Sumários
Aula T4: A mera presença de outrém
10 Outubro 2022, 11:00 • Rita Sousa
Efeitos da mera presença de outrém
- Facilitação social
- Estamos preparados para detetar o olhar do outro
- Estudos iniciais
- A hipótese de ativação de Zajonc e o papel moderador da dificuldade da tarefa
- Porquê a facilitação social?
- Receio de avaliação
- A interpretação da situação como ameaça ou desafio
- O papel da distração
- Apatia social
- Os estudos de Latané e Darley sobre reação em situação de emergência
- Os estudos sobre comportamentos de ajuda nas cidades
- Porquê a apatia social?
- O modelo de etapas e Latané e Darley
- A identificação com o alvo
- As normas de grupo
- A importância do tipo de relação entre os observadores
Bibliografia específica
Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Ediçoes 70.(cap 1: pags 17-22; 232-242)
A pesquisa em primeira mão:
Batista, M.T., & Lima, M.L. (2013). Quem está comendo comigo?: Influência social indirecta no comportamento alimentar ambivalente. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 113-121.
Darley, J.M., & Latané, B. (1968). Bystander intervention in emergencies: Difusion of responsability. Journal of Personality and Social Psychology, 8, 377-383. (tradução de Carla Mouro).
Kamps, F.S., Morris, E.J., & Dilks, D.D. (2019). A face is more than just the eyes, nose, and mouth: fMRI evidence that face-selective cortex represents external features. NeuroImage 184, 90-100.
Levine, R. V. (2003). Measuring Helping Behavior Across Cultures. Online Readings in Psychology and Culture, 5(3). https://doi.org/10.9707/2307-0919.1049
Liebst, L. S., Philpot, R., Bernasco, W., Dausel, K. L.; Ejbye-Ernst, P., Nicolaisen, M. H., Lindegaard, M. R. (2019). Social relations and presence of others affect bystander intervention : Evidence from violent incidents captured on CCTV. Aggressive Behavior, 45, 598-609.
Mapas de identidade social
7 Outubro 2022, 11:00 • Rita Sousa
Mapas de identidade social: exercício.
Aula T3: Self e Identidade 2
3 Outubro 2022, 11:00 • Rita Sousa
Self e Identidade: Auto-estima e construção de narrativas pessoais
- Auto-estima
- Definição e importância
- Como se forma:
- Experiências pessoais e sua interpretação
- Comparação social, ilusões positivas e enviesamentos de auto-engrandecimento
- Pertença a grupos e o diferente valor social dessa pertença
- Padrões internos e a discrepância entre o eu real e o desejado
- Atribuição de significado
- Os estudos de Heider e Simmel 1944
- A atribuição causal de eventos e as suas consequências na construção de narrativas pessoais
- Em conclusão - nós e os outros na construção da identidade
- A importância dos outros na construção do self
- Aspetos dinâmicos e princípios orientadores da construção da identidade.
Bibliografia específica
Smith, E. & Mackie., D (1995). Social Psychology (Cap 3). New York, NY: Worth Pubs.
Leyens, J. P. & Yzerbyt, V. (1999). Psicologia social (Cap. 2 e 3). Lisboa, PT: Edições 70.
Lima, M.L. (2018). Os laços com os outros na construção de quem somos. In Nós e os outros: o poder dos laços sociais (pp. 11-35). Lisboa : FFPM
A pesquisa em primeira mão:
Bernardes, S., & Lima, M.L. (2005).Otimismo comparativo e percepções de controlo face à saúde na adolescência: Existirão diferenças etárias? Estudos de Psicologia, 10(3), 335-344.
França, D.X. & Monteiro, M. B. (2002). Identidade racial e preferência em crianças brasileiras de cinco a dez anos. Psicologia, 16(2), 293- 323 .
Marques, S., Lima, M.L., Abrams, D., & Swift, H. (2014). Will to live in older people's medical decisions: immediate and delayed effects of aging stereotypes. Journal of Applied Social Psychology, 44(6), 399-408.