Sumários

Aula T4: A mera presença de outrém

10 Outubro 2022, 11:00 Rita Sousa


Efeitos da mera presença de outrém

  • Facilitação social

- Estamos preparados para detetar o olhar do outro

- Estudos iniciais

- A hipótese de ativação de Zajonc e o papel moderador da dificuldade da tarefa

- Porquê a facilitação social?

  • Receio de avaliação
  • A interpretação da situação como ameaça ou desafio
  • O papel da distração
  • Apatia social

- Os estudos de Latané e Darley sobre reação em situação de emergência

- Os estudos sobre comportamentos de ajuda nas cidades

- Porquê a apatia social?

  • O modelo de etapas e Latané e Darley
  • A identificação com o alvo
  • As normas de grupo
  • A importância do tipo de relação entre os observadores

Bibliografia específica

Leyens, J.Ph, Yzerbit, V. (2000). Psicologia Social. Lisboa : Ediçoes 70.(cap 1: pags 17-22; 232-242)

A pesquisa em primeira mão:

Batista, M.T., & Lima, M.L. (2013). Quem está comendo comigo?: Influência social indirecta no comportamento alimentar ambivalente. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 113-121.

Darley, J.M., & Latané, B. (1968). Bystander intervention in emergencies: Difusion of responsability. Journal of Personality and Social Psychology, 8, 377-383. (tradução de Carla Mouro).

Kamps, F.S., Morris, E.J., & Dilks, D.D. (2019). A face is more than just the eyes, nose, and mouth: fMRI evidence that face-selective cortex represents external features. NeuroImage 184, 90-100.

Levine, R. V. (2003). Measuring Helping Behavior Across Cultures. Online Readings in Psychology and Culture, 5(3). https://doi.org/10.9707/2307-0919.1049

Liebst, L. S., Philpot, R., Bernasco, W., Dausel, K. L.; Ejbye-Ernst, P., Nicolaisen, M. H., Lindegaard, M. R. (2019). Social relations and presence of others affect bystander intervention : Evidence from violent incidents captured on CCTV. Aggressive Behavior, 45, 598-609.

Mapas de identidade social

7 Outubro 2022, 11:00 Rita Sousa


Mapas de identidade social: exercício.

PL 2

7 Outubro 2022, 09:30 Rita Sousa


- Dinâmica de grupo: Mapas da identidade social

Aula T3: Self e Identidade 2

3 Outubro 2022, 11:00 Rita Sousa


Self e Identidade: Auto-estima e construção de narrativas pessoais

  • Auto-estima

- Definição e importância

- Como se forma:

  • Experiências pessoais e sua interpretação
  • Comparação social, ilusões positivas e enviesamentos de auto-engrandecimento
  • Pertença a grupos e o diferente valor social dessa pertença
  • Padrões internos e a discrepância entre o eu real e o desejado
  • Atribuição de significado

- Os estudos de Heider e Simmel 1944

- A atribuição causal de eventos e as suas consequências na construção de narrativas pessoais

  • Em conclusão - nós e os outros na construção da identidade

- A importância dos outros na construção do self

- Aspetos dinâmicos e princípios orientadores da construção da identidade.

Bibliografia específica

Smith, E. & Mackie., D (1995). Social Psychology (Cap 3). New York, NY: Worth Pubs.

Leyens, J. P. & Yzerbyt, V. (1999). Psicologia social (Cap. 2 e 3). Lisboa, PT: Edições 70.

Lima, M.L. (2018). Os laços com os outros na construção de quem somos. In Nós e os outros: o poder dos laços sociais (pp. 11-35). Lisboa : FFPM

A pesquisa em primeira mão:

Bernardes, S., & Lima, M.L. (2005).Otimismo comparativo e percepções de controlo face à saúde na adolescência: Existirão diferenças etárias? Estudos de Psicologia, 10(3), 335-344.

França, D.X. & Monteiro, M. B. (2002). Identidade racial e preferência em crianças brasileiras de cinco a dez anos. Psicologia, 16(2), 293- 323 .

Marques, S., Lima, M.L., Abrams, D., & Swift, H. (2014). Will to live in older people's medical decisions: immediate and delayed effects of aging stereotypes. Journal of Applied Social Psychology, 44(6), 399-408.

Dinâmica de apresentação

30 Setembro 2022, 11:00 Rita Sousa


Dinâmica de apresentação: exercício.