Sumários

Feedback e comunicação (JJohari)

27 Outubro 2023, 11:00 Cristina Camilo


Feedback e comunicação (JJohari).

Feedback e comunicação (JJohari)

27 Outubro 2023, 09:30 Cristina Camilo


Feedback e comunicação (JJohari).

TP6 - Processo de normalização

25 Outubro 2023, 13:00 Maria Luísa Lima


TP6 - Processo de normalização

Exercício prático sobre o processo de formação de normas nos grupos

TP6 - Processo de normalização

25 Outubro 2023, 11:00 Maria Luísa Lima


TP6 - Processo de normalização

Exercício prático sobre o processo de formação de normas nos grupos

Aula T6: Processos de influência social

23 Outubro 2023, 11:00 Maria Luísa Lima


Normas sociais e conformismo

          Processos de grupo

         Sub-estima dos processos de influência social

         O estudo da inflência social na história da psicologia

          Normas sociais

         Exemplos de normas sociais (norma da reciprocidade e do compromisso)

         Normas explícitas e implícitas

         Normas descritivas, prescritivas e pessoais

         Formação de normas – os estudos de Sherif

         A importância da incerteza e da ligação ao grupo

          Conformismo: o poder das normas sociais

         Caraterizando o conformismo – os estudos de Asch

         Condições que promovem o conformismo: dependência informativa e normativa

          Normas sociais e COVID19

 

Bibliografia específica

Garcia-Marques, L., Ferreira, M.B., & Garrido, M.V. (2013). Processos de influência social. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9ª ed, pp. 245-324). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Jesuíno, J.C., & Pissarra, J. (2013). Estruturas e dinâmicas de grupo. In J. Vala, & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (9º ed, pp. 365-433). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Edições 70.(cap 1: pags 141-164) Baron, R.S., Kerr, N.L., & Miller, N. (1996). Social influence and conformity. In Group processes, group decision, group action. (pp. 60-91). Buckingham: Open University Press.

Smith, E., & Mackie, D. (2000). Social Psychology. New York : Worth Pub. (cap 13: pp 555-595).

 

A pesquisa em primeira mão:

Bavel, J.J.V., Baicker, K., Boggio, P.S. et al. (2020). Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. Nature Human Behavior, 4, 460–47. https://doi.org/10.1038/s41562-020-0884-z

Cialdini, R.B. (2005). Basic Social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161. (http://www.leaonline.com/doi/pdf/10.1207/s15327965pli1604_03 )

Pereira, S., & Lima, M.L. (2016). «O meu e o dos outros».Avaliação de normas de consumo de álcool em estudantes universitários. In M.L. Lima, S. Marques, S. Bernardes & S. Pereira (Eds.), Psicologia Social da Saúde: Investigação e Intervenção em Portugal – Volume 2  (pp.29-49).  Lisboa: Sílabo.

Stocks, E.L, Mirghassemi, F., Oceja, L.V.. (2018). How is your day going? Reciprocity Norm in Everyday Communication. International Journal of  Psychology, 53(3),167-175. doi: 10.1002/ijop.12369.

Wijenayake, S., Hettiachchi, D., Hosio, S., Kostakos, V., Goncalves, J. (2021) Effect of Conformity on Perceived Trustworthiness of News in Social Media. IEEE Internet Computing, 25(1), 12-19.