Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5205
Acrónimo :
L5205
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver competências básicas de leitura e escrita científica no domínio da Psicologia. Pretende-se, ainda, que o estudante inicie a sua formação em práticas laboratoriais de psicologia, especificamente através da participação em estudos em curso no Departamento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular (UC) Competências Académicas I visa desenvolver competências básicas de leitura e escrita científica no domínio da Psicologia. O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Descrever as várias etapas do processo de investigação científica. OA2. Identificar os vários tipos de fontes bibliográficas OA3. Resumir um artigo, sistematizando a argumentação. OA4. Formular diferentes tipos de questões de investigação e de hipóteses. OA5. Identificar a estrutura de um artigo de investigação em Psicologia. OA6. Planear e interpretar um estudo experimental, quase-experimental e um estudo correlacional. OA7. Avaliar a qualidade da investigação em Psicologia. OA8. Conhecer e utilizar os princípios éticos da investigação em Psicologia. OA9. Redigir um texto de acordo com as normas de escrita da American Psychological Association. OA10. Fazer uma apresentação de um artigo/trabalho de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. As etapas do processo de investigação científica: formulação do problema, revisão da literatura, construção de hipóteses, planeamento da investigação e operacionalização de conceitos, recolha e análise de dados, interpretação dos dados recolhidos, redacção e publicação da investigação CP2. A revisão de literatura: fontes e estrutura. CP3. Questões e hipóteses de investigação. CP4. Variáveis, tipos de variáveis e sua operacionalização. CP5. Amostras e amostragem CP6 Tipos de desenhos de investigação: Estudos qualitativos, experimentais, quase-experimental e correlacionais. CP7 Princípios éticos na investigação. CP8. Erro de medição e qualidades métricas dos instrumentos de avaliação: Validade e Fidelidade. CP9. Os critérios de qualidade na investigação: a validade interna e a validade externa CP10. Normas de escrita da American Psychological Association. CP11. Regras para apresentação de um artigo/trabalho de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 é alcançado pelo CP1, pelo conhecimento das etapas do processo de investigação. O CP2 foca as fontes e estrutura da revisão de literatura permitindo identificar diversos recursos bibliográficos (OA2) e a leitura científica (OA3). O OA4 contribui para formular questões e hipóteses de investigação (CP3, CP4). A abordagem das normas de escrita da APA (CP10) visa identificar estrutura/conteúdos de artigo de investigação (OA5) e redigir um texto com essas normas (OA9). A introdução à metodologia de investigação (CP4 a CP7) permite conhecer os diversos tipos de estudos (OA6). Para avaliar a qualidade da investigação (OA7) são abordados a validade e fidelidade (CP8) e a distinção validade interna e externa (CP9). O OA7 é alcançado pela discussão dos códigos deontológicos da OPP e APA (CP7). Com vista a treinar as competências para fazer uma apresentação crítica de um artigo de investigação (OA10), são discutidos os princípios orientadores para uma comunicação eficaz (CP11).

Avaliação / Assessment


Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre : - 4 horas no sistema SPI ou trabalho equivalente (10%); - apresentação oral em grupo, na aula, de um artigo de investigação (20%) - uma ficha de trabalho individual sobre regras de escrita científica (10%); - teste no final do semestre (60%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. 2. Avaliação por exame. Exame sobre todos os conteúdos programáticos (100%). Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos da UC contribuem para desenvolver competências básicas de leitura e escrita científica no domínio da Psicologia. Tal requer a mobilização de competências de pesquisa, leitura e escrita científica, introdução à metodologia de investigação, pensamento crítico e trabalho em equipa. As principais metodologias de ensino e de aprendizagem utilizadas: A) As aulas teórico-práticas visam promover as competências de leitura e escrita científica. Ainda que alguns tópicos requeiram a transmissão de alguns conteúdos de forma mais expositiva (e.g., normas de referências bibliográficas), são privilegiados os métodos ativos que fomentam o saber-fazer. Especificamente, em alguns casos são utilizadas técnicas demonstrativas (e.g., processo de pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados; análise e interpretação de dados a partir de uma base pré-existente) ou metodologias interrogativas que visam criar maior envolvimento dos estudantes e consolidar a aprendizagem. Por exemplo, previamente a debater boas práticas de comunicação oral, os alunos são convidados a discutir que aspetos valorizam (ou não) enquanto audiência. B) Nas aulas práticas-laboratoriais são usadas metodologias ativas, como a realização de exercícios (e.g., citações) ou debates. Por exemplo, os/as estudantes são encorajados a discutir em pequenos grupos uma metodologia possível para dar resposta a uma questão de investigação. As diferentes soluções são então discutidas em turma, apontando-se as eventuais vantagens e desvantagens de cada proposta, incluindo aspetos éticos. Tal debate cruzado permite tornar evidente que (raramente) existe uma abordagem metodológica única ou sem limitações. Nestas aulas é ainda feito o acompanhamento e apresentação de trabalho de grupo. C) A orientação tutorial visa o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas dos/as estudantes. D) O trabalho autónomo visa consolidar e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula e desenvolver aptidões e competências individualmente (e.g., pesquisa e leitura crítica de literatura; contacto com investigação laboratorial) e em grupo (e.g., competências interpessoais, comunicação). O trabalho autónomo apoia ainda a preparação para as avaliações formais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas TP são expostos conceitos-base, recorrendo a diferentes modos de ilustrar o conteúdo (e.g., excertos de artigos, vídeos, imagens, pequenos debates), que capitalizem o conhecimento prévio dos estudantes a nível académico (e.g., fazendo a ponte com conteúdos lecionados em outras UC do 1º ano) ou cultural (e.g., utilização de figuras públicas como estímulos para um alegado estudo experimental). O método interrogativo é frequentemente utilizado como ponto de partida para abordagem de um novo tema. As aulas PL empregam maioritariamente metodologias ativas (e.g., realização de exercícios individualmente, a pares ou em pequeno grupo), constituindo oportunidades importantes de assimilação dos conteúdos já abordados na TP. O A implementação destas estratégias procura que o processo de aprendizagem decorra de forma cumulativa, sendo frequente retomar exemplos discutidos anteriormente de forma a integrar novos conteúdos. As Orientações Tutoriais (OT), possibilitam acesso a um acompanhamento mais individualizado, seja para clarificar questões acerca dos conteúdos abordados em aula ou relativos aos trabalhos. O trabalho autónomo é crucial para treinar a aplicação dos conteúdos abordado, incluindo a colaboração em estudos realizados por docentes e investigadores do departamento no LAPSO-Laboratório de Psicologia, e a preparação dos diferentes elementos de avaliação (ficha individual de trabalho, teste, trabalho de grupo ou exame). Independentemente da tipologia de aula, procuramos utilizar múltiplas estratégias pedagógicas e recursos de forma a potenciar o envolvimento e participação dos estudantes.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Lima, M. L. & Bernardes, S. (2013). Métodos de investigação em psicologia social. Em J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (9ª ed., pp. 1-41). Fundação Calouste Gulbenkian. Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Sílabo. [Capítulos: 8, 10, 11, 12 & 13] Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia, 35(1), 95-146. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ordem dos Psicólogos Portugueses (13 de julho 2021). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento n.º 637/2021. Diário da República, 2ª série, nº 134. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/regulamento_nao_637_2021.pdf American Psychological Association (2017). Ethical Principles of Psychologists and Code of Conduct. Disponível em https://www.apa.org/ethics/code Matos, M., Mouro, C., Magalhães, E., & Horchak, O. (2024). Considerações éticas sobre condução de investigação em psicologia. Em M. Prada (Ed.), Caderno de Laboratório (Vol. I, pp. 7-19). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Bobrowicz-Campos, E. (2024). Como encontrar uma agulha num palheiro: Segredos de estratégia de pesquisa eficaz. Em M. Prada (Ed.), Caderno de Laboratório (Vol. I, pp. 27-36). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Prada, M., & Guedes, D. (2024). Dentro ou fora da norma: Estudos normativos no contexto da validação de estímulos. Em M. Prada (Ed.), Caderno de Laboratório (Vol. I, pp. 47-56). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Lopes, D., & Aguiar, T. R. (2024). Validade e fidelidade de instrumentos de medida em psicologia: Tudo o que sempre quis saber e nunca teve coragem para perguntar. Em M. Prada (Ed.), Caderno de Laboratório (Vol. I, pp. 57-69). LAPSO-Laboratório de Psicologia, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31