaliação por exame A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Os estudantes que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão ir a um exame final (2.ª época). Os estudantes que não estejam inscritos em avaliação ao longo do semestre irão a exame final (1.ª ou 2.ª épocas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas, assim como participativas e ativas, e a unidade curricular está estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas laboratoriais. As aulas Teóricas e Teórico-Práticas utilizam metodologias expositivas e participativas, que alternam entre si. As Práticas-Laboratoriais adotam metodologias participativas e ativas. Nas aulas teóricas apresentam-se os conceitos e as perspetivas teóricas de forma expositiva, em grande grupo. No fim de cada aula é disponibilizado aos estudantes o sumário detalhado com a bibliografia específica. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios em grupo, de aplicação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas. Nas práticas laboratoriais, realizam-se sessões em grupos mais pequenos, com o desenvolvimento em profundidade de um dos temas analisado nas aulas teóricas, frequentemente com recurso a técnicas de dinâmica de grupos. As práticas laboratoriais são objeto de um trabalho de grupo, de reflexão sobre uma dinâmica em que os estudantes participaram. A perspetiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, os hábitos de investigação autónomos e a reflexão crítica como formas de aprendizagem ativa dos estudantes. Por isso, os estudantes são estimulados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. A diversidade de pontos de vista e argumentos é bem-vinda e útil. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com os docentes da UC durante as aulas práticas e principalmente durante os tempos de atendimento disponibilizados. A plataforma moodle é o meio privilegiado de disponibilização de informação à turma. Nela, os estudantes terão acesso, na véspera de cada aula teórica, ao respetivo sumário e às referências bibliográficas, bem como a textos e outro material de trabalho considerado útil pelos/as docentes. O trabalho autónomo dos estudantes está previsto, bem como a supervisão dos trabalhos pelos docentes, em Orientação Tutorial. Relativamente ao trabalho autónomo (110h), está prevista a seguinte, distribuição, aproximada do tempo disponível dos estudantes: frequência (40h); relatório individual de uma aula prática (10h); ensaio individual baseado nas aulas teóricas (25h); 1.4) trabalho de grupo de reflexão sobre uma dinâmica de grupo desenvolvida durante as práticas laboratoriais (15h); apoio ao estudo e às aulas (25h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os estudantes são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. Em termos gerais, quer as aulas teóricas, teórico-práticas e práticas-laboratoriais, quer o trabalho autónomo encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, aptidões e competências). Mais concretamente, a realização dos três relatórios individuais nas TP, bem como o envolvimento e participação individual do aluno nestas aulas, encontram-se alinhados com OA3 e OA4 (conhecimento e competências); o trabalho de grupo desenvolvido nas PL (apresentação de um artigo científico e sua articulação com um problema da atualidade) encontra-se alinhado com OA5 (conhecimento e competências). A frequência encontra-se alinhada com todos os OA (conhecimentos). A perspetiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação autónomos e a discussão de textos como forma de aprendizagem ativa dos estudantes. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. O ensino universitário promove o desenvolvimento de valores de integridade científica. Por essa razão, os docentes desta UC procuram desenvolver nos estudantes uma conduta socialmente responsável associada a produção de conhecimento. De acordo com as normas em vigor no ISCTE-IUL, não há tolerância relativa à desonestidade intelectual (por exemplo, plágio); os estudantes que copiem os relatórios ou trabalhos não serão aprovados a esta UC. Se tiverem dúvidas relativamente ao que é considerado plágio, os estudantes deverão contactar os docentes.

Observações / Observations


1. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) A UC contribui para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências relevantes para os ODS 3,10 e 16, respetivamente, ‘Saúde de Qualidade’, ‘Reduzir as Desigualdades’ e ‘Paz, Justiça, e Instituições Eficazes’. Concretamente, os estudantes têm a oportunidade de, no quadro da Psicologia Social, melhor compreender os fatores e mecanismos que, nos diferentes níveis de análise, contribuem para o bem-estar das pessoas nas relações, nos grupos e na sociedade, assim como para a formação e perpetuação de desigualdades e situações de exclusão social. 2. Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. Concretamente, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os estudantes consultar os docentes no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Leyens, J.-Ph., & Yzerbyt, V. (2015). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70. (PS.110 LEY*Psi ed. rev.) Lima, M.L. (2018). Nós e os outros: O poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Smith, E. R., Mackie, D. M., & Claypool, H. M. (2015). Social psychology (4th ed.). Routledge. [PS.110 SMI*Soc 4ªed] Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2013). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [PS.110 Psi 9.ª ed]. Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2024). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. [10.ª ed https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2024/04/psicologia_social-1.pdf]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Em cada aula será ainda fornecida bibliografia específica. Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (Eds.) (2012). Introduction to Social Psychology: An European perspective (5th ed). London: Blackwell Publishers. Taylor, S. E., Peplau, A. L., & Sears, D. O. (2006). Social Psychology (12th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26