Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1.º ou 2.º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
Adquirir uma perspectiva integrada dos fundamentos biológicos e das medidas psicofisiológicas dos processos psicológicos; Conhecer as medidas psicofisiológicas e saber como podem ser usadas em vários domínios da psicologia, em investigação, avaliação/monitorização e intervenção; Compreender como se relacionam a constituição genética e as influências ambientais para produzir os fenótipos que atuam no "mundo real".
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso a UC adquire um conhecimento geral dos fundamentos biológicos dos processos cognitivos, emoções e comportamento humano, e atinge os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1. Conhece o debate nature vs. nurture OA2. Sabe como constituição genética e influências ambientais interagem; isto inclui: 2.1. Dominar noções básicas da genética clássica e mecanismos de transmissão genética; 2.2. Explicar como os ambientes evolutivamente estáveis influenciaram o comportamento e a cultura; 2.3. Distinguir influência genética de determinismo genético; 2.4. Recrutar exemplos de como as culturas moldaram genótipos OA3. Reconhece a história das medidas psicofisiológicas. OA4. Conhece as principais medidas do sistema nervoso periférico e os sistemas que avaliam. OA5. Conhece as principais medidas do sistema nervoso central. OA6. Explica e reflete criticamente sobre a utilização das medidas psicofisiológicas na investigação e intervenção em Psicologia
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O programa compreende 11 tópicos em 2 grandes módulos - genética/evolução humana/cultura e psicofisiologia/emoção/cognição: 1. Continuidade genética entre organismos, relação entre evolução e genética 2. Principais marcos da evolução humana e progressos no estudo do genoma humano 3. Mecanismos de transmissão genética 4. Relação genes-comportamento 5. A complexa rede de influências entre genes e ambiente 6. Introdução histórica à psicofisiologia e à utilização de medidas fisiológicas na investigação de processos psicológicos 7. Princípios da estrutura e funcionamento do sistema nervoso 8. Fundamentos metodológicos da psicofisiologia 9. Bases biológicas, registo, e significado psicológico das medidas periféricas mais usadas: atividade electrodérmica, cardíaca, electromiográfica e pupilar 10. Princípios básicos dos métodos de estudo da estrutura e atividade cerebrais 11. Aplicações da psicofisiologia em diferentes áreas da psicologia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) 1 e 2 são concretizados pelos conteúdos programáticos (CP) 1-5. Os estudantes irão adquirir conhecimentos sobre continuidade genética entre organismos, evolução humana, transmissão genética, e relações entre genes, ambiente e comportamento. Reconhecer a história das medidas psicofisiológicas (OA3) requer o CP6 e a revisão dos princípios básicos da estrutura e funcionamento do sistema nervoso (CP7), bem como análise ao suporte metodológico do registo fisiológico (CP8). Os OA4 e OA5 requerem os CP 9 e 10, respetivamente. Os estudantes irão aprender sobre as principais medidas do sistema nervoso periférico e central, bem como sobre os sistemas fisiológicos que estas medidas avaliam. O OA6, relativo à reflexão crítica sobre a utilização de medidas psicofisiológicas, é concretizado através de exemplos práticos e discussão de investigação recente em grupo alusiva aos CP 6-11.
Avaliação / Assessment
Os alunos optam entre avaliação ao longo do semestre ou exame. Avaliação ao longo do semestre: teste (60%) + Trabalho de grupo com apresentação oral e relatório escrito (20%) + Dinamização de debate (20%). A aprovação requer >= 8.5 valores em todos os elementos, e >= 9.5 na média final ponderada. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer exame (aprovação requer >= 9.5 valores).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A maior parte do processo de aprendizagem é conduzida autonomamente pelo aluno, fora do tempo de contacto lectivo, que está estruturado em: aulas teóricas; aulas teórico-práticas e aulas de práticas-laboratoriais. As últimas são: em pequenos grupos, possibilitando exemplificar medidas usando o equipamento de psicofisiologia, ou ilustrar conceitos, observando e discutindo vídeos ou outro material.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os dois módulos programáticos são integrados durante as discussões de tópicos integrativos, como emoções ou stress; e em questões de avaliação que os relacionam. No sentido de orientar os alunos para atingirem o OA1, o abandono de ideias preconcebidas da psicologia popular sobre a relação entre genes e ambiente, são apresentados em aulas teóricas e sobretudo teórico-práticas - são dados exemplos de investigação onde as duas componentes, genética e ambiental estão presentes, bem como o seu impacto nos media e público em geral Para promover a compreensão do modo como a constituição genética e as influências ambientais efetivamente interagem ao produzir os fenótipos que são atores no "mundo real" (OA 2), é apresentada uma pequena revisão dos processos de transmissão genética, da evolução humana e das características que mudaram mais rapidamente ao longo dos últimos 5 milhões de anos, bem como do estado da arte em genética do comportamento. Estes conteúdos são apresentados em aulas teóricas e discutidos em aulas teórico-práticas. Este conhecimento proporciona aos alunos uma visão mais clara dos traços adaptativos, de comportamentos estranhos e remanescentes, do comportamento e do papel da evolução cultural na adaptação humana e da biologia na evolução cultural. Para promover o OA3, a compreensão de que os processos psicológicos têm uma base biológica e de que não existe uma dualidade corpo-mente, são apresentados nas aulas teóricas exemplos de estudos que usam medidas psicofisiológicas. Os novos avanços e a discussão das limitações dos métodos atuais e também das várias técnicas da linha da frente são discutidos nas aulas teórico-práticas, desafiando os alunos para um papel proactivo: são-lhes fornecidos artigos científicos recentes para promover processos de exploração do tópico e depois a apresentação do que descobriram aos seus colegas, tendo também a incumbência de promover um debate temático noutra aula. A apresentação e os debates fazem parte do processo de avaliação; os docentes participam como moderadores, e no final como revisores do estado atual do tópico na ciência. Para promover a aquisição, por parte do estudante, de competências específicas ao nível da compreensão do modo como as medidas fisiológicas são ferramentas importantes em psicologia (OA 4), para além das atividades descritas em (3), a oportunidade de participar e auxiliar em experiências de psicofisiologia usando o equipamento do LAPSO (Laboratório De Psicologia do ISCTE-IUL) contribui grandemente para este objectivo. A preparação das apresentações de grupo/debates nas teórico-prátocas, não deveria ocupar menos do que 8h por grupo (em discussões dos artigos principais e na preparação de questões), outras 8h explorando novos recursos bibliográficos relacionados com o tópico, 4hrs para re-discussão dos materiais e descobertas e um máximo de 10h na preparação da apresentação e debate.
Observações / Observations
A perspectiva pedagógica desta UC valoriza o desenvolvimento da capacidade de integrar interdisciplinarmente conceitos, a compreensão do método científico, o pensamento crítico e os hábitos de pesquisa autónoma de literatura científica. Valoriza igualmente a capacidade de trabalhar em grupo, de apresentar e discutir novos conhecimentos e expressar pontos de vista. A última deve ser feita de forma fundamentada, com respeito por colegas, docentes e pelo trabalho em ciência. Os alunos são encorajados a tirar as suas dúvidas nas aulas, mas quando muito extensas ou complexas, deverão fazê-lo inscrevendo-se para o efeito, por e-mail, para sessões de Tutoria, dentro do horário de atendimento do Professor.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Cacciopo, J. T., Tassinary, L. G. & GG Berntson (2017). Handbook of Psychophysiology, 4th Edition. Cambridge: Cambridge University Press. Dilala, L. (2004). Behavior Genetics Principles. Perspectives in Development, Personality, and Psychopathology.Wasington, DC: APA Francis, R. C. (2012). Epigenetics: How Environment Shapes Our Genes. NY, USA: W. W. Norton & Company Kolb, B., & Whishaw I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology, 7th Edition. New York: Worth Publishers. Levy, A., Carrapiço, F., Abreu, H. e Pina, M. (2015). Homem: origem e evolução. Lisboa: Glaciar Nettle, D. (2010). Evolution and Genetics for Psychology. Oxford: Oxford University Press. Stern, R. M. (2000). Psychophysiological Recording. USA: Oxford University Press Toates, F. (2011). Biological Psychology (3rd Ed.). Harlow, NE: Prentice Hall Vila, J. (2000). Una introducción a la psicofisiologia clínica. Madrid: Ediciones Pirámide.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Varia anualmente e poderá ser aconselhada outra bibliografia específica. Artigos por temas (exemplos)/Papers by topic (exemples) - Psychophysiology and Emotion- Andreasson & Dimberg, U. (2008). Emotional Empathy and facial Feedback. Journal of Nonverbal Behavior 32:215-224 Dimberg, U. & Thunberg, M. (1998). Rapid facial reactions to emotional facial expressions. Scandinavian Journal of Psychology, 39:39-45 Esteves, F., Arriaga, P. & Gaspar, A. (2010). Moving Emotion Forward: From the Ubiquity of Emotion in Mental Processes to Rewinding its Origins. Psicologia XXIV(2): 11-16 Flykt , A., Esteves, F. & Öhman, A., (2007). Skin conductance responses to masked conditioned stimuli: Phylogenetic/ontogenetic factors versus direction of threat- Biological Psychology 74:328-336 Keating, CF, Randall, DW, Kendrick, T and Gutshall, KA (2003). Do Babyfaced Adults receive more help? The (cross-cultural) case of the lost resume. Journal of Nonverbal Behavior 27(2): 89-107 Öhman, A., Esteves, F., Flykt, A. & Soares, J.J.F. (1993). Emotion, Attention & Electrodermal Activity. In J.C. Roy, W. Boucseim, D.C. Fowles & J.H. Gruzelier (Eds). Progress in electrodermal research (pp. 137-157). NATO ASI series: Life Sciences, vol 249. New York: Plenum Press Öhman, A., Flykt, A. & Esteves, F. (2001). Emotion Drives Attention: Detecting the Snake in the Grass. Journal of Experimental Psychology 130,3:466-478 Ramachandran, V. & Oberman, L.M. (2006) Broken Mirrors: A Theory of Autism. Scientific American, Nov. 2006:63-69 - Genetics and Human Evolution/Culture - Aleman, A. Swart, M. & van Rijn, S. (2008). Brain imaging, genetics and emotion. Biological Psychology, 79:58-69 Carrol, SB (2003). Genetics and the Making of Homo sapiens. Nature 422: 849- 85 Hawks, J. (2014). Still Evolving (after all these years. Scientific American, 311:86-91 Pollard, K.S. (2009). What makes us Human? Scientific American May2009 :32-37 Shreeve, J. (2006). Reading Secrets of the blood. National Geographic March 2006:70-73 Zimmer, C. (2006). A fin is a limb is a wing. How evolution fashioned its masterworks. National Geographic 210, 5: 114-135
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29