Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5200
Acrónimo :
L5200
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
9.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular pretende constituir uma introdução geral às principais orientações teóricas, níveis de análise, processos básicos e áreas de interesse da Psicologia Social, alertando para a natureza inerentemente social e cultural de uma variedade de fenómenos e processos psicológicos e procurando estimular o interesse pela aplicação desta perspectiva a questões da actualidade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Caracterizar a Psicologia Social e distingui-la das disciplinas científicas afins OA2 Reconhecer os vários níveis de análise da Psicologia Social e as principais temáticas abordadas em cada um, e situá-las do ponto de vista histórico OA3 Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interação entre indivíduos e na construção do auto-conceito OA4 Identificar as características dos grupos e dos seus processos OA5 Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar problemas da atualidade e promover um funcionamento mais inclusivo e participado dos grupos, garantindo oportunidades para todos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Psicologia Social CP2. Interacção social, self e identidade, formação de impressões CP3. Grupos e processos de influência social CP4. Aplicações da Psicologia Social

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada objectivo da aprendizagem (OA) referido anteriormente está concretizado num dado conteúdo programático (CP), a saber: OA1-CP1 OA2-CP1 OA3-CP2 OA4-CP3, OA5-todas os CP

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: 1) participação nas aulas TP e PL; 2) frequência (matéria abordada nas teóricas) (40%); 3) 1 relatório indiv de uma aula TP (20%); 4) 1 ensaio indiv sobre aulas TP (20%); 4) 1 trabalho grupo sobre uma dinâmica desenvolvida numa PL (20%). Ficam aprovados os alunos que, tendo nota superior a 7.5 no relatório da TP e superiores a 9.5 nos outros elementos, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Avaliação final: exame escrito (1ª e/ou 2ª épocas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino são: - expositivas (aulas T) - activas e participativas: exercícios em grupo, análise e discussão de filmes (aulas TP); - dinâmicas de grupo (PL). O tempo de trabalho autónomo (110h) é distribuído do seguinte modo: 50h T (14h ensaio + 34h preparação + 2h teste); 30h preparação para as TP (visionamento de vídeos, leituras, realização de relatórios); 30h trabalho de grupo das PL (leituras + preparação do trabalho).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os alunos são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação contínua, uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OA foram alcançados com sucesso pelos alunos. Em termos gerais, quer as aulas teóricas, quer o trabalho autónomo encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, aptidões e competências). Mais concretamente, a realização dos três relatórios individuais nas TP, bem como o envolvimento e participação individual do aluno nestas aulas, encontram-se alinhados com OA3 e OA4 (conhecimento e competências); o trabalho de grupo desenvolvido nas PL (apresentação de um artigo científico e sua articulação com um problema da actualidade) encontra-se alinhado com OA5 (conhecimento e competências). A frequência encontra-se alinhada com todos os OA (conhecimentos). A perspectiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação autónomos e a discussão de textos como forma de aprendizagem activa dos alunos. Por isso, os alunos são vivamente aconselhados a terem uma posição activa durante as aulas, a exprimirem os seus pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. O ensino universitário promove o desenvolvimento de valores de integridade científica. Por essa razão, os docentes desta UC procuram desenvolver nos estudantes uma conduta socialmente responsável associada a produção de conhecimento. De acordo com as normas em vigor no ISCTE-IUL, não há tolerância relativa á desonestidade intelectual (por exemplo, plágio); os alunos que copiem os relatórios ou trabalhos não serão aprovados a esta UC. Se tiverem dúvidas relativamente ao que é considerado plágio, os estudantes deverão contactar os docentes.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2013). Psicologia Social. (capítulos 2, 3, 6, 8). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Smith, E., & Mackie, D. (2007). Social Psychology (3rd edition). New York : Worth Pub. Lima, M.L.P. (2018). Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundaçãp Francisco Manuel dos Santos. Leyens, J.-Ph., & Yzerbyt, V. (2011). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Em cada aula será ainda fornecida bibliografia específica. Taylor, S. E., Peplau, A. L., & Sears, D. O. (2006). Social Psychology (12th ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall. Hewstone, M., Stroebe, W., & Jonas, K. (Eds.) (2012). Introduction to Social Psychology: An European perspective (5rd ed). London: Blackwell Publishers.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16