Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5205
Acrónimo :
L5205
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa desenvolver competências básicas de leitura e escrita científica no domínio da Psicologia. Pretende-se, ainda, que o aluno inicie a sua formação em práticas laboratoriais de psicologia, especificamente através da participação em estudos em curso no Departamento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A unidade curricular (UC) Competências Académicas I visa desenvolver competências básicas de leitura e escrita científica no domínio da Psicologia. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever as várias etapas do processo de investigação científica. OA2. Identificar os vários tipos de fontes bibliográficas OA3. Resumir um artigo, sistematizando a argumentação. OA4. Formular diferentes tipos de questões de investigação e de hipóteses. OA5. Identificar a estrutura de um artigo de investigação em Psicologia. OA6. Planear e interpretar um estudo experimental, quase-experimental e um estudo correlacional. OA7. Avaliar a qualidade da investigação em Psicologia. OA8. Conhecer e utilizar os princípios éticos da investigação em Psicologia. OA9. Redigir um texto de acordo com as normas de escrita da American Psychological Association. OA10. Fazer uma apresentação de um artigo/trabalho de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. As etapas do processo de investigação científica: formulação do problema, revisão da literatura, construção de hipóteses, planeamento da investigação e operacionalização de conceitos, recolha e análise de dados, interpretação dos dados recolhidos, redacção e publicação da investigação CP2. A revisão de literatura: fontes e estrutura. CP3. Questões e hipóteses de investigação. CP4. Variáveis, tipos de variáveis e sua operacionalização. CP5. Amostras e amostragem CP6 Tipos de desenhos de investigação: Estudos qualitativos, experimentais, quase-experimental e correlacionais. CP7 Princípios éticos na investigação. CP8. Erro de medição e qualidades métricas dos instrumentos de avaliação: Validade e Fidelidade. CP9. Os critérios de qualidade na investigação: a validade interna e a validade externa CP10. Normas de escrita da American Psychological Association. CP11. Regras para apresentação de um artigo/trabalho de investigação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa ou programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1.-CP1 OA2. e OA3 - CP2, OA4. - CP3 OA5. - CP10 OA6. - CP4, CP5, CP6, CP7 OA7. - CP8, CP9 OA8. - CP7 OA9. - CP10 OA10.- CP11

Avaliação / Assessment


Nas condições vigentes no RGACC, o processo de avaliação contempla duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação periódica : - 4 horas no sistema SPI ou trabalho equivalente (10%); - apresentação oral em aula de um artigo de investigação (20%) - uma ficha de trabalho individual sobre regras de escrita científica (10%); - frequência no final do semestre (60%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. 2. Exame sobre todos os conteúdos programáticos (100%). Aprovação requer mínimo de 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A par das aulas Teórico-Práticas onde se apresentam os conceitos fundamentais, serão realizadas sessões de Práticas Laboratoriais com o objectivo de permitir a realização de exercícios práticos. Das 113 horas de trabalho autónomo: - 4 horas para participação em estudos - 25 horas para preparação da ficha de trabalho individual - 25 horas para elaboração do trabalho de análise crítica de uma investigação - 59 horas para estudar para o teste.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre metodologia de ensino, cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem definidos para a UC é realizado da seguinte forma: Para todos os objectivos de aprendizagem as metodologias combinarão em diferentes proporções exposição oral e exercícios práticos e todos os objectivos de aprendizagem serão pelo menos parcialmente avaliados por teste. Para além disso, o trabalho prático de apresentação de um artigo corresponde aos OA 2, OA3, OA5, OA7, OA8, OA10, a ficha de trabalho individual sobre regras de escrita científica corresponde aos OA 2, e OA9. A participação em estudos de psicologia corresponde aos OA1, OA8.

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, os processos de ensino e de avaliação poderão sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Lima, M. L. & Bernardes, S. (2013). Métodos de investigação em psicologia social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia social (9ª ed., pp. 1-41). Lisboa: FCG. Garrido, M. S., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Lisboa: Ed. Sílabo. [PS.111 Man] Meltzoff, J. (1998). Critical thinking about research. Washington, D.C.: American Psychological Association. [ PS.112 MEL*Cri] Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V., & Rodrigues, D. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia, 35(1), 95-146. https://doi.org/10.17575/psicologia.v35i1.1727

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


A equipa docente sugere bibliografia complementar no decorrer das aulas.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16